RETRO GAMES BRASILConectar-se

A ironia da pirataria no switch

Compartilhe

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@dukemagus escreveu:

Aproveitando, alguém lembra o preço de lançamento do GTA 5 no brasil?


Deve ter sido 199 reais. Era o preço na epoca.

______________________ Assinatura ______________________

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :


Playstation 4
PSN: GBonatti


Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64


Twitter: G_Bonatti

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
Also, Netflix é coisa linda, mas ta sempre no prejuízo. Da pra questionar se o modelo deles realmente está dando certo.

______________________ Assinatura ______________________

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :


Playstation 4
PSN: GBonatti


Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64


Twitter: G_Bonatti

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
Galera, botem uma coisa na cabeça: DUZENTOS E CINQUENTA REAIS É UMA EXCLUSIVIDADE BRASILEIRA. Não é base de nada. O iPhone é caro aqui, os carros são caros aqui, consoles são caros aqui, SER BRASILEIRO É CARO PRA CARALHO. Ali, no Chile, a galera já não tem esses problemas. Nos EUA então, nem se fala. É 60 Trumps há MUITO TEMPO, inclusive esse preço ta defasado pra porra. Não a toa as empresas lançam tudo que é tipo de conteúdo pra monetizar em cima de um jogo.

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@Guitto escreveu:
Galera, botem uma coisa na cabeça: DUZENTOS E CINQUENTA REAIS É UMA EXCLUSIVIDADE BRASILEIRA. Não é base de nada. O iPhone é caro aqui, os carros são caros aqui, consoles são caros aqui, SER BRASILEIRO É CARO PRA CARALHO. Ali, no Chile, a galera já não tem esses problemas. Nos EUA então, nem se fala. É 60 Trumps há MUITO TEMPO, inclusive esse preço ta defasado pra porra. Não a toa as empresas lançam tudo que é tipo de conteúdo pra monetizar em cima de um jogo.


Preço defasado ou empresas que aumentam os custos mais rápidos do que a clientela. Mercado de games aumenta todo ano, em 2017 a receita foi 125 bilhões de dólares. Filmes e TV estão perto de 300 bilhões anuais.

Ainda assim, o "medalhão" da indústria de games (GTA 5) tem custo total estimado de 265 milhões. Chega BEM perto do orçamento de um filme cheio de estrelas caríssimas, tipo o último vingadores, mas com um rabo muito menor: não tem mega projeto transmídia para lucrar em todo meio possível (brinquedo, 350 spinoffs para celular todos com moedas verdes para comprar, colecionável, camisa, enfeite, etc.) Quando muito a grana do GTA Online e alguns itens de colecionador. É um puta dum investimento com um alcance bem menor.

É uma laranja com menos suco para espremer, e deixar mais caro não vai magicamente equilibrar o mercado e fazer os DLCs cretinos sumirem. Mais provável é que se o público geral aceitar um reajuste global dos preços de games (para, digamos, uns 80 dólares), vão existir projetos ainda mais megalomaníacos pedindo os 80 e mais uma penca de DLCs. E diferente de um filme, quase nunca dá para separar o produto principal e pegar só os derivados. Eu posso não ver o guerra infinita e comprar um bonequinho do Thanos, mas não posso jogar uma side quest de Mass effect sem comprar o jogo principal antes do DLC.

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@Guitto escreveu:
Galera, botem uma coisa na cabeça: DUZENTOS E CINQUENTA REAIS É UMA EXCLUSIVIDADE BRASILEIRA. Não é base de nada. O iPhone é caro aqui, os carros são caros aqui, consoles são caros aqui, SER BRASILEIRO É CARO PRA CARALHO. Ali, no Chile, a galera já não tem esses problemas. Nos EUA então, nem se fala. É 60 Trumps há MUITO TEMPO, inclusive esse preço ta defasado pra porra. Não a toa as empresas lançam tudo que é tipo de conteúdo pra monetizar em cima de um jogo.


O Brasil junta: impostos extorsivos de um governo vagabundo (custo brasil) + empresários espertinhos que exercem lucros acima da média pq o povo paga e não tem escolha (lucro brasil)

Última edição por Gordola da Station em Qui 05 Jul 2018, 06:12, editado 1 vez(es)

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@Gordola da Station escreveu:
@Guitto escreveu:
Galera, botem uma coisa na cabeça: DUZENTOS E CINQUENTA REAIS É UMA EXCLUSIVIDADE BRASILEIRA. Não é base de nada. O iPhone é caro aqui, os carros são caros aqui, consoles são caros aqui, SER BRASILEIRO É CARO PRA CARALHO. Ali, no Chile, a galera já não tem esses problemas. Nos EUA então, nem se fala. É 60 Trumps há MUITO TEMPO, inclusive esse preço ta defasado pra porra. Não a toa as empresas lançam tudo que é tipo de conteúdo pra monetizar em cima de um jogo.


O Brasil junta: impostos extorsivos de um governo vagabundo (custo brasil) + empresários espertinhos que exercem lucros acima da médica pq o povo paga e não tem escolha (lucro brasil)


Eu sei muito bem como é esse desabafo do Guitto. E com certeza Gordola, as vezes sinto raiva em assistir o Jornal Nacional quase todos os dias com tantas e tantas roubalheiras, e quando tem a parte do "O que dizem os envolvidos" todo mundo negando e falando que nunca fez nada, mas as provas tudo indicando que sim, eu fico com mais raiva ainda, e ainda temos um juiz que solta todo mundo.

Cara, falar do Brasil parece que só apenas do Futebol nesse momento.

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
paz aos gordos

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@Bonatti escreveu:
@dukemagus escreveu:

Aproveitando, alguém lembra o preço de lançamento do GTA 5 no brasil?


Deve ter sido 199 reais. Era o preço na epoca.


This.

Na época, PS3 lançamento era essa faixa 199 reais. Acho que geral: exclusivos e thirdies Agora no PS4 subiu pra 250 os thirdies, mas os exclusivos da Sony são ainda 199 reais.

______________________ Assinatura ______________________

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@Putz Grila! escreveu:
paz aos gordos

isso ae

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@Gordola da Station escreveu:
@Putz Grila! escreveu:
paz aos gordos

isso ae


gordos unidos Óculos de sol

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@Putz Grila! escreveu:
@Gordola da Station escreveu:
@Putz Grila! escreveu:
paz aos gordos

isso ae


gordos unidos Óculos de sol  

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
@dukemagus escreveu:
@Guitto escreveu:
Galera, botem uma coisa na cabeça: DUZENTOS E CINQUENTA REAIS É UMA EXCLUSIVIDADE BRASILEIRA. Não é base de nada. O iPhone é caro aqui, os carros são caros aqui, consoles são caros aqui, SER BRASILEIRO É CARO PRA CARALHO. Ali, no Chile, a galera já não tem esses problemas. Nos EUA então, nem se fala. É 60 Trumps há MUITO TEMPO, inclusive esse preço ta defasado pra porra. Não a toa as empresas lançam tudo que é tipo de conteúdo pra monetizar em cima de um jogo.


Preço defasado ou empresas que aumentam os custos mais rápidos do que a clientela. Mercado de games aumenta todo ano, em 2017 a receita foi 125 bilhões de dólares. Filmes e TV estão perto de 300 bilhões anuais.

Ainda assim, o "medalhão" da indústria de games (GTA 5) tem custo total estimado de 265 milhões. Chega BEM perto do orçamento de um filme cheio de estrelas caríssimas, tipo o último vingadores, mas com um rabo muito menor: não tem mega projeto transmídia para lucrar em todo meio possível (brinquedo, 350 spinoffs para celular todos com moedas verdes para comprar, colecionável, camisa, enfeite, etc.) Quando muito a grana do GTA Online e alguns itens de colecionador. É um puta dum investimento com um alcance bem menor.

É uma laranja com menos suco para espremer, e deixar mais caro não vai magicamente equilibrar o mercado e fazer os DLCs cretinos sumirem. Mais provável é que se o público geral aceitar um reajuste global dos preços de games (para, digamos, uns 80 dólares), vão existir projetos ainda mais megalomaníacos pedindo os 80 e mais uma penca de DLCs. E diferente de um filme, quase nunca dá para separar o produto principal e pegar só os derivados. Eu posso não ver o guerra infinita e comprar um bonequinho do Thanos, mas não posso jogar uma side quest de Mass effect sem comprar o jogo principal antes do DLC.


Quando muito a grana do GTA Online e alguns itens de colecionador.
Mano, GTA Online e toda a forma como ele foi estruturado ta LONGE de ser pouca merda (e até de ser algo moralmente aceito.... eles conseguiram fazer pior doq a EA, Warner e qualquer uma dessas empresas mas todo mundo faz vista grossa pq é GTA, hauhuahuahauuha).

E não,o preço ta defasado.... ao menos q vc espera q os jogos tenham orçamento de jogo de PS2 hj em dia, pq qualquer mudança tecnologia = mais gente trabalhando por mais tempo.
Galera adora usar esse argumento de que "ninguem pediu pra jogo ser caro" quando é conveniente, mas depois fica xingando a Konami pq não deu mais 10 anos de salario pro Kojima continuar MGS V.

Quase concordo com seu último argumento, realmente o jogo podia custar 80 dolares (na real, já custa, Gold Editio e coisas do tipo, q quando bem feitas acho bem vindas), mas o final não fez sentido algum. Obvio q vc não pode jogar a missão extra sem ter o jogo base, da mesma forma q vc não pode ver os extras do filme sem comprar o DVD e coisas do tipo (estou, obviamente, ignorando pirataria). Mas da mesma forma q vc pode comprar o boneco do Thanos sem ver o filme (vc faz isso?) vc pode comprar qualquer merchandising do jogo sem ter ele de boa.
Comparar Merchandising com DLC não tem sentido nenhum.

______________________ Assinatura ______________________

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :


Playstation 4
PSN: GBonatti


Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64


Twitter: G_Bonatti

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
Faz sentido pelas razões citadas na postagem que tu mesmo citou: é uma laranja com menos suco para espremer. Assim como tu fala que o GTA online faz muita grana, a Marvel tem hoje (12/07) 2 títulos na listade aplicativos mais rentáveis do android, (contest of champions e future fight) e por pouco 2 no top 50 da apple (future fight em 22 e strike force em 52)

E isso sem contar quadrinhos, desenho, filme, brinquedo, etc. Cinema blockbuster tem uma cauda muito maior. Jogo "Triple A" tem bem menos disso. mesmo que, usando o exemplo, o GTA Online faça uma fortuna com dinheiro do game, depois do game e desse online, onde mais essa obra traz retorno?

Fora isso, tem a parte que tu tirou de contexto: games não conseguem vender conteúdo paralelo sem o principal. Os jogos de celular que eu citei acima não te obrigam a pagar o ingresso pelo filme mais novo da marvel (pelo contrário, ajuda a despertar interesse e vender ingresso). Quase nenhum projeto grande de games consegue fazer isso hoje. Blizzard com hearthstone (talvez Heroes of the Storm), EA com as licenças de esporte fazendo jogo de colecionar jogadores no celular e Witcher com Gwent.
Square tentou fazer a mesma coisa com o final fantasy XV, mas a square tem o jeito dela de fazer tudo mais caro. o Filme Kingsglaive é lindo (besta, mas lindo mesmo assim), pegou umas notas mais ou menos de crítica e arrecadação no cinema de 7 milhões. Dos spinoffs o Justice Monsters five já saiu de serviço e o outro jogo que tem para celular parece um outro game sem nenhuma relação com droga nenhuma, mas com uma skin de final fantasy em cima (tipo aqueles mods de GTA Spider-Man).

Nos demais, o que sobra é encarecer o produto vendendo partes dele separadas, não tem o alcance, tamanho de mercado e formas de diversificação que o cinema, mas já carrega orçamentos quase tão grandes quanto. Imagina se a única forma do novo Jurassic park ou o futuro filme da capitã marvel rentabilizar de verdade o projeto fora o ingresso fosse cobrar na sala de cinema mesmo para ver cenas extras ou piadinhas pós créditos?

Então, de novo: é uma laranja com menos suco para espremer, e fazer projetos cada vez mais caros não é sensato.



Ainda sobre preço de games, mais um para a lista do "250 reais é putaria"
https://www.theenemy.com.br/playstation/no-brasil-darksiders-iii-sai-por-r-119-no-xbox-one-e-r-230-no-ps4

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
discussão boa aqui Bigode

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
A questão fundamental sobre o preço dos games é: o que o consumidor prefere, um jogo mais caro "completo" ou um jogo mais barato com microtransações e outras formas de capitalizar em cima do game.

Eu prefiro as microtransações. Acho que, dependendo de como for feito, como no caso do GTA, não é nocivo à "justiça" dentro do jogo e gera mais grana para a empresa. É claro que certas posturas como a da EA acabam denegrindo a ideia de microtransações. Mas foram tão criticados que pode ser que melhorem um pouco suas práticas. Além disso, o usuário comum paga pelo jogo mais barato, joga, vê se gosta e, se curtir mesmo, dá mais dinheiro para a empresa com dlcs, microtransações, etc. Se não curtir, pelo menos deu algum dinheiro para a empresa.
Mesmo assim, a subida dos preços será inevitável em algum momento.

descriptionRe: A ironia da pirataria no switch

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum