Bom postando aqui meu top 15 dos melhores gráficos de SNes , pois vejo muitas top lists na net onde pessoal acaba por muitas vezes cedendo a nostalgia colocando jogos como Super Mario World sendo esse um dos jogos mais simples do console.

Tentei colocar aqueles que mais se destacaram em minha opinião , claro que muitos podem discordar o que abre espaço para outras pessoas darem suas opiniões.


N° 15 Doom

Desenvolvido pela Scuptured Software e distribuído pela Willians Doom é  um jogo de fps portado dos Poderosos PCS para o Super Nintendo , o jogo faz uso do chips fx2 trabalhando em conjunto com o hardware do Super Nintendo  que além de muito pesado para um simples 16 bits mesmo com um chips adicional , ainda conta com o peso de ter quase todas as fases da versão de pc e chefes gigantes inexistentes em outras versões caseiras como a do Atary Jaguar de 64bits e 32x da Sega , por causa de todo o conteúdo que o jogo tem e pelo peso do mesmo além de usar uma rom que limita o SNes a rodar mais lento (slowrom) o jogo acabou por sofrer quedas de quadro por segundo o que fazia o jogo rodar com dificuldades, mesmo assim Doom não deixa de ser impressionante visto que esta rodando no SNes com apenas um chip adicional.

N° 14 Stunt Race FX

Stunt Race fx foi desenvolvido pela Nintendo em Conjunto com a Argonaut Software , o jogo possui os mais lindos gráficos poligonais em 16 bits e faz uso da primeira versão do chips FX  usado para gerar os polígonos em tempo real , além dos gráficos lindos o jogo conta também com um numero grande de pistas bem diversificadas o que torna o jogo menos repetitivo e incrível visto que para um jogo de corrida 3d em um 16 bits ter um numero de pista considerável é algo digno de aplausos.

N° 13 Star Ocean


Desenvolvido pela  Tri-Ace em 1996 para Super Nintendo , o jogo conta com gráficos e efeitos surpreendentes além de utilizar o chips Sdd1 para fazer a descompressão dos gráficos  pois o jogo por ser muito detalhado e grande precisou ser esmagado dentro de um cartucho de 48 megabits que equivale 6 Megas e descomprimido em tempo real pelo chips Sdd1 para o Super Nintendo processar , o chips Sdd1 foi uma solução barata que a Tri-Ace acho para não ter que usar um cartucho maior que tornaria o jogo bem mais caro de se produzir .

Para efeito de curiosidade o  jogo descomprimido tem 12 Megas de tamanho.


N° 12 Tales Of Phantasia

Desenvolvido originalmente pelo Wolf Team para a Nanco , Tales OF phantasia é um dos jogos mais bonitos do SNes e que utiliza um dos maiores cartuchos do console de 48 mbits (6MB) , também utiliza um motor de áudio para processamento de voz , faz renderização de sprites em tempo real para efeitos incríveis de mode 7 sem nenhum chip adicional , Tales Of Phantasia tem gráficos extremamente detalhados que contam com sombreamento , transparência , animações no cenário e etc..... além disso ao meu ver quiseram fazer um estilo gráfico mais realista renderizado diretamente do console sem qualquer técnica de pré-renderização e etc.... , pois vc percebe que Tales Of Phantasia não é tão desenhado como Star Ocean , o que o faz esta um passo a frente em minha percepção.

N° 11 Seiken Densetsu.

Lançado em 30 de setembro de 1995 Seiken Densetsu 3 conta com gráficos de final de geração onde os programadores já tinham um bom domínio do hardware , pôs o jogo faz excelente uso da rica paleta do Super Nintendo além de utilizar vários efeitos gráficos nativo do console , como efeitos em mode 7 e  transparência  dando muito mais beleza ao jogo aponto que poderia se passar facilmente por um jogo da leva inicio de geração 32bits.

N° 10 Final Fight 3.

Lançado em 1996 pela Capcom , Final Fight 3 possui gráficos equivalentes as maquinas árcades de 1990 , com personagens e inimigos grandes , além de cenários muito bem trabalhados e detalhados usando boa parte da potência gráfica do console.

N° 9 Street Fihter Alpha 2.

Dos Arcades para o Super Nintendo , Street Fight alpha 2 é um jogo que mostra o potencial gráfico do Super Nintendo , pois apesar de alguns problemas , vê esse jogo rodando no Super Nintendo é algo insano visto que esse jogo foi desenvolvido tendo como base o hardware da placa de Arcade da Capcom a CPS 2  , além do que esse jogo já exigia boa parte do poder da CPS 2 para ser executado. ( NA VERDADE ESSE JOGO DEVERIA TER SIDO REFEITO DO ZERO COMO kiler Instinct , E NÃO PORTADO diretamente) Esse jogo foi a conversão da Capcom que chegou mais perto do original graficamente falando.

N° 8 Gundam Wing - Endless Duel.

Desenvolvido pela Natsumi , Gundam Endles tem gráficos espetaculares com robôs gigantes e super combos que pegam toda a tela , além de uma jogabilidade muito foda  que em alguns aspecto se parece com a de Marvel VS Capcom , pois vc pode sair socando o inimigo no ar até o limite do cenário combinando com um super combos  , o jogo conta com o bom uso da paleta de cores do Super Nintendo , sprites enormes com um bom nÍvel de animação além de efeitos de transparência e etc... deixando o jogo muito bonito de se ver.

N° 7 Rockman e Forte.

Lançado em 1998 pela Capcom , Megaman e Forte fechou com chave de ouro a participação da Capcom no console , o jogo conta com gráficos incríveis equivalentes a um jogo de 32bits pois é muito parecido graficamente com Megaman 8 de Playstation 1  console de 32bits da Sony , além de uma jogabilidade fluida e ótimas animações , o jogo também conta com um ótimo uso do chip sonoro do console com trilhas de ótima qualidade.

N° 6 Pop Twinbee.


Lançado em 1993 pela Konami Pop Twinbee é um dos jogos mais lindos do Super Nintendo , o jogo utiliza tons de cores muito similares a jogos de geração posterior , além de ser super fluído e livre de slowduns o jogo conta com incríveis animações e um numero incrível de inimigos em tela.

N° 5 Wonder Project J - Kikai no Shounen Pino.


Jogo muito bonito de SNes que mais parece de um console mais avançado , além disso, transparências estão por toda parte representando raios solares passando por janelas, portas, grades ou refletores de luz. A quantidade de frames de animação também impressiona. O personagem principal, por exemplo, tem inúmeras animações para cada comando dado com direito a expressões faciais. O jogo também conta com animações em desenho com pequena abertura em FMV.

Nº 4 Yoshi's Island.

Lançado em 1995 pela Nintendo , Yoshi's Island possui gráficos lindos feitos a mão como se fosse pintados de lápis de cor e giz de cera combinando muito bem  com  o tema do jogo ,  o cartucho conta co o chips FX2 , usado para fazer efeitos de escala e rotação mais avançados fazendo com que  vc fique de boca aberta além de ser um dos melhores jogos do console.

N° 3 Treassure Hunter G.


Lançado em 24 de Maio de 1996 Treassure Hunter G foi o ultimo Rpg lançado pela Square Soft para Super Nintendo , por ser um dos últimos jogos do console ele apresenta gráficos de ponta feitos em estações de computação gráfica utilizando  modelos 3D Pré-renderizados ao invés de spriters comuns feitos a mão , isso deu ao jogo a sensação de tridimensionalidade aos personagens e inimigos elevando o patamar gráfico do jogo , onde vc muitas vezes pensa esta jogando um console de geração acima.

N° 2 Super Mario Rpg.

Lançado em 9 de Março de 1996 , Super Mario Rpg surgiu de uma parceria entre a Nintendo e Square Soft , o jogo tem gráficos incríveis muito similares aos jogos de geração posterior , o jogo utiliza gráficos pré –renderizados gerados em estações gráficas e visão isométrica dando a sensação de jogabilidade em 3D , o jogo faz uso  dos incríveis efeitos nativos do console e também recebeu um auxilio do chips SA1 que em parte foi responsável por dificultar copias piratas.

N° 1 Donkey Kong Contry Série.
DK1
DK2
DK3

Não fui capaz de escolher entre os 3 jogos o vencedor, pois os 3 tem gráficos lindos e mereciam ser mencionados aqui nesse top 15, mas como os 3 fazem parte da mesma série, eu até poderia ter mencionado os 3 nas 3 primeiras posições (pois são jogos diferentes) mas como se tratam de uma continuação (historia) da serie, dei empate técnico.

Lançado em novembro de 1994 Pela Rare Ware  , Donkey kong maravilhou o Mundo dos Games com seus gráficos muito realistas para um console de 16 bits , o jogo foi um verdadeiro divisor de águas em seu lançamento pois tinha  gráficos tão bons que superavam muitos jogos de maquinas mais avançadas de 32bits , seus gráficos utilizaram a técnica ACM (ADVANCED COMPUTER MODELING) onde se podia botar muito mais detalhes e animações em pouca quantidade de memória. O jogo utilizava gráficos pre-renderizados gerados nos pcs da Silicon Graphics , os Mesmos responsáveis por Gerar os dinossauros do Filme Jurasic Park e efeitos de Exterminador do Futuro 2 tudo isso sem chips adicional algum , a Serie Donkey Kong foi responsável por elevar o patamar gráfico do Super Nintendo a um outro nível até então inimaginável pela própria Nintendo que ficou de boca aberta pela qualidade dos gráficos de Donkey Kong, o que acabou influenciando na escolha de direção de arte de Yoshis sland (segundo relatos).


Bonus.

Dream Land Of Giants.





Dreams foi um jogo de rpg que estava sendo desenvolvido pela Rare Ware para Super Nintendo logo após o termino de produção de Donkey Kong Country 3 , ele  utilizava a mesma técnica Acm só que segundo a Rare Ware a técnica tinha atingido um patamar superior  a serie Donkey Kong Country o que faria o Super Nintendo mostrar todo seu poderio Gráfico , o que se tinha pensado em ter alcançado com a serie Donkey Kong Country , segundo a Rare o jogo seria revolucionário  e se tornaria sua obra prima no console

infelizmente com a chegada do Nintendo 64 a Rare ware decidiu mover seu projeto para o novo console da Nintendo , já que estávamos no fim da era do Super Nintendo .

No final das contas o jogo passou por muitas reviravoltas e se tornou um jogo totalmente diferente o que conhecemos hoje como banjo kazooie.

Foi uma pena que o jogo não tenha saído no Super Nintendo , pois como disse a Rare, ele seria incrível.

Menções honrosas.


Batman o retorno.


Legend


Irom Commando.



Bike Mice From Mars.



Megaman 7



Kiler Instinct




Chono Trigger


É difícil fazer um top gráficos no SNes pois nele existem muitos jogos bonitos como na lista dos menções honrosas que fiz , uma prova disso é que mesmo joguinhos bobos do console muitas vezes tem seus gráficos bonitos como nessa screem abaixo.

Hashire Hebereke.
[/center]