Bom, aproveitei uma temporada de desenterradas e revisitei o jogo, terminando pela primeira vez. Curto, dá pra terminar a campanha em um dia ou dois.
Como todo mundo sabe, é um jogo com gameplay relativamente raso, e visualmente bem bonito. Quando há sequências de hordas, ou ondas seguidas, fica um pouco repetitivo mesmo. Mas o jogo consegue quebrar isso quase sempre, inserindo seções em que se controla um pelotão (com mecânicas de escudo e lanças), um pouco de exploração para pegar colecionáveis e desbloquear extras, cutscenes, ou até algumas seções meio tower defense, com uso de balistas.
O combate é baseado em combos, e quando o inimigo fica com pouca energia, pode-se acionar uma execução, que consiste em uma sequência de QTEs, que recompensa com mais ou menos pontos se realizada com sucesso. Pode-se escolher o destino desses pontos a qualquer momento da partida pelo D-PAD, e também há um menu onde pode-se evoluir a energia e outras habilidades.
Cada inimigo tem uma estratégia particular para se enfrentar, então enfrentar grupos é mais um exercício mental do que de habilidade manual. Há momentos que que o timing é bastante exigente, talvez sejam os momentos mais difíceis do jogo.
O jogo usa cutscenes pre-renderizadas, o que a princípio parece negativo e pouco usado nas gerações recentes. Mas isso é contornado quando se percebe que isso permite que as cenas sejam bem caprichadas na captura facial e labial - o que não passa batido nas cenas com os irmãos Commodus e Basilius, cujos atores capricharam bastante na interpretação, parecendo que a tecnologia os favorece em especial.
A história melhora conforme progride, complicando a guerra entre Roma e os bárbaros celtas, contexto em que o protagonista Nero busca vingar sua família, inserindo conflitos políticos internos e intervenção dos deuses. Das cenas que mais me marcaram, estão o a batalha aos pés do boneco de vime, toda a parte que se luta no coliseu, e a sequência final de Marius.
Grande mérito da história e dos gráficos também está na variedade de cenários. Mesmo locais revisitados voltam com apresentações diferentes.
A parte técnica da versão PC é bem discutível, mesmo com PCs mais robustos o jogo sofre com stutterings, e até jogadores que conseguem fazer o jogo utilizar mais do processador simplesmente abrindo o programa Origin. Mas nada que impossibilite a jogar.
O MP ainda não destrinchei, depois comento caso eu jogue.
RESUMO: um jogo claramente feito pra demonstrar o poder visual do início da geração e da engine da Crytek, mas que perde pontos no gameplay, e que exige uma certa insistência para se chegar aos momentos mais legais.
Fotos da jogatina, perdão pelo motion blur:






______________________ Assinatura ______________________
Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W
LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo