Videogame de 16 bits da Nintendo, lançado em 1991. O Super Nes foi o último videogame da Nintendo que teve apoio massivo das thirdies, com isso teve uma biblioteca de jogos bem vastas, com vários títulos de vários gêneros. Deu sequência a vários títulos de sucessos surgidos no Nes 8 Bits como Super Mario, Castlevania, Final Fantasy, Zelda, Metroid, Megaman, Battletoads, Tartarugas Ninjas, Adventure Island, Dragon Quest, Contra, mas também teve seus próprios sucessos como F-Zero, Donkey Kong Country, Mario Kart, Chrono Trigger, Actraiser, Rock’n Roll Racing, Secret of Mana, Top Gear e outros. O ápice do console foi em 1992 com o lançamento da primeira versão em consoles do arcade Street Fighter 2. Teve como forte concorrente o Mega Drive da Sega, travando assim uma das maiores disputas no mundo dos games. Até hoje, fãs dos dois sistemas discutem quem foi o melhor da época, discussões não muito diferentes que acontecem hoje em relação ao PS3 e XBox360.

20º – Super Adventure Island II (Hudson Soft)



Tive que por algum game dessa série que curto muito. Entre o Super Adventure Island 1 e 2, fico com o segundo game. Mesmo não sendo do mesmo estilo dos games da série e tendo gráficos e sons mais simples, ele é mais complexo, mas difícil e mais longo que o primeiro game.

19º – Art of Fighting 2 (Saurus/SNK)



Por incrível que pareça, curto esse mais que o original do Neo Geo/Arcades. Por mais que é um port que sofra com muitas faltas em relação ao original, mas achei mais jogável que as versões robustas. Um dos meus games de luta favorito no console.

18º – Super Turrican (Seika)



Sempre considerei essa série fraca, mas esse game mudou tudo, deu uma senhora upada em tudo. Jogabilidade mais agradável, mas ainda com muita ação desfreada.

17º – Contra III The Alien Warz (Konami)



Frenético como os anteriores. Gráficos e sons atordoantes. Game de ação com “A’ maiúsculo.

16º – The Magical Quest Starring Mickey Mouse (Capcom)



Game combina com o nome “Magical’ no título, porque é pura magia Disney que a Capcom reproduz mais uma vez num game.

15º – Goof Troop (Capcom)



Game simpático, com muito puzzles pra resolver e possibilidade de um co-op com um segundo jogador. Combinação Disney + Capcom era algo que não dava errado.

14º – Megaman X2 (Capcom)



Megaman X foi a evolução que a série Megaman estava pedindo ao se transferir ao 16 bits. Megaman X2 melhora o que o original colocou com mais desafio.

13º – Super Castlevania IV (Konami)



Mais uma série oriunda do 8 bits que ganha um ótimo game nos 16 bits. Com certeza, é o game que tem a melhor clima e atmosfera da série, com gráficos e sons bem envolventes.

12º – Super Mario World 2 Yoshi’s Island (Nintendo)



Um game com grande visual baseado em desenhos de giz de cera, além de ser mais difícil que o game original.  Uma obra de arte mesmo.

11º – TMNT IV – Turtles in Time (Konami)



Ótima estreia das tartarugas no console de 16 bits da Nintendo. Game ganhou muito em relação aos games de 8 bits. Gráficos turbinados, e ação frenética.

10º – Out of this World (Interplay)



Um grande game dos PCs que ganhou ótimo port pro 16 bits.

9º – The Adventures of Batman & Robin (Konami)



Esse game é o mesmo que você jogar o desenho. Todo ambiente soturno está presente numa grande aventura de Batman.

8º – Mortal Kombat II (Acclaim)



Uma das melhores conversões de arcade nos 16 bits (pra mim, perde só para os Street Figthers). Muita violência não censurada dessa vez (depois daquela novela que ocorreu com o primeiro MK).

7º – Donkey Kong’s Country 2 Diddy’s Kong Quest (Rare/Nintendo)



Não sou um grande fã da série DKC no SNes, mas é uma série de grande importância no console. Esse DKC2 traz um personagem melhor de controlar (Diddy), muita coisa pra desvendar e uma trilha sonora inesquecível.

6º – Rock’n Roll Racing (Interplay)



O game de corrida mais frenético que teve nos 16 bits e com uma trilha sonora inesquecível.

5º – Street Fighter II Turbo (Capcom)



Com certeza, Street Fighter II, foi ‘O’ game-evento do console. O SNes passou a existir no mercado bem mais depois do lançamento do game. Logo, depois veio essa versão Turbo, que aprimorou tudo incluindo a versão Champion Edition e Turbo dos arcades num pack só. Resultado: Melhor game de luta do SNes.

4º – Megaman and Bass/Rockman and Forte (Capcom)



Por que considero Megaman and Bass o melhor game do Megaman no SNes? Porque combina a jogabilidade da série clássica (quando se escolhe jogar com Megaman) e com a da série X (quando se vai com o Bass). Gráficos que lembram game de 32 bits e muitos caminhos e segredos a descobrir. Imperdível.

3º – Super Mario World (Nintendo)



Mario é sempre épico. Super Mario World é uma versão turbinada do game anterior (Super Mario Bros 3). Trazendo gráficos simpáticos, mundo aberto de fases, Yoshi e muitos segredos a descobrir durante a jornada.

2º – Chrono Trigger (Square)



Tem games que não tem mais o que falar deles porque são quase unanimidade. Chrono Trigger é um desses games. O melhor RPG de todos os tempos.

1º – Super Metroid (Nintendo)



Não só o melhor do console, mas um dos melhores jogos de todos os tempo. Tenho um fraco por Open World e esse é o game definitivo em Open World de ação lateral 2D.

*Atualizado em 07/2017

______________________ Assinatura ______________________