PORTAL DE NOTICIAS E GAMES RETRO

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

RETRO GAMES BRASIL » RETROGAMES BRASIL » PORTAL » [#GGNews]"Feministas" e demais "progressivas" fazem campanha contra Pillars of eternity por piadinha de túmulo

[#GGNews]"Feministas" e demais "progressivas" fazem campanha contra Pillars of eternity por piadinha de túmulo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

dukemagus

Frenetico
Frenetico
Antes de começar, uma pequena confissão em spoilers

Spoiler:
Vou admitir uma coisa séria: eu falhei.

Eu tinha pensado em juntar todas as informações sobre gamergate em um tópico, mas a coisa cresceu demais. o que eu pensei que duraria 2 meses está aqui faz mais de meio ano, se consolidou e se estabeleceu. Efetivamente criou 2 "lados" nos extremos do mundo gamer. é coisa demais para voltar para o começo e explicar pouco a pouco.

Dito isso, eu ainda sigo algo, e quando uma notícia é especialmente grande ou absurda, eu postarei aqui

Agora vamos à notícia.

Semana passada saiu Pillars of Eternity. Um dos primeiros grandes kickstarters, que prometia trazer de volta a "essência" dos RPGs clássicos da black isle/bioware que utilizaram a finada Infinity engine.
Tal promessa não era pouca coisa, visto que ele queria criar um jogo que criasse um impacto no nível de Baldur's Gate, Icewind Dale e Planescape Torment, games considerandos entre os melhores RPGs ocidentais já criados.

Eu participei do kickstarter. Levou muito tempo, mas com o produto entregue eu só posso dizer uma coisa: eles conseguiram. O game é digno de carregar o título de "sucessor espiritual de baldur's gate" e eu arrisco dizer que será forte competidor a jogo do ano.

Dito isso, sempre tem um filho da puta pra jogar sal no chope alheio.

Gamers de longa data sabem que uma das "tradições" de RPGs são as "piadas de túmulo". Final fantasy tinha, Baldur's gate tinha, Fable tinha, Ultima, Mother 3, até Fallout entrou nessa.

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/GraveHumor

Mantendo a tradição, Pillars of Eternity têm suas piadinhas de túmulo, e mais: muitas delas foram enviadas por fãs (criar um texto para túmulo era uma das recompensas do kickstarter)

Uma delas é a reproduzida abaixo

Basicamente, uma píadinha besta sobre um zé ninguém que dormiu com uma mulher, descobriu que não era uma mulher e se atirou do penhasco.

De repente centenas de ativistas caíram de pau em cima da Obsidian chamando a piada, o jogo e a empresa de "Transfóbicos", e agora DEMANDAM que o túmulo em questão seja removido do jogo

POR
UMA
PIADINHA
BESTA
DE
TÚMULO

Bom, a maioria dos que atualmente PAGARAM pelo jogo não viram nada de errado, e consideram isso censura e um ataque à liberdade de expressão (lembrando que o jogo já possui classificação 16 anos).

Dito isso, teve gente que foi à defesa do jogo. Um dos mais bem articulados é o youtuber (ainda não me acostumei a usar isso como "profissão" na hora de citar alguém) John Bain/TotalBiscuit

(entrada no soundcloud em inglês) https://soundcloud.com/totalbiscuit/pillars-of-transphobia

Ele traz à luz os seguintes pontos:

Spoiler:
- Nem todo mundo he herói, existem personagens que agem de forma "desrespeitosa" e "desprazeroza" em ficção. Capangas e Vilões entram nessa categoria, populacho também pode fazer parte.

- O mundo de pillars of eternity não é sombrio e injusto. com muita injustiça e humor negro (como muitos mundos medievais, incluindo a Costa da Espada e a Espinha do Mundo, onde Baldur's gate e Icewind Dale se passam, respectivamente vale dizer). Se você tem alguma dúvida, vai perdê-la em menos de duas horas de jogo (eu garanto isso)

- A piada faz parte do mundo, ajuda a dar personalidade e vida ao mundo: existem muitos mundos em que esse tipo de piada não cairia bem, mas Pillars of Eternity caso.

- A piada tem múltiplas interpretações, a maioria delas fazendo piada com o cara que se sentiu ofendido e se matou, não com a "mulher que era homem".

- Nem todo jogo precisa carregar mensagem política e mesmo os que o fazem não precisam levantar SUA bandeira. Pillars cria um mundo fantástico, e é isso.

- Ofender, silenciar, humilhar e censurar os desenvolvedores não é "defender transgêneros" (que podem se defender por conta própria, vale dizer), é bullying contra o criador.

- É perturbador pessoas que se ofendem com uma piada idiota num mundo de ficção, num trabalho de ficção num jogo e criam um movimento maior do que se cria quando ocorre algo no mundo real

Vale lembrar que menos de um mês atrás Totalbiscuit estava lutando contra um câncer, e mesmo assim ele continua expondo sua opinião. Estamos falando, também, de um dos caras que expôs o "acordo" que a EA fez com os youtubers famosos para permitir acesso antecipado ao Shadows of Mordor, que incluía não falar de bugs ou defeitos do jogo e obrigava o youtuber a chamar as pessoas a comprarem o jogo periodicamente no vídeo ou stream.

Mesmo assim, o mesmo grupo que caiu de pau na Obsidian caiu todo de pau em cima do Totalbiscuit, com direito a criarem uma hashtag para unificar seu descontentamento (#ShutTheFuckUpTotalBiscuit). Grande ação para os "progressivos à favor da justiça e igualdade" né?

Bom, esse é o causo mais recente. dias antes ocorreu a mesma coisa contra a Lionhead por postar a foto de uma peituda com dois canecos de cerveja em homenagem ao Dia do Decote, mas isso eu reporto depois se for o caso.

Por fim, a piada em questão é piadinha velha de boteco. segue uma tirinha com ela no spoiler (NSFW)

NSFW:

Antonio Neto

Moderador
Moderador

+ rola
- louça suja
= solução

PANELA BOLACHA MASTER RACE

STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

Henrico D. Santo

Lenda Urbana
Lenda Urbana
O mundo tá ficando cada vez mais cheio dessas patrulhinhas de bosta.

Feminismo de cú é rola!

PANELA ITALIANOS FASCISTAS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010
PANELA THE LAST OF US FORUM EDITION

Santo André - Paulistarum Terra Mater

Bonatti

Moderador
Moderador
Tomara que os criadores do jogo tenham bolas para manter a parada.
Existem casos de machismo nos games (e toda a mídia e entretenimento) SIM, mas esse não foi um dos casos.

No mais, concordo 100% com o TotalBiscuit.

http://www.drinknplay.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios:
Sony LED 40EX705

Playstation 4
PSN: GBonatti

Xbox 360 Slim HD 250GB
Gametag: GBonatti

Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti

WII U Black
Nintendo Network: GBonatti

Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556

PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 970
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti

Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color

Twitter: G_Bonatti

RAPTR:
Spoiler:
http://www.facebook.com/profile.php?id=1274665507

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: