RETRO GAMES BRASILConectar-se

Lei nº 9.609/98

Compartilhe

descriptionLei nº 9.609/98

more_horiz

No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de um backup (cópia de segurança) de CD ou Cartucho ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza somente como cópia de segurança do jogo original.

Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect

Um emulador é um programa capaz de simular um processador (como o dos videogames) no computador. Hoje em dia, certos emuladores são capazes de rodar jogos melhores, até mais do que a plataforma original, por conta dos recursos disponíveis.

A palavra ROM deriva da expressão inglesa Read Only Memory (memória apenas de leitura) e freqüentemente é usada para apontar outros dispositivos apenas de leitura. O ROM aqui é uma imagem do cartucho ou CD original, criada para ser executada nos emuladores. Popularizaram-se muito com os primeiros consoles por possuírem uma programação extremamente simples.

Para poder utilizá-lo é necessário ter em seu computador o arquivo da firmware do videogame. Como a firmware é o que identifica o videogame, e cada console vem com sua própria firmware, um usuário só poderá ter em seu computador a firmware relativa ao console de sua propriedade. Manter firmwares de consoles alheios em seu computador consiste crime de pirataria com punição prevista na legislação. :scratch:

descriptionRe: Lei nº 9.609/98

more_horiz
traduzindo..

pra se pegar o emulador, vc tem que ter o jogo original..

+ como sei que todos aqui tem os jogos originais, nao teremos problemas com isso Sorriso 8) Rolling Eyes

more_horiz
Alohawell escreveu:
traduzindo..

pra se pegar o emulador, vc tem que ter o jogo original..

+ como sei que todos aqui tem os jogos originais, nao teremos problemas com isso Sorriso 8) Rolling Eyes

Rindo

E alem disso, os outros games que eu postei para download aqui são ABANDOWARES ! É do mesmo jeito com os livros... depois de um tempo tornam-se patrimônio público ;)

more_horiz
Uso emuladores e jogos com ROMS que eu não tenho de fato.

Jogos ROMs de mais de 10 anos atrás, o emulador mais "sofisticado" que eu tenho é do N64, ou seja, tudo velharia.

Tenho gigas e mais gigas de emuladores de ROMS, exemplos; NES, PC Engine, Master System, Neo-Geo, Mega-Drive, SNES, PSX e N64, praticamente todos completos. Não consigo emular consoles recentes, acho besteira, gosto só de velharia.

Pode ser considerado "abandoware"?

more_horiz
não sei se vocês conhecem o Tracker Underground-Gamer, acho que podiamos seguir as mesmas regras deles: apenas postar games de consoles ou pc que já não estão mais protegidos por direitos autorais pra evitar a fadiga

more_horiz
@Usopp escreveu:
não sei se vocês conhecem o Tracker Underground-Gamer, acho que podiamos seguir as mesmas regras deles: apenas postar games de consoles ou pc que já não estão mais protegidos por direitos autorais pra evitar a fadiga

justamente...
jogos do seculo 20. Sorriso

more_horiz
Alohawell escreveu:
@Usopp escreveu:

justamente...
jogos do seculo 20. Sorriso

Não sei se encaixa nesse quesito..., pois nao sei quanto tempo a lei de direito autoral proteje programas/jogos/softwares, pois dependendo como for, é conforme postaram, a lei é a lei, mesmo confusa e muito, mas muito mal escrita...

Alias, se for assim, vamos sair fechando fliperama em sao paulo, quase todos os que sobraram usa o emulador MAME com + de 2k de jogos diferentes em uma placa neo geo....

Imperfect

more_horiz
Abandonware é ficção, tanto quanto aquela coisa de "pode baixar e deletar em 24hs que vai ficar tudo bem"... o que existe é jogo que as produtoras ou detentoras dos direitos autorais acabam cedendo para download gratuito mas a rigor, fora dessa situação, o que existe é vista-grossa mesmo.

more_horiz
Sha escreveu:
Abandonware é ficção, tanto quanto aquela coisa de "pode baixar e deletar em 24hs que vai ficar tudo bem"... o que existe é jogo que as produtoras ou detentoras dos direitos autorais acabam cedendo para download gratuito mas a rigor, fora dessa situação, o que existe é vista-grossa mesmo.

MAS EU ADORO SCIFI

Rindo Rindo Rindo Rindo Rindo

more_horiz
@unclescrooge escreveu:
Sha escreveu:

MAS EU ADORO SCIFI

more_horiz
Sha escreveu:
@unclescrooge escreveu:
Sha escreveu:

MAS EU ADORO SCIFI

Rindo Rindo Rindo Rindo Rindo Rindo Rindo

more_horiz
Ah eu acho que baixar Roms só ajuda na divulgação de uma marca e de uma empresa. Afinal, ao invés de ficar estocado no fundo da gaveta, o game ganha vida dentro da modernidade atual. Ver alguém jogando um game de NES hoje, 2010, é algo extremamente perfeito. Como um garoto de 8 anos que não tenha irmãos ou primos mais velhos saberá da existência de Alex Kidd no Master System ou até no Mega Drive, por exemplo. Acho que a Era 2, 8, 16, até 32 não é o problema, já a Era 64 até a atual já é motivo para ficar preocupado, já que muitos jogos do N64 ainda são protegidos por direitos autorais, muitos são de 2000 em diante.

Acho que a Konami, não se importará que peguemos por exemplo, Yo! Noid(NES 1990).

Saudades da época? Sim, com certeza!!

more_horiz
roms divulgam marcas... isso é fato.

______________________ Assinatura ______________________

Minhas putas reversas:

Leinad, Bonatti, kaneda, burn, stonehead, furia, perikito, yon, punch, galdius, guitto, Henrico D. Santo, oblivion, ruffuswood, ricardo, vrebuli, chokko, jurianSutter, putz grilla, beckman, escher86, beto, paulo damme, soler, jhonny, marvox, dopefish, imperfect, Ianyan, zardo, bjdomagrO, Unclescrooge neto kosovo, chico, zephyrous, jail e voce

more_horiz
@Usopp escreveu:

E quais seriam esses consoles ou games de PC? E de acordo com qual legislação, já que duvido que a daqui seja igual a dos EUA ou Japão...

Esse Tracker Underground-Gamer que você falou, é isso aqui?

http://www.underground-gamer.com/

more_horiz
otimo todos samos criminosos, se bem que eu ja posso emular varias coisas legalmente hj em dia

+ lei dessas num tem futuro mesmo

+ de fato roms realmente fasem as pessoas conhecerem jogos e ate re espandir mercados de jogos enterados

aposto1 dolar que a maioria das pesoas que jogaram super smash do wii foram baxar kid ikarus para ver como era o tal jogo do pit

more_horiz
Permissão deste fórum: