RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

description(Review) "ESWAT- City Under Siege"- Mega Drive

more_horiz
ESWAT: City Under Siege (Mega Drive)


Uma das idéias fantasiosas mais típicas dos videogames é de que um único indivíduo pode salvar o mundo. A idéia do "The Power of One" permeia quase todos os jogos da era 8/16 bits. A cidade está tomada por delinquentese no meio de um surto de violência? Sem problema! Basta um único policial cheio de boas intenções, determinação e bem treinado que tudo se resolve. Se ele contar com equipamento ultra avançado, melhor ainda!

Esse é o caso de "ESWAT: City Under Siege" lançado em 1990 para o Mega Drive. Adaptação de um arcade de 1989 ("ESWAT: Cyber Police"), o jogo é um plataforma sidescroller que lembra muito a mecânica dos jogos da série "Shinobi". Além do Mega Drive também foi feita uma versão para Master system, muito mal recebida na época.



História e Roteiro

Em um futuro próximo, as ruas de City of Liberty são tomadas por uma horda crescente de malfeitores, bandidos & correlatos. Um ótimo jeito de dar boas-vindas ao jovem oficial Duke Oda, recém-chegado à Cyber Police Force para ser um dos membros da ESWAT (Enhanced Special Weapons and Tactics). Antes mesmo de ter tempo para esquentar sua cadeira na delegacia, Duke Oda é um dos policiais incumbidos de lidar com a situação, a qual é mais complexa do que pode parecer a primeira vista. Por trás da infestação de punks com óculos escuros e atiradores de roupa cáqui encontra-se uma misteriosa organização criminosa com acesso a mais alta tecnologia, E.V.E, que tenciona tomar o controle da cidade.

A trama vai se desenrolando conforme Duke avança no combate a E.V.E. Inicialmente designado para ser um dos policiais que atuam na linha de frente nas ruas de City of Liberty, o jovem oficial vai subindo rapidamente na hierarquia da corporação, recebendo missões mais delicadas e perigosas até o confronto final com a mente por trás da organização criminosa.

A alta tecnologia dominada pela E.V.E é posta às claras sem demora... andróides, um helicóptero-robô, ciborgues... com certeza não se trata de uma gangue comum . Seguindo o que diz o velho ditado, "combater fogo com fogo", Duke Oda vai ter acesso a um dos trunfos da Cyber Police a partir da fase 3: o ICE Combat Suit, equipado com armas poderosas (incluindo um lança foguetes) e um jato propulsor acoplado às costas, capaz de levar Duke às alturas no combate ao crime.

No geral o enredo lembra muito os filmes e animes/ mangás da época. Se você gostava dos desenhos que eram exibidos pela Manchete no "U.S Mangá' ou assisti aos primeiros filmes da franquia "Robocop" vai entender. A história e o personagem não são trabalhados a fundo. O oficial Duke Oda nunca chega a ser nada mais que "o cara da armadura cibernética", mas isso de forma alguma compromete o jogo.


Gráficos e efeitos visuais


Os gráficos são bons sem serem extraordinários. O sprite de Duke Oda é bem feito e se movimenta bem. O mesmo pode ser dito da maior parte dos vilões, em especial dos chefes de fase, mais bem trabalhados que a média.

As cut scenes e a abertura são bem legais para a época. Recomendo assistir, até porque dá para entrar mais no clima do jogo.

s cenários são muito bonitos. O cenário da primeira fase em especial chama a atenção com seu céu púrpura e prédios com janelas iluminadas ao fundo, destacando-se como um dos mais bonitos do jogo. O cenário da segunda fase, a prisão, também é bem interessante, com um clima sombrio e tons verde escuro e preto que lembram animes lançados diretamente para vídeo da década de 80.

Música e Efeitos Sonoros


As músicas e efeitos sonoros cumprem bem seu papel. Músicas boas sem serem memoráveis e efeitos especiais melhor que a média da época dão um bom complemento aos gráficos.

Controle e Jogabilidade


Os controles são ágeis e respondem bem. Um botão é usado para ataque, um para saltar e um para selecionar as armas do ICE Combat Suit. Para usar o jato basta apertar e segurar o botão de saltar. O combustível gasta rapidamente, mas se recarrega sozinho em pouco tempo.

Dificuldade

Esse é um aspecto do jogo que merece destaque. Nas duas primeiras fases, quando Duke Oda ainda não recebeu seu traje de combate, a dificuldade do jogo não é nada demais. A partir do estágio 3, já vestindo o ICE Combat Suit, a dificuldade do jogo cresce de forma absurda. A própria fase 3 é bem mais difícil que as 2 primeiras fase do jogo juntas!

Algo que também colabora de forma negativa para a dificuldade do jogo é ter recomeçar a fase desde o início quando se perde uma vida, não havendo nenhuma espécie de save point nem nada parecido durante o jogo. Isso pode ser bem frustrante, em especial a partir da fase 3, quando trechos bem difíceis começam a aparecer com mais frequência.


Comentário Final

Típico representante dos jogos de aventura "plataforma & sidescroller" que foram o ponto forte do Mega Drive, "ESWAT: City Under City" é um jogo desafiador e divertido, sem ser especialmente marcante. Uma boa adição a biblioteca de jogos do Mega Drive, mas de forma discreta.

Recomendado para retrogamers, fãs de jogos estilo arcade e para a galera que curte a temática cyberpunk e animes de ficção científica da década de 80.

NOTA: 7,0

descriptionRe: (Review) "ESWAT- City Under Siege"- Mega Drive

more_horiz
joguei mto isso no mega

descriptionRe: (Review) "ESWAT- City Under Siege"- Mega Drive

more_horiz
eu joguei pouco, mas pelo que lembro eu curtia

______________________ Assinatura ______________________

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

descriptionRe: (Review) "ESWAT- City Under Siege"- Mega Drive

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum