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Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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@dukemagus escreveu:
@Galdius escreveu:
Pena que a cada vez piora mais o console que relança.


Eu não sei que acordo doido a tectoy tem que a sega ainda não aparou as asinhas deles, mas eles se meteram em um beco sem saída que merecia um documentário (não a história da tectoy, a situação presente dela)

eles só refazem mega drive e muita coisa simplesmente não é mais padrão da indústria e não se faz mais na mesma escala. Um dos últimos relançamentos foi criticado por ter uma saída de som porcaria e a resposta deles foi algo tipo "o chip original era feito pela Yamaha, saiu de linha e fazer outro ficaria muito caro" (e aquela naba já era cara pra caramba antes mesmo de lançar).

E na real, produto meia boca e estratégias de venda duvidosas à parte, eles podem usar essa desculpa para absolutamente qualquer coisa e vai colar: nenhum componente desses antigos é feito, alguns provavelmente não tem nem mais os esquemas para serem replicados. O processador do Mega Drive usava tecnologia da motorola de setenta e nove

E mesmo que por algum milagre alguém abrisse uma linha de produção só para refazer hardware antigo e tivesse todas as patentes e instruções, e fizesse um console 100% fiel ao original, Tem o problema na OUTRA ponta da linha do tempo: o aparato atual não é compatível com o antigo. Mesmo com o melhor adaptador, imagem saída de aparelho analógico não tem um resultado consistente; alguns jogos ou sistemas funcionam melhor em algumas TVs, alguns ficam com as cores estouradas, alguns nem rodam, etc, como TVs de tubo também são uma espécie em extinção, entra no mesmo dilema dos componentes originais do mega drive. Sobra a opção de emular o que não se pode replicar. Mas nesse caso, qual a diferença para o consumidor final entre um Mega Drive da TecToy e um raspberry pi ou outro PC rodando a ROM? melhor só vender um adaptador USB para os cartuchos de uma vez (um Retrode tupiniquim.



A TecToy conseguiu se enfiar fundo na depressão suada entre as duas nádegas do mercado de games: não pode replicar direito o que tinha no passado e não pode fazer algo autêntico e compatível com o futuro ao mesmo tempo.


O que fode de verdade nisso tudo é que tem aparelho que ninguém mais faz MESMO. e até para desenvolver emuladores o progresso é lento e tortuoso. Tipo o Sega Saturno, que ganhou a fama de ser uma plataforma difícil de trabalhar. (uma figura começou a fazer engenharia reversa e pesquisa sobre o hardware em 2013 e levou quatro anos para quebrar a trava antipirataria. E muita coisa ali dentro não era documentada na comunidade, imagina replicada com fidelidade num emulador. Aparelhos mais populares já foram explorados até o último capacitor, e possuem uma base de fãs e desenvolvedores ao redor grande o bastante  para fazer emuladores precisos. Esses aparelhos perdidos ou difíceis de trabalhar estão sempre à um ou dois acidentes de se extinguir e levar com ele uma parte da história dos videogames!


https://assemblergames.com/threads/saturn-optical-drive-emulator.62274/

Com o tempo passando, uma falha nos backups e alguns desenvolvedores morrendo de velhice e a Sega ou outras empresas podem acabar na estaca zero como os romhackers e desenvolvedores de emulador de hoje em dia, e sem nem uma tectoy da vida que mexeu com o hardware e ainda tenta relançar.

Tenta lembrar de outros sistemas que não vingaram ou ainda não são emulados com alta fidelidade e tenta imaginar uma solução inteligente para trazer uma experiência autêntica sem emulador e sem precisar rezar para que a empresa não esteja cagando para a sua oportunidade de ver um jogo antigo, nem que seja por razão de pesquisa histórica ou reviver sua infância. Pensa quanto game hoje você não tem mais como de jogar da forma que ele foi feito para ser jogado, e talvez ninguém nunca mais possa.

É um problema grande e sem solução que funcione para todas as partes. Onde a tecnologia não é um problema, copyright fica no caminho.

Eu entendo que emular fica nessa zona cinzenta e sei que é cachorrice emular game de console atual, mas esse é um desenvolvimento que eu agradeço muito por acontecer. Melhor do que quando o game for "velho" não existir essa solução.




Esse papo me lembrou de quando saiu o VC do Wii e o pessoal abriu os arquivos do SMB e descobriu que a rom que eles usavam era praticamente idêntica à roms encontradas na internet..
https://www.technobuffalo.com/2017/01/22/nintendo-virtual-console-super-mario-rom/

No 3DS, lembro de ter lido que mudaram algumas coisinhas pra não serem acusadas disso mais e continuaram revendendo as roms kkk

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@yon escreveu:
@dukemagus escreveu:
@Galdius escreveu:
Pena que a cada vez piora mais o console que relança.


Eu não sei que acordo doido a tectoy tem que a sega ainda não aparou as asinhas deles, mas eles se meteram em um beco sem saída que merecia um documentário (não a história da tectoy, a situação presente dela)

eles só refazem mega drive e muita coisa simplesmente não é mais padrão da indústria e não se faz mais na mesma escala. Um dos últimos relançamentos foi criticado por ter uma saída de som porcaria e a resposta deles foi algo tipo "o chip original era feito pela Yamaha, saiu de linha e fazer outro ficaria muito caro" (e aquela naba já era cara pra caramba antes mesmo de lançar).

E na real, produto meia boca e estratégias de venda duvidosas à parte, eles podem usar essa desculpa para absolutamente qualquer coisa e vai colar: nenhum componente desses antigos é feito, alguns provavelmente não tem nem mais os esquemas para serem replicados. O processador do Mega Drive usava tecnologia da motorola de setenta e nove

E mesmo que por algum milagre alguém abrisse uma linha de produção só para refazer hardware antigo e tivesse todas as patentes e instruções, e fizesse um console 100% fiel ao original, Tem o problema na OUTRA ponta da linha do tempo: o aparato atual não é compatível com o antigo. Mesmo com o melhor adaptador, imagem saída de aparelho analógico não tem um resultado consistente; alguns jogos ou sistemas funcionam melhor em algumas TVs, alguns ficam com as cores estouradas, alguns nem rodam, etc, como TVs de tubo também são uma espécie em extinção, entra no mesmo dilema dos componentes originais do mega drive. Sobra a opção de emular o que não se pode replicar. Mas nesse caso, qual a diferença para o consumidor final entre um Mega Drive da TecToy e um raspberry pi ou outro PC rodando a ROM? melhor só vender um adaptador USB para os cartuchos de uma vez (um Retrode tupiniquim.



A TecToy conseguiu se enfiar fundo na depressão suada entre as duas nádegas do mercado de games: não pode replicar direito o que tinha no passado e não pode fazer algo autêntico e compatível com o futuro ao mesmo tempo.


O que fode de verdade nisso tudo é que tem aparelho que ninguém mais faz MESMO. e até para desenvolver emuladores o progresso é lento e tortuoso. Tipo o Sega Saturno, que ganhou a fama de ser uma plataforma difícil de trabalhar. (uma figura começou a fazer engenharia reversa e pesquisa sobre o hardware em 2013 e levou quatro anos para quebrar a trava antipirataria. E muita coisa ali dentro não era documentada na comunidade, imagina replicada com fidelidade num emulador. Aparelhos mais populares já foram explorados até o último capacitor, e possuem uma base de fãs e desenvolvedores ao redor grande o bastante  para fazer emuladores precisos. Esses aparelhos perdidos ou difíceis de trabalhar estão sempre à um ou dois acidentes de se extinguir e levar com ele uma parte da história dos videogames!


https://assemblergames.com/threads/saturn-optical-drive-emulator.62274/

Com o tempo passando, uma falha nos backups e alguns desenvolvedores morrendo de velhice e a Sega ou outras empresas podem acabar na estaca zero como os romhackers e desenvolvedores de emulador de hoje em dia, e sem nem uma tectoy da vida que mexeu com o hardware e ainda tenta relançar.

Tenta lembrar de outros sistemas que não vingaram ou ainda não são emulados com alta fidelidade e tenta imaginar uma solução inteligente para trazer uma experiência autêntica sem emulador e sem precisar rezar para que a empresa não esteja cagando para a sua oportunidade de ver um jogo antigo, nem que seja por razão de pesquisa histórica ou reviver sua infância. Pensa quanto game hoje você não tem mais como de jogar da forma que ele foi feito para ser jogado, e talvez ninguém nunca mais possa.

É um problema grande e sem solução que funcione para todas as partes. Onde a tecnologia não é um problema, copyright fica no caminho.

Eu entendo que emular fica nessa zona cinzenta e sei que é cachorrice emular game de console atual, mas esse é um desenvolvimento que eu agradeço muito por acontecer. Melhor do que quando o game for "velho" não existir essa solução.




Esse papo me lembrou de quando saiu o VC do Wii e o pessoal abriu os arquivos do SMB e descobriu que a rom que eles usavam era praticamente idêntica à roms encontradas na internet..
https://www.technobuffalo.com/2017/01/22/nintendo-virtual-console-super-mario-rom/

No 3DS, lembro de ter lido que mudaram algumas coisinhas pra não serem acusadas disso mais e continuaram revendendo as roms kkk

Não tem jeito, é a forma mais fácil deles fazerem, se fosse eu faria o mesmo Sorriso

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@yon escreveu:
@dukemagus escreveu:
@Galdius escreveu:
Pena que a cada vez piora mais o console que relança.


Eu não sei que acordo doido a tectoy tem que a sega ainda não aparou as asinhas deles, mas eles se meteram em um beco sem saída que merecia um documentário (não a história da tectoy, a situação presente dela)

eles só refazem mega drive e muita coisa simplesmente não é mais padrão da indústria e não se faz mais na mesma escala. Um dos últimos relançamentos foi criticado por ter uma saída de som porcaria e a resposta deles foi algo tipo "o chip original era feito pela Yamaha, saiu de linha e fazer outro ficaria muito caro" (e aquela naba já era cara pra caramba antes mesmo de lançar).

E na real, produto meia boca e estratégias de venda duvidosas à parte, eles podem usar essa desculpa para absolutamente qualquer coisa e vai colar: nenhum componente desses antigos é feito, alguns provavelmente não tem nem mais os esquemas para serem replicados. O processador do Mega Drive usava tecnologia da motorola de setenta e nove

E mesmo que por algum milagre alguém abrisse uma linha de produção só para refazer hardware antigo e tivesse todas as patentes e instruções, e fizesse um console 100% fiel ao original, Tem o problema na OUTRA ponta da linha do tempo: o aparato atual não é compatível com o antigo. Mesmo com o melhor adaptador, imagem saída de aparelho analógico não tem um resultado consistente; alguns jogos ou sistemas funcionam melhor em algumas TVs, alguns ficam com as cores estouradas, alguns nem rodam, etc, como TVs de tubo também são uma espécie em extinção, entra no mesmo dilema dos componentes originais do mega drive. Sobra a opção de emular o que não se pode replicar. Mas nesse caso, qual a diferença para o consumidor final entre um Mega Drive da TecToy e um raspberry pi ou outro PC rodando a ROM? melhor só vender um adaptador USB para os cartuchos de uma vez (um Retrode tupiniquim.



A TecToy conseguiu se enfiar fundo na depressão suada entre as duas nádegas do mercado de games: não pode replicar direito o que tinha no passado e não pode fazer algo autêntico e compatível com o futuro ao mesmo tempo.


O que fode de verdade nisso tudo é que tem aparelho que ninguém mais faz MESMO. e até para desenvolver emuladores o progresso é lento e tortuoso. Tipo o Sega Saturno, que ganhou a fama de ser uma plataforma difícil de trabalhar. (uma figura começou a fazer engenharia reversa e pesquisa sobre o hardware em 2013 e levou quatro anos para quebrar a trava antipirataria. E muita coisa ali dentro não era documentada na comunidade, imagina replicada com fidelidade num emulador. Aparelhos mais populares já foram explorados até o último capacitor, e possuem uma base de fãs e desenvolvedores ao redor grande o bastante  para fazer emuladores precisos. Esses aparelhos perdidos ou difíceis de trabalhar estão sempre à um ou dois acidentes de se extinguir e levar com ele uma parte da história dos videogames!


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Tenta lembrar de outros sistemas que não vingaram ou ainda não são emulados com alta fidelidade e tenta imaginar uma solução inteligente para trazer uma experiência autêntica sem emulador e sem precisar rezar para que a empresa não esteja cagando para a sua oportunidade de ver um jogo antigo, nem que seja por razão de pesquisa histórica ou reviver sua infância. Pensa quanto game hoje você não tem mais como de jogar da forma que ele foi feito para ser jogado, e talvez ninguém nunca mais possa.

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Exatamente oq falei anteriormente.
Tem gente que acha que é direito da nintendo, pq "ela q fez o original". Eu não acho q é tão simples....R oms nao sao vendidas, então a galera trabalhou de graça pra nintendo q tudo oq faz é tratar eles como errados e tirar tudo q é site do tipo do ar o tempo todo.

______________________ Assinatura ______________________

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Playstation 4
PSN: GBonatti


Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64


Twitter: G_Bonatti

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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Mais um que vai morrer. Pra mim esse era o mais top:
https://www.emuparadise.me/emuparadise-changing.php
RIP

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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Nós precisamos que algum desses caras podres de rico do vale do silício crie uma oficina de hardware velho, pra recriar chip e placa antiga e outras coisas do tipo. 100% tecnologia autêntica, mesmos diagramas e tudo.

Aposto que teria colecionador pagando caro por algo assim. Senão, espera o último Snes queimar e a última tv de tubo parar de ligar...

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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@dukemagus escreveu:
Nós precisamos que algum desses caras podres de rico do vale do silício crie uma oficina de hardware velho, pra recriar chip e placa antiga e outras coisas do tipo. 100% tecnologia autêntica, mesmos diagramas e tudo.

Aposto que teria colecionador pagando caro por algo assim. Senão, espera o último Snes queimar e a última tv de tubo parar de ligar...


rom sumir hoje em dia é impossível..
Mas por mais que nos EUA até tenha loja especializada nisso, onde vc pode sair com um kit multimídia da Creative lacrado de lá em pleno século 2018, seria legal umas empresinhas de nicho criando peças antigas..

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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Rom não some, mas emular ainda não é 100% a mesma coisa. Games antigos foram feitos para telas analógicas, por exemplo. Coisas como os sons que cada chip produzia ou até algumas limitações e como os desenvolvedores se viravam com elas vão se perdendo.

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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@dukemagus escreveu:
Rom não some, mas emular ainda não é 100% a mesma coisa. Games antigos foram feitos para telas analógicas, por exemplo. Coisas como os sons que cada chip produzia ou até algumas limitações e como os desenvolvedores se viravam com elas vão se perdendo.



Nunca a experiência emulando vai ser a mesma tecnicamente, isso é fato. MAS também temos que considerar que nossa sensibilidade mudou, e que os jogos antigos são extremamente difíceis e irritantes para a maioria das pessoas de hoje. Então os emuladores perdem um pouco tecnicamente na experiência, mas nos permitem, com o save state, por exemplo, tornar estes jogos mais palatáveis (ou até mesmo jogáveis). Acho que a perda técnica é compensada por essas facilidades.

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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@dukemagus escreveu:
Rom não some, mas emular ainda não é 100% a mesma coisa. Games antigos foram feitos para telas analógicas, por exemplo. Coisas como os sons que cada chip produzia ou até algumas limitações e como os desenvolvedores se viravam com elas vão se perdendo.



Parece q tem um efeito no Yoshi's Island que só existe no cartucho original. Ninguem conseguiu replicar por emulação, relançamentos, nem no VC (afinal, a Nintendo rouba as Roms hahha).
É bizarro pensar isso hj em dia.

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@Gordola da Station escreveu:
@dukemagus escreveu:
Rom não some, mas emular ainda não é 100% a mesma coisa. Games antigos foram feitos para telas analógicas, por exemplo. Coisas como os sons que cada chip produzia ou até algumas limitações e como os desenvolvedores se viravam com elas vão se perdendo.



Nunca a experiência emulando vai ser a mesma tecnicamente, isso é fato. MAS também temos que considerar que nossa sensibilidade mudou, e que os jogos antigos são extremamente difíceis e irritantes para a maioria das pessoas de hoje. Então os emuladores perdem um pouco tecnicamente na experiência, mas nos permitem, com o save state, por exemplo, tornar estes jogos mais palatáveis (ou até mesmo jogáveis). Acho que a perda técnica é compensada por essas facilidades.


Mas ninguem ta falando q emulador tem que morrer ou q X é melhor que Y. Estamos falando de preservação histórica mesmo.
Emulação ajuda com isso, mas ainda não é 100% o mesmo.... coisas já se perderam.
Mas a galera dos games tem que fazer algo pra não acontecer oq rolou com o cinema, onde se estipa que de 80 a 90% dos filmes mudos já se perderam para sempre (é coisa PRA CARALHO, pqp...).

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Curioso se pensar que se não fosse justamente por estes sites não existiria a cultura retrogamer logo a Nintendo não poderia tentar lucrar com isso hoje.


Quando fiquei sabendo da notícia vim correndo pra ca ver opinião geral hahaha. Zuaram o CoolRom agora o EmuParadise está com dias contados. Que site vcs vão usar?

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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@Bonatti escreveu:
@Gordola da Station escreveu:
@dukemagus escreveu:
Rom não some, mas emular ainda não é 100% a mesma coisa. Games antigos foram feitos para telas analógicas, por exemplo. Coisas como os sons que cada chip produzia ou até algumas limitações e como os desenvolvedores se viravam com elas vão se perdendo.



Nunca a experiência emulando vai ser a mesma tecnicamente, isso é fato. MAS também temos que considerar que nossa sensibilidade mudou, e que os jogos antigos são extremamente difíceis e irritantes para a maioria das pessoas de hoje. Então os emuladores perdem um pouco tecnicamente na experiência, mas nos permitem, com o save state, por exemplo, tornar estes jogos mais palatáveis (ou até mesmo jogáveis). Acho que a perda técnica é compensada por essas facilidades.


Mas ninguem ta falando q emulador tem que morrer ou q X é melhor que Y. Estamos falando de preservação histórica mesmo.
Emulação ajuda com isso, mas ainda não é 100% o mesmo.... coisas já se perderam.
Mas a galera dos games tem que fazer algo pra não acontecer oq rolou com o cinema, onde se estipa que de 80 a 90% dos filmes mudos já se perderam para sempre (é coisa PRA CARALHO, pqp...).

E é triste pensar que nossos bisnetos podem nem conhecer alguns jogos, com tanta tecnologia hoje acho difícil, mas... com esse poder $$$ de empresas sei lá, mp3 como conhecemos no inicio dos anos 2000 hoje quase não se usa, e se os spotify da vida morrem?
@Sir_GrayFox escreveu:
Curioso se pensar que se não fosse justamente por estes sites não existiria a cultura retrogamer logo a Nintendo não poderia tentar lucrar com isso hoje.


Quando fiquei sabendo da notícia vim correndo pra ca ver opinião geral hahaha. Zuaram o CoolRom agora o EmuParadise está com dias contados. Que site vcs vão usar?

Eu coloquei meu hd de backup dentro de um cofre, enterrado a 10m de profundidade no quintal, é o que resta das minhas roms.

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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@Sir_GrayFox escreveu:
Curioso se pensar que se não fosse justamente por estes sites não existiria a cultura retrogamer logo a Nintendo não poderia tentar lucrar com isso hoje.


Quando fiquei sabendo da notícia vim correndo pra ca ver opinião geral hahaha. Zuaram o CoolRom agora o EmuParadise está com dias contados. Que site vcs vão usar?


Torrent sempre vai viver, cara.

Pelo menos eu tenho fullset até n64/DS e praticamente tudo que me interessa do GC e Wii guardados.

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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@Sir_GrayFox escreveu:
Curioso se pensar que se não fosse justamente por estes sites não existiria a cultura retrogamer logo a Nintendo não poderia tentar lucrar com isso hoje.


Quando fiquei sabendo da notícia vim correndo pra ca ver opinião geral hahaha. Zuaram o CoolRom agora o EmuParadise está com dias contados. Que site vcs vão usar?


Eu discordo de que a cultura retrogamer existe pelos emuladores.
Eu acho que ela é fruto muito mais da nostalgia das pessoas que gostam de reviver a infância do que dos emuladores. Com o passar do tempo, as pessoas foram crescendo e chegaram em uma fase da vida em que tem mais dinheiro para gastar e mais responsabilidades então buscaram nos jogos antigos aquele sentimento da infância e isso causou o aumentos dos preços dos jogos de NES, SNES e ai em diante. E no meio disso vieram os colecionadores que fizeram o preço explodir de uma maneira que ninguém esperava.

Além do que eu concordo com o que alguém falou aqui no tópico: para a maioria das pessoas, pode dar medo mexer com emuladores.

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@Galdius escreveu:
@Sir_GrayFox escreveu:
Curioso se pensar que se não fosse justamente por estes sites não existiria a cultura retrogamer logo a Nintendo não poderia tentar lucrar com isso hoje.


Quando fiquei sabendo da notícia vim correndo pra ca ver opinião geral hahaha. Zuaram o CoolRom agora o EmuParadise está com dias contados. Que site vcs vão usar?


Eu discordo de que a cultura retrogamer existe pelos emuladores.
Eu acho que ela é fruto muito mais da nostalgia das pessoas que gostam de reviver a infância do que dos emuladores. Com o passar do tempo, as pessoas foram crescendo e chegaram em uma fase da vida em que tem mais dinheiro para gastar e mais responsabilidades então buscaram nos jogos antigos aquele sentimento da infância e isso causou o aumentos dos preços dos jogos de NES, SNES e ai em diante. E no meio disso vieram os colecionadores que fizeram o preço explodir de uma maneira que ninguém esperava.

Além do que eu concordo com o que alguém falou aqui no tópico: para a maioria das pessoas, pode dar medo mexer com emuladores.


Só acho que tem muita gente, inclusive via muito isso rolando na alvanista, é que quem é mais novo e não tem como ter muita coisa, muitas vezes só tem o PC da família lá disponível mesmo ou um smartphone básico.. Daí acaba indo jogar em emuladores e com isso conhece muita coisa da Nintendo por ex.
Daí o cara cresce, pode comprar um console, a chance de comprar algo da Nintendo pra jogar os Marios/Zeldas mais novos é bem grande.

descriptionRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

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