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Em 1998, o E.T. de Varginha inspirou o primeiro grande game brasileiro.

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Sonymaster

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Amador
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Vinte e um anos atrás, a cidade de Varginha, no sul de Minas Gerais, ficou famosa em todo o país: um extraterrestre teria sido avistado e capturado na cidade, no episódio que ficou conhecido como Incidente em Varginha. O caso, que ganhou uma aura de mistério e conspiração digna de "Arquivo X", chamou a atenção de uma recém-formada produtora de games, a Perceptum. Fundada por Marcos Fernandes Cuzziol e Odair Gaspar, a Perceptum queria desenvolver jogos de temática nacional. Em setembro de 1998, a produtora lançou "Incidente em Varginha", a primeira grande produção de game elaborada no Brasil.



No final dos anos 1990, desenvolver games por aqui era uma realidade improvável, muito diferente do cenário fértil atual. Era raras as iniciativas do tipo, e ninguém antes teve tanto marketing, espontâneo ou não, quanto o jogo de tiro que explorou a misteriosa historia do ET de Varginha. Para produzir "Incidente em Varginha", os desenvolvedores foram até a cidade mineira, conversaram com os moradores e se aprofundaram na cultura ufológica.



Mesmo fases do game ambientadas em outras cidades, como a Praça da Sé, em São Paulo, tiveram detalhes captados em campo. Composta por Fábio Cardelli, a trilha sonora desse estágio é executada com 'samples' de sons reais da famosa praça: buzinas, falas de camelôs e vários outros foram gravados no local.

O jogo de tiro brasileiro foi melhor recebido lá fora do que em território nacional. Foram vendidas 2 mil cópias no Brasil e 20 mil no resto do mundo. Por aqui, o maior problema foi a distribuição: era difícil encontrar "Incidente em Varginha" nas lojas. A raridade era tanta que a versão pirata do game chegou a custar mais do que a original.



Segundo Cuzziol, "Incidente" rendeu um contato curioso: a Perceptum foi procurada, por e-mail, pela central de treinamento das forças especiais dos EUA, responsáveis pelo preparo dos membros dos soldados da força Delta, um esquadrão de elite do exército norte-americano - e um dos principais vilões do game!

"Eles queriam usar o game em modo multiplayer e com missões específicas, para treinamento de soldados Delta. Expliquei que éramos uma empresa brasileira e indiquei a NovaLogic, que na época lançava o primeiro 'Delta Force'". Não muito depois, a central de treinamento das forças especiais americanas e a NovaLogic firmaram um acordo.

Uma continuação para "Incidente em Varginha" começou a ser desenvolvida e ganhou o apoio da comunidade. Uma demo do novo game foi selecionada pela Intel para o evento de pré-lançamento do processador Pentium III, em 1999. Mas as vendas do primeiro jogo não iam bem no Brasil e, embora a Perceptum tenha recebido sua parte das 20 mil cópias vendidas lá fora, o dinheiro não foi o bastante para concluir a sequência.



Apesar das adversidades na produção e distribuição do "Incidente", a Perceptum firmou o pé na produção de games, lançando jogos como "Scooter Challenge", "Mutualismo" e "Robô Sucata", entre outros.

"Incidente em Varginha" surgiu em uma época onde quem fazia jogos precisava descobrir por conta própria como todas as etapas do processo funcionavam. Não havia distribuição digital e mesmo a busca por contatos fora do Brasil era mais complicada. Mas foi o jogo de tiro baseado na suposta captura do E.T. em Minas Gerais quem deu o pontapé inicial para as produções de games nacionais mais elaborados.

Fonte: Retrô Uol Jogos

Gordola da Station

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Medio-Retro
Medio-Retro
Ótimo tópico. Alias, parabéns pelos seus tópicos, geralmente trazem informações muito interessantes.

Não conhecia esse game. Parece bem tosco mesmo para os padrões da época. Mas eu acho que o Brasil jamais conseguirá fazer games mesmo, tem que ter um poder financeiro que simplesmente não está nas nossas mãos.

Sonymaster

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Amador
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Gordola da Station escreveu:Ótimo tópico. Alias, parabéns pelos seus tópicos, geralmente trazem informações muito interessantes.

Não conhecia esse game. Parece bem tosco mesmo para os padrões da época. Mas eu acho que o Brasil jamais conseguirá fazer games mesmo, tem que ter um poder financeiro que simplesmente não está nas nossas mãos.

Obrigado Gordola :-) sempre bom trazer bons conteúdos para o fórum para sempre ter movimento e o pessoal quando pesquisar no google o fórum sempre esta visível para mais visitantes :-)

Realmente os caras foram guerreiros de fazer um jogo ainda mais nessa época que tinha poucos conhecimentos de desenvolvimento de jogos como hoje em dia, antigamente era muito restrito praticamente um desenvolvimento, eu fiquei querendo saber qual engine eles usaram, eu sei que na maioria das linguagens era a C/C++ mas a engine poderia ser a Darkbasic por exemplo, não sei.

burn1004

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Socio do Forum
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Caraaaaaa, eu joguei esse jogo e nunca mais achei para download
como eu queria rejogar isso, mesmo sabendo que ele é muito melhor na minha memória do que jogando

Sonymaster

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Amador
Amador
burn1004 escreveu:Caraaaaaa, eu joguei esse jogo e nunca mais achei para download
como eu queria rejogar isso, mesmo sabendo que ele é muito melhor na minha memória do que jogando

Pessoal fala que ele é muito difícil de achar para download e quando acha é incompleto, uma pena mesmo.

naldin

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Semi-amador
Semi-amador
Saiu até na Ação Games, ed. 133

http://naldin.000webhostapp.com

Gordola da Station

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Medio-Retro
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naldin escreveu:Saiu até na Ação Games, ed. 133


7,5, que análise mandrake hein

Grau Hut

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Socio do Forum
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Sou doido para jogar esse jogo e fazer um review dele!

http://oldschooldigger.blogspot.com.br/

naldin

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Semi-amador
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Alien Anarchy foi o nome dado a ele lá fora, tem no emuparadise para quem interessar, testei aqui pelo DOSBOX e rodou de boa.

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Grau Hut

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Socio do Forum
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naldin escreveu:Alien Anarchy foi o nome dado a ele lá fora, tem no emuparadise para quem interessar, testei aqui pelo DOSBOX e rodou de boa.

Cara, Muito obrigado!

http://oldschooldigger.blogspot.com.br/

naldin

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Semi-amador
Semi-amador
Grau Hut escreveu:
naldin escreveu:Alien Anarchy foi o nome dado a ele lá fora, tem no emuparadise para quem interessar, testei aqui pelo DOSBOX e rodou de boa.

Cara, Muito obrigado!
Agora vamos esperar o review Sorriso

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Sonymaster

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Amador
Amador
Muito bom, espero que consiga compartilhar esse jogo :-)

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