RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

descriptionCódigo do jogo Prince of Persia para o Apple II é liberado pelo proprio Jordan Mechner

more_horiz
Sucesso nos PCs de duas décadas atrás, o código-fonte do jogo Prince of Persia original agora está em um lugar de respeito: o Github. E, ainda mais, é possível baixar e compilar o jogo, se você quiser.A história por si só já é fantástica: Jordan Mechner.

O designer responsável pelo jogo lançado no começo da década de 1990, havia perdido o código-fonte original.

E esse código permaneceria esquecido por um pouco mais de duas décadas, quando o pai de Jordan – compositor da trilha sonora do jogo – resolveu que já estava na hora de dar uma organizada na casa.

Dentro de caixas esquecidas em algum canto, o pai de Jordan encontrou vários discos Apple ProDOS de 3,5”.

E adivinhem o que estava dentro de alguns desses discos? Isso mesmo, o código-fonte perdido do jogo!

Mas como recuperar esse código em uma mídia já esquecida pelo tempo? Jordan chamou a ajuda de algumas pessoas, conforme ele relata no GitHub (tradução livre)

"Agradecimentos a Jason Scott e Tony Diaz, por extrair com sucesso o código-fonte de um disquete de 3,5” com 22 anos de idade, uma tarefa que levou um dia inteiro e uma noite, e que não seria possível sem a incrível experiência, perseverança e bem conversada coleção de hardware antigo da Apple que Jason possui."

Abaixo segue fotos de todo o processo de recuperação do código fonte do jogo usando o Appe II e equipamentos da época.

E o código agora está disponível para download e cópia: Download do Código

Mas vale lembrar, os direitos autorais ainda pertencem à Ubisoft, empresa que publicou o jogo.

Fonte: Macmania

descriptionRe: Código do jogo Prince of Persia para o Apple II é liberado pelo proprio Jordan Mechner

more_horiz
Esse é clássico!

descriptionRe: Código do jogo Prince of Persia para o Apple II é liberado pelo proprio Jordan Mechner

more_horiz
Nunca joguei direito Prince of Persia. Só o do SNes, que joguei umas fases iniciais.

Esse original tenho no Wii, que pode ser desbloqueado no 'Forgotten Sands'. Fiquei de jogar, mas ainda não rolou.

______________________ Assinatura ______________________

more_horiz
foda!

more_horiz
@Jail escreveu:
Nunca joguei direito Prince of Persia. Só o do SNes, que joguei umas fases iniciais.

Esse original tenho no Wii, que pode ser desbloqueado no 'Forgotten Sands'. Fiquei de jogar, mas ainda não rolou.

O original vale a pena pela nostalgia e só. É uma das jogabilidades mais irritantes. E já era irritante para os padrões da época.

more_horiz
@Gordola da Station escreveu:
@Jail escreveu:

O original vale a pena pela nostalgia e só. É uma das jogabilidades mais irritantes. E já era irritante para os padrões da época.

Lembro de quando eu trocava jogos em disquete no colégio e um dos primeiros foi o Prince of Persia:

C:\CD prince
C:\Prince\prince.exe

Bons tempos do MS-DOS adoro o sistema até hoje :-) por isso em pequenos projeto ainda uso o FreeDOS e uso o prince of persia como jogo de teste :-)

Engraçado que terminei ele tanto no MS-DOS quanto no Master System quando peguei ele na locadora :-) mas nunca fui de jogar o Prince of Persia do Mega Drive e Super Nintendo e a continuação Prince of Persia 2 para o PC.

more_horiz
o do snes q eu saiba é diferente do original em algumas fases

alem de visualmente bem diferente

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

more_horiz
@Antonio Neto escreveu:
o do snes q eu saiba é diferente do original em algumas fases

alem de visualmente bem diferente

Parece que do Mega e do Snes são parecidos :-)

more_horiz
Porra, achei foda isso!
Acho muito legal quando liberam esse tipo de coisa!

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :

Playstation 4
PSN: GBonatti

Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x

Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti

WII U Black
Nintendo Network: GBonatti

Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556

PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 1080 TI
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti

Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color - Nintendo 64

Twitter: G_Bonatti

more_horiz
Só do código sobreviver todo esse tempo é incrível!

more_horiz
Pessoal deveriam fazer várias modificações e continuações usando o código original, poderia ser legal :-)

more_horiz
@dukemagus escreveu:
Só do código sobreviver todo esse tempo é incrível!

Isso foi incrível mesmo.

more_horiz
Permissão deste fórum: