RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

descriptionOs Dois Lados da Moeda [Parte 7]

more_horiz
Os jogos com ninjas chamam a sua atenção? Quando falamos de jogos deste gênero lembramos logo de Ninja Gaiden ou Tenchu, e claro, o inesquecível Shinobi. Este jogo foi criado pela Sega em 1987 e apresentado pela primeira vez ao público em uma máquina de fliperama. No ano seguinte, em 1988 a própria Sega decidiu levar Shinobi para o Master System 2. Os Dois Lados da Moeda traz nesta sétima parte as diferenças entre as versões de Arcade e a conversão para Master System. Acompanhem e tirem suas conclusões.


Joe Musashi é o protagonista do jogo Shinobi. Aqui o jogador precisa ajudar o ninja a acabar com os planos de uma organização criminosa chamada Zeed. Esta organização sequestrou as crianças do clã Oboro. Resta ao jogador ultrapassar os obstáculos em cinco missões onde em cada missão temos aí três ou quatro partes. No fim de cada parte existe um confronto com um chefe que é necessário acertar em um ponto específico. Vamos acompanhar os trechos de cada sistema e como detonar cada chefe. Acompanhem:






Jogar Shinobi é muito fácil, tudo o que você precisa fazer é prestar atenção na localização das crianças que Joe Musashi, o Shinobi, precisa resgatar. No Arcade as crianças usam roupa cor-de-rosa, já no Master System encontraremos todas com a roupa vermelha. As fases são divididas em duas partes, superior e inferior, então se por acaso alguma criança estiver na parte superior, basta segurar para cima no direcional e apertar o botão usado para pular. No Arcade é obrigatório resgatar todas as crianças, caso contrário a próxima fase não será liberada. No Master System as crianças servem apenas para o Shinobi ganhar poderes especiais, ir para as fases de bônus e até aumentar a barra de energia. No Arcade, o desafio fica maior pelo fato do Shinobi morrer com apenas um golpe inimigo, além disso se o jogador perder todas as vidas no último estágio, aparece o game over na hora. No Master System a Sega colocou uma barra de energia que pode ser expandida com a coleta de várias crianças durante as fases. Ainda no Master System, as fases de bônus só podem ser acessadas com a coleta de todas as crianças, no Arcade ao final de cada fase o jogador pode disputar a fase de bônus para aumentar a própria pontuação, isso pode acarretar no ganho de uma nova vida, e assim aumenta a chance de progredir no jogo.






Joe Musashi conta ainda com poderes especiais como clones dele mesmo, furacões cheio de bumerangues que varrem todo o cenário e até chuva de raios para eletrocutar qualquer inimigo que esteja por perto. No Arcade temos três botões. Golpear/Pular/Soltar Especial. Já no Master System com o controle de apenas dois botões, o Shinobi só coleta seu golpe especial se completar a fase de bônus. O único problema é que o poder especial só pode ser usado durante as fases e não nos chefes, situação que no Arcade torna-se livre para usar tanto nas fases quanto nos chefes. Para soltar o poder especial no Master system o jogador deve ficar atento ao ícone do poder localizado na parte superior da tela. Enquanto o poder piscar, basta o jogador pular e segurar o mesmo botão de pulo, assim shinobi ficará de frente para o jogador e o jogador aperta junto o botão de golpear. Infelizmente com as limitações do Master System não podemos ver o golpe, a tela fica toda branca e os inimigos apenas somem, mas no Arcade já é possível vermos o efeito do golpe especial.
















Shinobi apareceu no Master System na mesma época que outros jogos tinham sua parcela de sucesso, como é o caso de Dynamite Dux e Vigilante que também nasceram nos Arcades e depois ganharam seus cartuchos para o videogame de 8-bits da Sega. O único lamentável é que Shinobi também chegou no formato de apenas um jogador. No Arcade, dois jogadores podem participar da aventura. Muitos jogos que nos Arcades tinham possibilidade de mais jogadores, acabaram por ser capados nesse quesito e tornaram-se conhecidos pela jogabilidade solitária, podemos citar aí Alien Storm, que no Arcade existia a possibilidade de até três jogadores, e no Master System ficou limitado a apenas um jogador.


Shinobi, um jogo excelente, com boa trilha sonora, jogabilidade ágil e um nível de desafio que responde de forma particular para cada jogador. Jogue no Master System ou teste a versão Arcade, que roda em emulador M.A.M.E e ainda duas pessoas podem competir para ver quem chega mais longe ou quem faz mais pontos, vale a pena. Até a próxima.

* Esta matéria foi escrita por Marvox e é parte integrante do site Videogame.etc.br e foi publicada em 20/06/2011. Conheça mais o site no link: http://www.videogame.etc.br.


Última edição por MarvoxBrasil em Qua 22 Jun 2011, 20:03, editado 1 vez(es)

descriptionRe: Os Dois Lados da Moeda [Parte 7]

more_horiz
nunca fui muito fa.. pois sempre foi de um lado diferente do que cresci...
era da sega, e sempre fui da nintendo..

+ é um jogo de respeito...

______________________ Assinatura ______________________

Minhas putas reversas:

Leinad, Bonatti, kaneda, burn, stonehead, furia, perikito, yon, punch, galdius, guitto, Henrico D. Santo, oblivion, ruffuswood, ricardo, vrebuli, chokko, jurianSutter, putz grilla, beckman, escher86, beto, paulo damme, soler, jhonny, marvox, dopefish, imperfect, Ianyan, zardo, bjdomagrO, Unclescrooge neto kosovo, chico, zephyrous, jail e voce

descriptionRe: Os Dois Lados da Moeda [Parte 7]

more_horiz
Gosto muito do jogo, um clássico dos ninjas só acho que epca um pouco com esse sistema de resgatar crianças, assim como em Shadow Dancer tanto no arcade como no Mega a dinâmica é um pouco atrapalhada em alguns momentos desviando sua atenção dos adversários e colocando-as nos reféns, ainda assim é um excelente jogo...

descriptionRe: Os Dois Lados da Moeda [Parte 7]

more_horiz
otima materia. fiquei surpreso com o grafico da versao do master, mas da jogabilidade ñ gostei. eu gosto mesmo sao os do mega, sensacionais, um dos motivos de eu ser fã da sega, grande produtora.

descriptionRe: Os Dois Lados da Moeda [Parte 7]

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum