RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

descriptionComo apresentar, e como NÃO apresentar um console

more_horiz
Estava vendo o vídeo de apresentação do Nintendo Switch, que a Nintendo fez através do Twitter/Facebook/Youtube sem palco, sem pompa de E3, sem CEO falando sobre o quão revolucionário seria, nada:

Percebam como a mensagem é clara. Não é necessário ficar repetindo o que se pode fazer, quais as possibilidades, o console é apresentado, mostra-se os controles. Na primeira cena do vídeo, já fica claro tudo que se pode fazer nele. O resto serve pra complementar a apresentação inicial.

Uma mensagem bem clara, sem ser cansativa, sem imagens bobas e constrangedoras de famílias na sala de casa. Tudo mais sério, com uma tonalidade muito mais sóbria, com público alvo bem definido. Tudo é tão simples que é autoexplicativo.

____________________________________________________________________________________

Então, imediatamente eu me lembrei de ver o anuncio do Wii U e comparar:

Começam apresentando um jogo de Wii sendo jogado no controle de Wii, o console de mesa é mostrado de maneira distante e desfocada, LEMBRANDO UM WII. O foco em cima do controle é excessivo, dando a entender que seria um acessório. O tempo todo tenta explicar e mostrar possibilidades, há um didatismo grande na mensagem que torna ela cansativa.

Familiares e jogos de Wii sendo mostrados a torto e a direito, com miis ganhando destaque. Cenas bobas, mostram o controle ACOPLADO do controle do Wii....

A ideia que se passa é que o controle é um acessório independente que se conecta ao Wii, finalizando com o MESMO NOME e apenas adicionando o "U" ao final. Um verdadeiro desastre de apresentação, no palco da E3.

Se há uma coisa que podemos dizer, é que a Nintendo aprendeu com os erros e desde o inicio a mensagem do Switch tem sido absolutamente clara.

Enfim, apenas um, dos tantos erros que a Nintendo cometeu durante toda vida do Wii U. O que vocês acham?

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

descriptionRe: Como apresentar, e como NÃO apresentar um console

more_horiz
Cara, com exceção do trechinho de Zelda, era impossível ver esse comercial do WiiU e pensar "Nossa, eu PRECISO desse Console!"

Lembro ainda que nos fóruns o pessoal ficava se perguntando "É um novo console ou um novo acessório? Não entendi!"

:k360: LIVE: xboxcaixaxbox :snes: PSN: Bakdot :ps3:
:pc: Steam: Leinad_Bakdot - Quad Q9550 + 4GB DDR2 Corsair + Ati  5450 :wii:

COMPRAS-VENDAS-TROCAS - RECOMENDAÇÕES

more_horiz
@Leinad escreveu:
Cara, com exceção do trechinho de Zelda, era impossível ver esse comercial do WiiU e pensar "Nossa, eu PRECISO desse Console!"

Lembro ainda que nos fóruns o pessoal ficava se perguntando "É um novo console ou um novo acessório? Não entendi!"

Lembro que até o Neto aqui do fórum ficou em duvida Rindo Rindo Rindo Rindo
Acho que só os fãs muito hardcores sacaram que era um console novo, porque a mensagem de apresentação foi muito merda, e eles não conseguiram mais reverter a péssima impressão que deixaram.

Panela dos sulistas.

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

more_horiz
Acho que a própria Nintendo não decidiu direito o que era o WiiU, aí saiu tudo confuso mesmo. Infelizmente isso, porque tinha uma massa toda, que desistiu do Wii, mas estava ainda querendo acreditar nela. Tanto que o Switch, mas claro na proposta, tá vendendo tanto.

more_horiz
https://kotaku.com/5918946/jimmy-fallon-thought-the-wii-u-was-a-wii-peripheral

Nessa entrevista era pra Nintendo reparar o que tava fazendo, mandar pegar todos os Wii U de volta e por uma roupinha nova e nome novo nele.

more_horiz
@Guitto escreveu:
@Leinad escreveu:

Acho que só os fãs muito hardcores sacaram que era um console novo, porque a mensagem de apresentação foi muito merda, e eles não conseguiram mais reverter a péssima impressão que deixaram.

foi isso msm

os cara anuncia um negocio rodando jogo de wii, o nome era praticamente o mesmo, e nao mostraram nada alem do controle. nao mostraram o console.

era a conclusao mais obvia, q o wiiu era um acessorio.

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

more_horiz
@yon escreveu:
https://kotaku.com/5918946/jimmy-fallon-thought-the-wii-u-was-a-wii-peripheral

Nessa entrevista era pra Nintendo reparar o que tava fazendo, mandar pegar todos os Wii U de volta e por uma roupinha nova e nome novo nele.

Cara, se ela muda pra "Wii 2" já melhoraria muito, sem zoeira. O "U" deu toda uma intenção de acessório e ele todo foi apresentado dessa maneira.

Poucas vezes vi tanto amadorismo na vida.

@Antonio Neto escreveu:
@Guitto escreveu:
@Leinad escreveu:

foi isso msm

os cara anuncia um negocio rodando jogo de wii, o nome era praticamente o mesmo, e nao mostraram nada alem do controle. nao mostraram o console.

era a conclusao mais obvia, q o wiiu era um acessorio.

Na época eu achava claro que era um console novo. Mas não sou parâmetro, quando caras que frequentam fóruns ficaram em duvidas, o alerta já deveria ter sido aceso na Nintendo.

Panela dos sulistas.

more_horiz
qual foi a primeira imagem do CONSOLE?

em qual foto ou video ele foi apresentado?

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

more_horiz
Minha primeira imagem do WiiU, que me lembro, foi isso aqui:

Encerrar uma E3 com um treco desse. Quase morri.

Do console em si, nem lembro a primeira vez que o vi.

more_horiz

Na E3 2011 aparece o aparelho aqui nessa imagem. Só que o foco era todo no controle, nem dá pra ver o console...

more_horiz
Assim, vale lembrar que a Nintendo lançou um Wii, um ano antes, em que o modelo era deitado exatamente IGUAL ao Wii U:

Esse modelo não tinha retrocompatibilidade. Cara, é ridículo como tudo foi feito da maneira mais errada possível.

Panela dos sulistas.

more_horiz
O WiiU foi um case de tudo o que se pode fazer de errado.... Até o nintendo land foi uma ideia besta.
A verdade é que a nintendo se embriagou no sucesso do Wii, e achou que qualquer coisa com um "wii" no nome venderia como água no deserto. Eu tenho o console até hoje, mas realmente foi uma cagada atrás da outra.

E o Switch está bem melhor, mas ainda não acho que dá pra lacrar que a nintendo aprendeu mesmo com seus erros. Tenho receio de que a empresa volte a cometer nintendices tão logo se sinta confiante.

more_horiz
Permissão deste fórum: