Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Grau Hut
Socio do Forum
Socio do Forum
Mensagens : 5741
RetroPontos : 4406
Data de inscrição : 16/11/2011
http://oldschooldigger.blogspot.com.br/

(Review OldSchool Digger) Quartet / Double Target

em Qui 16 Ago 2018, 01:23

Muitos jogos dos consoles domésticos de 8 e 16 bits eram adaptações ("ports", como usualmente se chama na língua gamer) de jogos originalmente destinados aos arcades. "Double Dragon" e  "Golden Axe" são apenas dois dos exemplos mais conhecidos que me vem primeiro à mente, mas a lista é bem extensa.
Como a capacidade dos videogames domésticos era consideravelmente inferior àquela dos arcades, muitos desses ports tinham que ser drasticamente modificados, ou seja, basicamente acontecia o mesmo que em filme com orçamento apertado... passa a tesoura e cortes para todo lado!
Gráficos e música eram simplificados de acordo com a capacidade do hardware do console domésticos, cutscenes algumas vezes foram omitidas, por vezes se cortavam alguns personagens (na versão de "Golden Axe" para Master System só se podia jogar com o bárbaro Ax Battler), outras estágios inteiros (a versão do SNES  de "Final Fight" cortou completamente a fase "Industrial Area", incluindo seu chefe, Rolento), e por aí vai!
"Quartet", versão de um jogo de arcade de 1986 lançada pela Sega para o Master System em 1987,  foi praticamente um caso-modelo, passando por quase tudo isso... teve gráficos e sons alterados, uma drástica diminuição das mais de noventa (sim, noventa!) fases do arcade para apenas seis no videogame e a redução de elenco de quatro para o máximo de jogadores que podiam jogar simultaneamente no Master System, apenas dois- daí a versão japonesa do port ter sido coerentemente rebatizada como "Double Target" no Japão, já que aí não podia mais se falar de um "quartet"... "quartet", "quarteto", sacou?
E aí lançaram uma versão nos EUA e o jogo acabou sendo re-rebatizado como "Quartet" de novo, provavelmente para os jogadores do arcade reconhecerem o jogo e assim não se arriscar perder consumidores. É... por vezes coisas assim aconteciam.

História e Roteiro



Inicialmente "Quartet" (ou "Double Target") parece ter uma típica historieta de jogo de ação em cenário de ficção científica dos anos 80: a Colônia Espacial Número 9 (Space Colony Number 9, em inglês) está sob o ataque de uma força alienígena aparentemente composta por androides e monstros de filme B, cabendo a uma dupla de heróis (a agente escassamente vestida Mary e o grandalhão de óculos escuros Edge) acabar com a bagunça. Nada demais, nada de novo, exceto pelo fato que os invasores alienígenas roubaram um ataúde- e não um ataúde qualquer, diga-se de passagem! Foi o da grandiosa imperatriz Cynthia!
Sim, os extraterrestres roubaram um caixão. Com um corpo dentro. E aparentemente só por deboche...enfim... Agora Mary e Edge devem derrotar os alienígenas, salvar a colônia e resgatar o caixão da imperatriz Cynthia e recolocá-lo em sua tumba sagrada (não necessariamente nessa ordem).
Não chega a ser lá uma grande reviravolta, mas... de fato é um tanto insólito...

(Review completo em http://oldschooldigger.blogspot.com/2018/08/quartet.html )
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum