PORTAL DE NOTICIAS E GAMES RETRO

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

RETRO GAMES BRASIL » RETROGAMES BRASIL » PORTAL » A indústria atual vai matar os consoles, os AAA ou os exclusivos?

A indústria atual vai matar os consoles, os AAA ou os exclusivos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Antonio Neto

Moderador
Moderador
Recentemente temos visto empresas, com jogos gigantes de outrora, partindo para outros ramos mais simples e baratos - mas de grande retorno. Grandes franquias de renome e de grande orçamento estão sendo abandonadas ou maltratadas aos poucos há muito tempo, visto que as empresas conseguem lucros maiores com custos menores em outros seguimentos ou estilos de jogos.

Konami e Sega são dois exemplos atuais disso. Jogos mobile e máquinas pachinko tem sustentado essas empresas em uma relação "custo X benefício" que é difícil de contestar. Ou até a Valve, que parece não se importar em lançar Half Life 3, preferindo lançar um jogo simples e gratuito como Dota2 e capitalizar em cima dos infinitos itens das microtransações.

Por outro lado, desde a geração passada, um fator decisivo nas disputas de consoles é o número de exclusivos em cada plataforma. O PC, por outro lado, não tem um dono, tendo exclusivos apenas quando os jogos são mais viáveis de serem jogados em mouse, como Starcraft e afins.

A Sony conseguiu melhorar a posição do PS3 frente ao Xbox360 após investir pesado em jogos como Uncharted, The Last Of Us, Demon's Souls, Metal Gear Solid 4 e outros. E a situação atual do PS4 contra o Xone parece melhor ainda, usando a mesma tática.

Entretanto, tais jogos têm usado orçamentos grandes em desenvolvimento e marketing, enquanto a exclusividade limita o retorno financeiro direto da venda de tais jogos, gerando na verdade uma valorização do CONSOLE, por ser "o único que roda tais jogos".

Ou seja, embora agrade os jogadores, tais jogos são produtos subsidiados pelas first parties que desvirtuam o valor relativo que cada console tem. Ou nas palavras de Gabe Newell: "Exclusivity is a bad idea for everyone. It's basically a financial leveraging strategy that creates short term market distortion and long term crying."

Mas então, os exclusivos são ruins? Claro que não, ter jogos ótimos e bem feitos não é nada ruim para os jogadores, mas isso ser feito em virtude de um interesse secundário, e não uma exclusividade justificada em características do console (vide Skyward Sword) leva os consoles a uma dependência caríssima.

Se estamos vendo as thirds (e seu amplo público) abandonando os AAAs por não terem o retorno desejado, é possíve que isso também aconteça com as firsts (e seu público mais restrito).

Um exclusivo não precisa ser AAA, então pode ser que eles baixem de orçamento para existirem. Mas isso faria com que os consoles passassem a precisar de um hardware mais simples, exatamente o hardware dos smartphones e tablets que Konami e Sega estão almejando. E isso mudaria totalmente a necessidade dos consoles.

No rumo atual, o futuro parece ser obscuro para algum deles - exclusivos, AAAs ou consoles.

PANELA BOLACHA MASTER RACE

STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

Guitto

Moderador
Moderador
A matéria é boa. Mas esquece que Bloodborne, Forza, Mario e outros jogos dão muito lucro pra essas empresas ainda...

E nem citei Halo, Mario Kart, Smash Bros, Gran Turismo...

Sinceramente, o que pode ocorrer em breve, é uma "explosão" na bolha que está se formando em torno dos jogos mobile. A galera que joga esses games simplesmente não quer pagar, as vezes, um dólar pelo jogo. Eu mesmo, nunca comprei nada em Smartphone e só pego se for de graça, e não necessite de microtransações pra jogar de boa.

Sei la, tenho medo que a industria como conhecemos acabe caindo...
To torcendo pra não acabar, mas do jeito que anda, ta foda. Se bem que a Sony e mesmo a MS estão vendendo consoles pra caramba. A Nintendo pode acabar tentando algo diferente e vendendo bem que nem o Wii.

Mas se o mercado for pra esse lado, eu eventualmente vou acabar largando de mão. Definitivamente eu não sou chegado em jogar nos smartphones.

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

beto

Medio-Retro
Medio-Retro
Eu vejo a Nintendo lançando um tablet exclusivo com pack de roms e isos  Espadada

yon

Lenda Urbana
Lenda Urbana
Vai matar da mesma forma que os consoles morreram na década de 90, quando viram a capacidade dos PCs. Rindo

Mas é óbvio que o mercado tá mudando e quem não se adapta, não vai sobreviver a essas mudanças..

Nintendo teve que fazer isso lá no GC e começar a criar uma forma diferente de jogar, sacrificando em capacidade gráfica pra conseguir obter lucro. E ela sobrevive basicamente pela diferenciação dela do resto do mercado e por tratar bem as franquias antigas no geral.

Coisa que a Sega, Konami e a maioria dessas empresas que tão quebrando, não fazem. Tirando o Generations, há quanto tempo não víamos um Sonic realmente bom? Oh o que fizeram com Castlevania.. Oh o que quiseram fazer com MGS ao impor que ele fosse transformado num jogo anual?

Eu acho que o mercado vai mudar sim e vai ficar mais difícil sim de ter uma grande margem de lucro em um jogo AAA. Mas eles não vão deixar de existir, todo um mercado é gerado em cima desses jogos..

E acho também que smartphones tão criando um mercado onde a maioria dos usuários não são os mesmos que os de console. Ou se são os de console, não é alguém que vá migrar do console pro smartphone, pelo menos por enquanto.

Guitto

Moderador
Moderador
yon escreveu:Vai matar da mesma forma que os consoles morreram na década de 90, quando viram a capacidade dos PCs. Rindo

Mas é óbvio que o mercado tá mudando e quem não se adapta, não vai sobreviver a essas mudanças..

Nintendo teve que fazer isso lá no GC e começar a criar uma forma diferente de jogar, sacrificando em capacidade gráfica pra conseguir obter lucro. E ela sobrevive basicamente pela diferenciação dela do resto do mercado e por tratar bem as franquias antigas no geral.

Coisa que a Sega, Konami e a maioria dessas empresas que tão quebrando, não fazem. Tirando o Generations, há quanto tempo não víamos um Sonic realmente bom? Oh o que fizeram com Castlevania.. Oh o que quiseram fazer com MGS ao impor que ele fosse transformado num jogo anual?

Eu acho que o mercado vai mudar sim e vai ficar mais difícil sim de ter uma grande margem de lucro em um jogo AAA. Mas eles não vão deixar de existir, todo um mercado é gerado em cima desses jogos..

E acho também que smartphones tão criando um mercado onde a maioria dos usuários não são os mesmos que os de console. Ou se são os de console, não é alguém que vá migrar do console pro smartphone, pelo menos por enquanto.

Concordo...

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

dukemagus

Frenetico
Frenetico
AAA não vai morrer, mas vai virar o pináculo da medíocridade. Quanto mais sobe os orçamentos para fazer "gráficos AAA", menos as empresas arriscam e mais elas recorrem à atitudes escusas com DLCs e pré vendas. Em breve AAAs vão ser só a "versão de luxo" das inovações que os Indies trazem.

yon

Lenda Urbana
Lenda Urbana
Aproveitando o assunto, essa última semana eu tenho me inteirado mais do universo de Witcher e da empresa.. E porra, respeitei demais o que eles conseguiram construir em tão pouco tempo.

http://gamehall.uol.com.br/input/da-pirataria-ao-estrelato-a-inacreditavel-historia-da-projekt-red/

E sei lá, acho que o impacto de indie já deu o que tinha que dar. Vai continuar com seu espaço no mercado, mas definir assim a indústria, sem chances na minha opinião.

dukemagus

Frenetico
Frenetico
Indies estão se segmentando em si próprios.

Existe os que "eram" indies e hoje conseguiram alguma influência com seus jogos, mas principalmente chupando as bolas de jornalistas e ativistas sociais em São Francisco. Depois tem os Indies DE VERDADE, como o Danilo_Dias, Behold Studios, etc que só dependem do próprio talento para ter sucesso.

Bonatti

Moderador
Moderador
Matar não vão matar nada.
AAA vai diminuir (oq já ta acontecendo) pq nenhuma empresa sobrevive só com super produções. E ainda bem, jogos menores podem ser mais ousados e criativos (e quase sempre são).

http://www.drinknplay.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios:
Sony LED 40EX705

Playstation 4
PSN: GBonatti

Xbox 360 Slim HD 250GB
Gametag: GBonatti

Playstation 3 Super Slim HD 250GB

WII U Black
Nintendo Network: GBonatti

Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556

PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 970
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti

Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color

Twitter: G_Bonatti

RAPTR:
Spoiler:
http://www.facebook.com/profile.php?id=1274665507

Guitto

Moderador
Moderador
Antigamente a industria se limitava pela capacidade das maquinas disponíveis...
Agora, vai ser pelo custo de fazer um jogo. O que talvez ocorra é que os AAA+ fiquem restritos a franquias estabelecidas, Uncharted, Zelda, Halo...

Bonatti

Moderador
Moderador
dukemagus escreveu:Indies estão se segmentando em si próprios.

Existe os que "eram" indies e hoje conseguiram alguma influência com seus jogos, mas principalmente chupando as bolas de jornalistas e ativistas sociais em São Francisco. Depois tem os Indies DE VERDADE, como o Danilo_Dias, Behold Studios, etc que só dependem do próprio talento para ter sucesso.

Não que marketing seja errado ou diminua a qualidade de um jogo bom...

Sony LED 40EX705

Playstation 4

Xbox 360 Slim HD 250GB

WII U Black

Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti

PC:
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 970

RAPTR:
Spoiler:

Leinad

Admin
Admin
Acredito que os grandes estúdios de games seguirão um caminho semelhante aos grandes estúdios de Hollywood:

. Algumas (poucas) grandes produções por ano, normalmente dividindo os custos (e por consequência, os riscos) com alguma outra empresa. Assim como os grandes filmes, esses não se arriscaram muito. Inovar e "assustar" o consumidor pode ser um erro fatal quando os valores envolvidos são altos;

. Realizando a distribuição e/ou criação de jogos menores através de estúdios menores, em atendimento a nichos de mercado. Custos menores de criação, menor expectativa de vendas, e risco pulverizados.

Bonatti

Moderador
Moderador
Leinad escreveu:Acredito que os grandes estúdios de games seguirão um caminho semelhante aos grandes estúdios de Hollywood:

. Algumas (poucas) grandes produções por ano, normalmente dividindo os custos (e por consequência, os riscos) com alguma outra empresa. Assim como os grandes filmes, esses não se arriscaram muito. Inovar e "assustar" o consumidor pode ser um erro fatal quando os valores envolvidos são altos;

. Realizando a distribuição e/ou criação de jogos menores através de estúdios menores, em atendimento a nichos de mercado. Custos menores de criação, menor expectativa de vendas, e risco pulverizados.

É possível sim, Daniel.

Sony LED 40EX705

Playstation 4

Xbox 360 Slim HD 250GB

WII U Black

Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti

PC:
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 970

RAPTR:
Spoiler:

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: