RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

descriptionReview GB Boy Colour

more_horiz
E aí, gente! Tudo beleza?

Meu primeiro tópico aqui no fórum, e vou começar com um review do clone chinês do Game Boy Color: o GB Boy Colour.

Primeiramente, vejam como é o bichinho:



O APARELHO:

Aparentemente, é quase idêntico ao original. A carcaça é feita de plástico robusto, com excelente acabamento, sem rebarbas e bastante firme. Os parafusos são de chave philips muito bem aparafusados (tentei dar tração reversa, e precisei colocar bastante força pra destravá-lo).





Os botões são macios e a resposta é incrivelmente precisa. Os botões de "select" e "start" são de plástico, do mesmo material do "A" e "B", diferenciando do original, que tinha o "select" e "start" de borracha. Depois de um tempo jogando, passei a preferir o tato e o comando do clone ao original, por incrível que pareça.

Mas qual a principal vantagem de se ter este clone?
Uma imagem vale mais que mil palavras:



Sim! BACKLIT!
Acreditem: é infinitamente mais confortável jogar os jogos de Game Boy com luz de fundo.
A resolução de tela do GB Boy é idêntica a do Game Boy, com um único defeito: o aspect ratio não é igual, o que deixa os pixels na tela ligeiramente mais esticados. Como é muito pouca a diferença, depois de um tempo jogando seu olho acostuma e passa não ser um problema.

Quanto ao som, a qualidade é um pouco inferior ao original, apesar do volume ser muito mais alto, sem distorção. Não sei se é falha no processador ou em algum componente interno do videogame, mas alguns jogos os sons falham (Pokémon Crystal, no cartucho original, os bichos não soltam barulho no início das batalhas, o que não acontece se o jogo estiver rodando no Everdrive Krikzz).

Possui saída de som P2 para fones de ouvido e alimentação por fonte externa, exatamente a mesma que utiliza-se no Game Boy Color original. Fiz o teste com fones, caixa de som e fonte de alimentação: tudo funciona perfeitamente.

Quanto à conexão externa, ele possui entrada/saída de cabo link no padrão do GBA (o que não impede do padrão GB/GBC de encaixar). Fiz o teste com o cabo link entre um GB Boy Colour e o Game Boy Color, e funcionou perfeitamente.



Já a comunicação por infra-vermelho (IR) eu não tive a oportunidade de testar, mas, pelo que parece, não existe qualquer emissor deste sinal no hardware do aparelho, conforme se verifica pela carcaça translúcida:



Por fim, fiz o teste de bateria, e, para a minha surpresa, a carga segura mais tempo que o Game Boy original, apesar da alimentação da luz de fundo. Joguei o Pokémon Crystal Kaizo por mais de 20 horas até perceber que a bateria estava arriando. A mesma bateria segurava carga de 15 horas, mais ou menos, no Game Boy Color. Eu sinceramente não sei a que fatores se devem isso: talvez porque atualmente é possível se fabricar um hardware que faz o que o GB fazia antigamente sem muito esforço, o que acaba compensando no gasto de energia para iluminação de tela. Mas isso é só um palpite.

Notei que quando a bateria está enfraquecendo, os jogos apresentam flickering constante, com a luz de fundo piscando e, às vezes, estabilizando mais fraca. Isso talvez seja um alerta de que precisa substituir a pilha ou recarregá-las (já que a luz vermelha de "power" fica sempre na mesma intensidade). Curiosamente, quando o videogame é alimentado por uma fonte externa, o flickering também existe, apesar de ser menos constante. Com bateria cheia, é praticamente inexistente.

TESTANDO OS JOGOS:

Eu não tenho tantos cartuchos de Game Boy para testar (na realidade, apenas 3). Então, vamos aos testes:

- Pokémon Crystal: O jogo roda bem, de vez em quando apresenta flickering (do próprio jogo, e não da bateria), mas é bem raro, o que não incomoda. No cartucho original, não há o "cry" dos pokémons em batalha, apenas na tela de status ou na Pokédex.
- Pokémon Yellow: O mesmo que o Crystal quanto ao flickering. O resto é perfeito.
- Super Mario Land: Roda perfeitamente.

Quanto ao funcionamento com o Everdrive original (Krikzz), os jogos funcionam todos perfeitamente, sem flickering (a menos que esteja com bateria acabando ou com alimentação externa). Fiz o teste com Dr. Mario, Metroid 2, Castlevania, Tetris, Pokémon Yellow, Pokémon Blue, Pokémon Silver, Pokémon Crystal, Megaman Xtreme, Megaman Xtreme 2, Super Mario Deluxe. Todos funcionaram perfeitamente, sem flickering, sem falhas de som, sem bugs.

Entretanto, deve-se tomar muito cuidado com a utilização do Everdrive no GB Boy Colour: quando a bateria começa a ficar mais fraca ou quando se está com alimentação externa, ao ligar o videogame, aparentemente o hardware não possui energia o suficiente para executar os comandos do cartucho (ler cartão microSD, salvar bateria, apagar a rom antiga e escrever a rom nova), o que acaba por reiniciar o sistema diversas vezes. Isso pode danificar o cartucho, até porque isso acontece justamente nas telas onde aparece a frase "!!Do not turn off!!".

AVALIAÇÃO FINAL:

Para um clone, é um excelente produto. Possui duas versões a venda: a comum, que é como o Game Boy Color, e a com 66 jogos na memória. Ambos podem ser encontrados hoje no Mercado Livre por R$ 250,00 e R$ 300,00, respectivamente.



PRÓS:
- Possui luz de fundo;
- Montagem e carcaça robusta e botões macios, o que proporciona uma ótima jogabilidade;
- Bateria dura mais tempo.

CONTRAS:
- "Aspect ratio" não é 1:1 como no Game Boy, fazendo uma leve distorção da imagem;
- A qualidade do som não é como o original (apesar de já existirem mods de melhoria na internet);
- Alguns jogos não funcionam plenamente;
- Everdrive precisa ser usado com cuidado quando a bateria estiver acabando.

A nota que eu dou é 8,0. Apesar de haver mais contras que prós, para um clone chinês, sua funcionalidade é realmente de se surpreender. E como eu jogo mais os jogos com o Everdrive, a compatibilidade com jogos sem que estes apresentem defeitos é bem maior (como eu pude notar, por exemplo, no Pokémon Crystal).

descriptionRe: Review GB Boy Colour

more_horiz
Primeiramente, bem vindo.
Segundo, bom tópico. Parabéns.

Agora, vamos lá. Bom tempo atrás eu já tinha visto bastante gente comprado esse clone, principalmente em fóruns estrangeiros. Vi algumas pessoas reclamando que com o tempo os botões param de funcionar devido a má qualidade. Por isso acabei não indo atrás de comprar um pra mim, apesar de que a tela com backlit é sensacional e cria muita vontade de comprá-lo.

Tomara que o seu não dê problemas com o tempo.

descriptionRe: Review GB Boy Colour

more_horiz
Esse consolinho é muito bacana.. Acho uma opção bem válida, pelo backlight e pelo preço que ele é vendido..

Alguém mostra isso pro Ian pfvr, antes que ele queime uma floresta tentando por backlight no gbc dele.

descriptionRe: Review GB Boy Colour

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum