RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

descriptionO que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
Desde o nascimento do primeiro iPhone, assim como os primeiros aparelhos Android, os celulares, que já eram plataformas de games, deram um salto impressionante. Com a App Store e o Google Play, jogos variados, com preços mais baixos (alguns, gratuitos) e opções de qualidade (em meio a um monte de jogos ruins, sabemos disso), praticamente definiram os smartphones como plataforma de videogame.


Seus “concorrentes” sofreram muito com isso. O 3DS, apesar de seguir com boas vendas, e contar com suporte da Nintendo até hoje, não repetiu o sucesso estrondoso de seus antecessores, como o DS, ou os Game Boys. E o PS Vita acabou tendo destino pior, pois foi completamente abandonado pela Sony, assim que a companhia percebeu que o console não teria vez quanto a variedade de smartphones.

Mesmo assim, após dez anos de histórias e jogos de qualidade, como os games da Rockstar, a série Reigns da Devolver, ou jogos incríveis focados nos dispositivos, como République (isso sem falar no fenômeno do Battle Royale), os smartphones ainda precisam superar alguns desafios para se transformarem, de fato, em uma plataforma de jogos.

A própria Apple quer fazer de seu iPad Pro uma opção para games AAA que pode ser levado na mochila. Mas, um mercado tão variado, acaba gerando necessidades diferentes, para muitos gostos, e bolsos. Por isso, te convido a refletir comigo, sobre possíveis melhorias para que os smartphones possam, de fato, ser plataformas de games melhores.


Sim, desde que smartphones começaram a fazer parte das nossas vidas, as baterias sempre foram um dos maiores problemas. Acostumados a contar com aparelhos que tinham autonomia de um ou mais dias de bateria, a necessidade de carregar os aparelhos, cheios de aplicativos e processos, uma ou duas vezes por dia, se tornou um dos problemas pra quem quer jogar.

Entendendo que os games processam muita informação do smartphone, logo usá-lo para jogar significa que sua autonomia será ainda menor, se compararmos com os portáteis. Existem Power Banks cada vez mais potentes que dão conta do recado hoje em dia, mas um grande desafio das empresas é, de fato, trabalharem com baterias um pouco melhores.

Aparelhos como o Black Shark, o smartphone gamer da Xiaomi, já contam com baterias de 4000 mAh. Mas, ainda assim, o desafio para baterias melhores, mas que não influenciem muito o seu preço final, precisam ser mais encarados pelas fabricantes. Para não termos que conviver com jogatina móvel presos em uma tomada, ou em um Power Bank.

A crescente procura por dispositivos portáteis, oficiais ou não, mostram um pouco o aumento do consumidor por games antigos, que podem ser jogados em qualquer lugar. Nos smartphones, a SEGA e a SNK perceberam isso, e deixam vários jogos clássicos disponíveis, cada uma vendendo ao seu estilo.


Aparelhos Android, por exemplo, já contam com emuladores, coisa que é bem mais difícil em aparelhos da Apple, salvo uma “novidade” aqui ou ali. Mas acredito que explorar os games retrô, que ofereceriam jogatina mais simples, e, por serem jogos mais leves, consumiriam menos recursos, como a bateria, é uma ótima opção para fazer de seu smartphone um “novo Game Boy”.

Falamos, recentemente, de uma patente da Nintendo, que é um case de smartphone que faria com que ele se transformasse em um Game Boy, com botões e tudo. Se este projeto sair do papel, com um suporte oficial da Big N aos seus clássicos games, como Pokémon, imagine só o impacto que seria. Seja mediante a uma assinatura, ou a venda única de jogos, teríamos aqui uma biblioteca excelente para jogar, sem precisar recorrer a um segundo aparelho, como um 3DS.

Independente das ideias e das iniciativas, além dos formatos de negócios, os estúdios que contam com franquias clássicas poderiam olhar com mais carinho as plataformas móveis. Público para eles, garanto que teria.


Os smartphones gamers já existem e oferecem configurações astronômicas, além de boas ideias. Mas, como dita a regra da indústria, quanto mais coisas, mais caro. É fato que estes aparelhos são excelentes e necessários para uma evolução da indústria, mas a acessibilidade precisa de mais.

