RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

descriptionSaturn com problemas em: KOF 96, Samurai S. 4, Real bolt

more_horiz
Cara tudo bem com vcs?

Sou novo aqui no fórum, meu problema é o seguinte: Tambem tenho este action replay junto com o Saturn, mas jogos como KOF 96, Samurai S. 4, Real bolt, ficam com defeitos gráficos, os outros todos que usam o cartucho ficam perfeitos, estes jogos dão estes problemas gráficos mesmo?

Perguntei para vcs porque acho que sacam muito do Saturn! Sorriso

descriptionRe: Saturn com problemas em: KOF 96, Samurai S. 4, Real bolt

more_horiz
Como ninguém, respondeu eu sei o porque disto acima postado.

E o seguinte, no sega saturn existem 2 tipos de cartuchos de memória RAM o de 1mb e o de 4mb, e logo existem jogos para o cartucho de 1mb e jogos para o cart, de 4mb.
os jogos kof96, kof97, samurai spirits 4 e real bolt special utilizam 1 mb apenas.

Bem, agora sobre o action replay plus esse cartucho tem internamente uma memória de 4mb, e quando for utilizar um jogo feito para o cartucho de 1mb (um mega) esses jogos passam a pegar (rodar) mas também acontece algo imprevisto que são bugs entre os quadros das imagens do jogo por que tem memória sobrando além da programada para o jogo.

ops: {memória sobrando.... que asneira isso não é bom ao invés de ruim????}

Calma, calma acalme-se, vou explicar tudo de um modo exemplificativo:
{suposição}

supondo que uma memória de 1mb de sega saturn, Que dentro da placa do cartucho
tem um chip de RAM de 24 pinos de 1mb ou 2 chips de RAM DE 512KB.

Atenção pode haver 1 chip só de 1 megabyte que é o mesmo de 1024kb.
ou
2 chips de 512kb então sendo 512kb + 512kb = 1024kb ou 1 megabyte.

voltando ao nosso exemplo: estava supondo que essa memória tivesse 24 pinos na placa do cartucho ou seja 24 terminais onde ele se encontra soldado na placa do cartucho de memória RAM.
e o jogo kof'96 da snk foi fabricado para ler um chip de 1mb de 24 pinos de um cartucho qualquer de Memoria RAM feito para sega saturn, então tendo essas condições o jogo funciona normalmente.

agora desvendando o segredo do BUG.
{suposição}

agora supomos que o action replay plus de sega saturn com RAM DE 4MB, ou qualquer cartucho de RAM de 4MB mesmo original da sega, esteja (estar nesse exemplo fictício) equipado com os chips internos da seguinte maneira:

supondo que uma memória de 4mb de sega saturn, Que dentro da placa do cartucho
tem um chip de RAM de 28 pinos de 4mb ou 2 chips de RAM DE 2048kb.

Atenção pode haver 1 chip só de 4megabytes que é o mesmo de 4096kb.
ou
2 chips de 2048kb sendo então: 2048kb + 2048kb = 4096kb ou 4 megabytes.

lembrando o exemplo anteriormente:
1 chip de 1mb= 24 pinos.

e que na eletrônica, na matemática e física: um valor maior e resultado de uma soma ou multiplicação maior, (não vou dar aulas aqui, nem de chips nem de lógica de programação)

logo para se ter 4mb o chip vai ter mais terminais (pinos) para aumentar seu calculo e sua capacidade.
Sendo que um chip de 4mb teria 28 pinos ao invés de 24 pinos, e que essa lógica de programação foi implantada nos chips acima de 2 megabytes.
então cada chip único de 2048kb adiante teria mais de 24 pinos, tendo nesse exemplo 28 pinos apenas e que também o de 4mb teria 28 pinos porque são próximos.

então concluindo:
o cartucho de Memória de 4mb de RAM (de qualquer marca, action replay ou outros) tem capacidade  para rodar o jogo kof'96 e roda (funciona), mas o jogo não foi feito para chips de 4 megabytes foi feito logicamente e programado para memórias de 1 megabytes, sendo assim:

kof'96 saturn foi feito apara RAM DE 1MB (24PIN)
kof'96 saturn não foi feito para RAM DE 4MB (28PIN) mas funciona com bugs, sim o jogo roda, mas por causa do circuito maior que o originalmente projetado e programado com mais 4 pinos extras na RAM maior,  quando utilizada o gráfico do jogo tropeça acontecendo e ficando com "defeitos gráficos" durante o jogo. :roleiDrir:
essas falhas no gráfico são bugs gerados pela mémoria RAM que está grande demais para o jogo, que em seu circuito e maior também e como não e usado a RAM toda o quadro de imagem quebra gerando um defeito na imagem durante o jogo, porque isso não funciona como nos computadores, não tem requisitos mínimos ou máximos, só tem o requisito ideal do jogo.

O fabricante recomenda o cartucho de 1mb que também eles vendem junto ou sem o jogo, no caso da snk ela fabricou duas versões de kof'96:

KOF'96 saturn para cartucho de 1mb: USA, EUR, JP.
e
KOF'96 no pack kof collection saturn para cartucho de 4mb: JP.

nunca vi o kof'96 de 4mb disponível em lugar nenhum para download, e o original já e uma relíquea.

ahhh eu tenho os 2 cartuchos de RAM aqui que uso em meu saturn e não tenho problemas com os jogos da CAPCOM e SNK.
espero responder de vez essa dúvida cruel que assombra milhares de jogadores de sega saturn.
e-mail: replicagames@hotmail.com

more_horiz

bela resposta..

eu nao tinha visto o topico..

mas nao adiantaria de nada, pq nao manjo de saturn

______________________ Assinatura ______________________

Minhas putas reversas:

Leinad, Bonatti, kaneda, burn, stonehead, furia, perikito, yon, punch, galdius, guitto, Henrico D. Santo, oblivion, ruffuswood, ricardo, vrebuli, chokko, jurianSutter, putz grilla, beckman, escher86, beto, paulo damme, soler, jhonny, marvox, dopefish, imperfect, Ianyan, zardo, bjdomagrO, Unclescrooge neto kosovo, chico, zephyrous, jail e voce

more_horiz
Marcello, bela explicação!

Eu tive um cartucho de 4mb que tinha uma chave para 1mb.

No Pocket Fighters, se eu ligasse com 1mb, ele cortava quadros de animação dos personagens e cenários. Com 4mb voltava ao normal. Com os outros games nem rodava.

______________________ Assinatura ______________________

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA DOS AVATARES FUMANTES
PANELA DOS BOLACHA MASTER RACE
PANELA ITALIANOS FASCISTAS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010
PANELA THE LAST OF US FORUM EDITION

Santo André - Paulistarum Terra Mater

more_horiz
calalio