Quem sabe um smartphone que acompanhe um controle? Mas sem cobrar R$800 no aparelho, como a Motorola faz com seu snap dedicado a jogos. Ideias mais simples, como acessórios focados neste público, fariam a diferença.

Existem controles compatíveis hoje em dia, e alguns deles são ótimos, como os feitos pela iPega. Entretanto, ficam ainda disponíveis apenas por importação, ou à venda por lojas aqui a preços salgados. É a hora de empresas que fabricam seus aparelhos pensarem em soluções boas (e baratas) para que o grande público. Que não vão encarar importações na China, ou que não vão pagar o dobro do preço do produto no Mercado Livre, possam ter boas opções.

Quando République saiu, todo mundo ficou impressionado com a qualidade do game. Com elenco de peso, que incluia o David “Solid Snake” Hayter e visual caprichado, provou que é possível sim produzir jogos bem feitos para os smartphones. A Rockstar também fez bonito, ao portar seus clássicos GTA’s, com visual adaptado e gameplay de qualidade.


Mas, sabemos que nos dias de hoje, “jogos para smartphone” são sinônimos de jogos simples, que só se preocupam em sugar o nosso dinheiro. Seja comprando gasolina para os nossos carros, ou saúde para nossos guerreiros. São muitas as opções que, infelizmente, transformaram uma maneira legítima de explorar recursos em games em uma carnificina econômica.

Talvez seja essa a hora, de colocarmos games de qualidades nas lojas online. Para equilibrar a balança, NBA 2K19 traz essa proposta. Levando muito do que temos nos consoles para as pequenas telas (e com resultados ainda melhores no iPad Pro). A série Farming Simulator também faz bonito nas pequenas telas. E Ocenahorn, consegue ser um clone de Zelda tão bom quanto um próprio game de Link.

Acredito que, a preços justos e boas ideias, games AAA possam, cada vez mais, fazer parte dos smartphones. Também creio na democracia destes aparelhos, o que significa que há sim espaço para os Candy Crushs da vida. Mas também imagino que, com jogos mais complexos para os aparelhos, o interesse em transformá-lo em uma plataforma de games seja ainda maior.

Só para imaginar, pois sei que isso é quase impossível. Mas já que a Sony abandonou o PS Vita, já pensou em como seria um game Uncharted para um smartphone?

Aqui trouxe algumas reflexões. Algumas podem nem ser viáveis, se observadas com a ótica de tomadores de decisão em mesas de reuniões. Entretanto, é com ideias é que conseguimos observar situações, e encontrar soluções.

Você joga em smartphone? Se sim, o que acha que poderia melhorar para que os aparelhos pudessem, de fato, substituir de vez um 3DS ou um PS Vita? Se não, o que te faz se manter afastado dos games móveis?


Que os smartphones hoje são plataformas de games, não há dúvida. Entretanto, acredito que este mercado, apesar de contar com uma década de vida, ainda vive uma época de definições, com tentativas no passado que não deram muito certo (como o Xperia Play, lembra dele?), e outras que se saíram bem, como o snap da Motorola.

Fonte: Arkade

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
Nemly, mas falta controles físicos bons e acessíveis e uma melhora na qualidade dos jogos.. Maioria é só pra arrancar grana do povo.

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
Acho que falta controles mesmo e de boa qualidade para poder jogar, mas oa celulares estão ficando cada vez mais perto de ser um console portatil de boa.

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
basicamente 1 coisa: BOTÕES

nada é mais irritante do que jogar apertando a tela

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
Além dos ja citados botões, também acredito que faltem jogos que você jogue de verdade, e não fique jogando rapidinho, pare pra ver um anuncio e volte 30 segundos depois...

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
hj em dia com as redes sociais, mensagens instantaneas, o celular nunca pode ficar muito tempo sem ser usado, ou direto em modo jogo.

entao acho que nunca as pessoas vao usar o telefone como plataforma de jogos mais hardcore. sao os jogos mais casuais e curtinhos que se encaixam no perfil de uso do aparelho. fila, esperando alguem fazer algo, etc.

e esse tipo de jogo geralmente nao requer muitos botoes.

o incremento de botoes encareceria o produto e apenas alguns usuarios aproveitariam, entao o melhor é esse esquema mesmo de acessorio que se compraria para quem quisesse jogar.

entao a rigor acho que o mercado e costumes ja se adaptaram sim a quase o ideal. porque poder de processamento os celulares tem bastante.

______________________ Assinatura ______________________

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
@burn1004 escreveu:
Além dos ja citados botões, também acredito que faltem jogos que você jogue de verdade, e não fique jogando rapidinho, pare pra ver um anuncio e volte 30 segundos depois...


mas isso é outro assunto, é só pagar o jogo q isso some.

______________________ Assinatura ______________________

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
@Antonio Neto escreveu:
@burn1004 escreveu:
Além dos ja citados botões, também acredito que faltem jogos que você jogue de verdade, e não fique jogando rapidinho, pare pra ver um anuncio e volte 30 segundos depois...


mas isso é outro assunto, é só pagar o jogo q isso some.


Acho que não fui muito preciso na minha colocação inicial, vou tentar refazer 

Acho que os jogos não pode ser projetado para sessões muito curtos e interrompidas de gameplay (típicas de jogos casuais), para competir com jogos "de verdade" ele deve valorizar a imersão em gameplays mais longas e imerssivas

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
@burn1004 escreveu:
@Antonio Neto escreveu:
@burn1004 escreveu:
Além dos ja citados botões, também acredito que faltem jogos que você jogue de verdade, e não fique jogando rapidinho, pare pra ver um anuncio e volte 30 segundos depois...


mas isso é outro assunto, é só pagar o jogo q isso some.


Acho que não fui muito preciso na minha colocação inicial, vou tentar refazer 

Acho que os jogos não pode ser projetado para sessões muito curtos e interrompidas de gameplay (típicas de jogos casuais), para competir com jogos "de verdade" ele deve valorizar a imersão em gameplays mais longas e imerssivas


ah agora mudou.

mas cai no que eu acho que disse antes. nao da pra deixar o celular muito tempo inutilizado, hj em dia. qualquer msg da namorada, mae, ja caga na imersao.

______________________ Assinatura ______________________

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
Pra mim oq falta é geral entender que isso não precisa ser igual video game.
Os melhores jogos de Smartphone q já joguei são jogos que entendem que estão rodando em um celular, abraçam essa limitação e muitas vezes entregam coisas únicas e muito fodas.

Lifeline, The Room, Framed, os jogos Go da Square (Hitman Go e derivados), Reigns.... todos jogos divertidos de mais e que funcionam bem num celular. Alguns foram portados para consoles tb e foi só pra atingir outro publico, pq até perde parte doq faz eles especiais.

______________________ Assinatura ______________________

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :


Playstation 4
PSN: GBonatti


Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64


Twitter: G_Bonatti

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
@burn1004 escreveu:
Além dos ja citados botões, também acredito que faltem jogos que você jogue de verdade, e não fique jogando rapidinho, pare pra ver um anuncio e volte 30 segundos depois...


Ter tem de monte. Mas normalmente são jogos pagos (por motivos mais do que obvios).

Eu mesmo prefiro pegar jogo pago, q eu jogo sem essa encheção de saco, doq ficar em F2P.

______________________ Assinatura ______________________

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :


Playstation 4
PSN: GBonatti


Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64


Twitter: G_Bonatti

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
Aproveitando, essa black friday peguei 2 jogos que fiquei bem satisfeito com a jogabilidade na tela.

Um é o Monument Valley 2, que já tinha jogado o 1

E o outro é o Lara Croft GO. Fiquei surpreso com a qualidade desse jogo..

Conseguiram portar muito bem o estilo de Tomb Raider pra algo legal de se jogar no touch.

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
@Antonio Neto escreveu:
@burn1004 escreveu:
@Antonio Neto escreveu:
@burn1004 escreveu:
Além dos ja citados botões, também acredito que faltem jogos que você jogue de verdade, e não fique jogando rapidinho, pare pra ver um anuncio e volte 30 segundos depois...


mas isso é outro assunto, é só pagar o jogo q isso some.


Acho que não fui muito preciso na minha colocação inicial, vou tentar refazer 

Acho que os jogos não pode ser projetado para sessões muito curtos e interrompidas de gameplay (típicas de jogos casuais), para competir com jogos "de verdade" ele deve valorizar a imersão em gameplays mais longas e imerssivas


ah agora mudou.

mas cai no que eu acho que disse antes. nao da pra deixar o celular muito tempo inutilizado, hj em dia. qualquer msg da namorada, mae, ja caga na imersao.


Então, realmente ficou muito melhor explicado na segunda mensagem 
Concordo com você e acho que é por isso que eles nunca serão mídias parelhas

@Bonatti escreveu:
Pra mim oq falta é geral entender que isso não precisa ser igual video game.
Os melhores jogos de Smartphone q já joguei são jogos que entendem que estão rodando em um celular, abraçam essa limitação e muitas vezes entregam coisas únicas e muito fodas.

Lifeline, The Room, Framed, os jogos Go da Square (Hitman Go e derivados), Reigns.... todos jogos divertidos de mais e que funcionam bem num celular. Alguns foram portados para consoles tb e foi só pra atingir outro publico, pq até perde parte doq faz eles especiais.

@Bonatti escreveu:
@burn1004 escreveu:
Além dos ja citados botões, também acredito que faltem jogos que você jogue de verdade, e não fique jogando rapidinho, pare pra ver um anuncio e volte 30 segundos depois...


Ter tem de monte. Mas normalmente são jogos pagos (por motivos mais do que obvios).

Eu mesmo prefiro pegar jogo pago, q eu jogo sem essa encheção de saco, doq ficar em F2P.


concordo, gerar experiências únicas é sempre um diferencial da plataforma, mas ainda acho que algumas coisas seria legal preservar, como eu citei antes 
e eu to ligado que os jogos pagos não tem interrupção de anúncios constantemente, mas to dizendo da falta de imersão e tal... 
E curti as indicações que vc deu, vou procurar aqui 

@yon escreveu:
Aproveitando, essa black friday peguei 2 jogos que fiquei bem satisfeito com a jogabilidade na tela.

Um é o Monument Valley 2, que já tinha jogado o 1

E o outro é o Lara Croft GO. Fiquei surpreso com a qualidade desse jogo..

Conseguiram portar muito bem o estilo de Tomb Raider pra algo legal de se jogar no touch.



monument valley é um jogo que eu sempre quis jogar, pelo que eu vejo sempre parece incrível... um dia que eu tiver de boa vou tentar pegar ele e jogar

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
@Bonatti escreveu:
Pra mim oq falta é geral entender que isso não precisa ser igual video game.
Os melhores jogos de Smartphone q já joguei são jogos que entendem que estão rodando em um celular, abraçam essa limitação e muitas vezes entregam coisas únicas e muito fodas.

Lifeline, The Room, Framed, os jogos Go da Square (Hitman Go e derivados), Reigns.... todos jogos divertidos de mais e que funcionam bem num celular. Alguns foram portados para consoles tb e foi só pra atingir outro publico, pq até perde parte doq faz eles especiais.

Também penso assim, são linhas diferentes. O que complica é levar o jogo do console pro tel e até o inverso. Top é quando o jogo é feito pensando em jogar no telefone.

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
@yon escreveu:
Aproveitando, essa black friday peguei 2 jogos que fiquei bem satisfeito com a jogabilidade na tela.

Um é o Monument Valley 2, que já tinha jogado o 1

E o outro é o Lara Croft GO. Fiquei surpreso com a qualidade desse jogo..

Conseguiram portar muito bem o estilo de Tomb Raider pra algo legal de se jogar no touch.



Adoro a série Go. Nao consigo decidir se curto mais o Hitman ou Lara Croft, os 2 são otimos. O Deus Ex é o mais fraquinho, mas ainda tem coisa legal.

Monument Valley eu quase peguei na promoção, mas acabei pegando o último The Room só. Mas sei la, Monument Valley é LINDO, mas é tão simples, gostaria q fossem puzzles mais complicados.

______________________ Assinatura ______________________

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :


Playstation 4
PSN: GBonatti


Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64


Twitter: G_Bonatti

descriptionRe: O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum