RETRO GAMES BRASILConectar-se

Compartilhe

descriptionHARVEST MOON - SNES

more_horiz
Harvest Moon é uma série de jogos de vídeo game, originalmente desenvolvida para Super Nintendo, pela empresa de jogos Natsume (japonesa) em 1997. Atualmente existem jogos dessa série para vários consoles, como Harvest Moon 64 para Nintendo 64 e Magical Melody para Game Cube.

Jogabilidade
O jogador comanda um jovem fazendeiro, o qual os pais deixaram na tarefa de administrar a fazenda de seu avô. Em um período de dois anos e meio, o jogador deve fazer plantações, colheitas, limpar a fazenda, se casar e, se possível, ter filhos. No fim do jogo, o número de boas ações que você fez na fazenda determina seu sucesso ou fracasso.

O jogador progride:

Preparando os campos. Antes de plantar, o terreno deve ser preparado, tirando ervas daninhas, pedras e restos de árvores do caminho. Depois disso, o jogador pode arar a terra para plantar;
Plantando. Vários vegetais podem ser plantados, para cada época do ano estão disponíveis certas sementes, como:nabo, cebola, batata, abacaxi, morango e etc… Todos devem ser regularmente regados, com exceção do feno;
Criando gado e galinhas. No jogo só se pode criar vacas e galinhas, que produzem leite e ovos. Os dois animais devem ser alimentados com feno e protegidos do frio, senão eles podem ficar doentes, e a vacina custa caro;
Aumentando o tamanho da fazenda. O jogador pode criar cercas cortando madeira, e assim aumentar o tamanho de sua fazenda;
Casando-se. Cinco garotas no jogo são potenciais esposas. O que vai influenciar na escolha é a quantidade de presentes, conversas e cumprimento de missões;
Tendo filhos.
Cada ano do jogo é dividido em quatro estações, de 30 dias cada, e o jogador tem um determinado tempo de cada dia, antes que ele anoiteça. Ele pode continuar jogando durante a noite, mas o dia só amanhecerá depois que ele dormir. O jogador começa com ferramentas básicas para se trabalhar na fazenda: regador, machado, enxada, foice, e marreta. Essas ferramentas podem ser melhoradas cumprindo-se certas quests, exceto um super regador, que pode ser comprado.

Existem três diferentes áreas aonde o jogador pode ir: sua fazenda, a vila local (com suas casas e lojas), e uma floresta local, onde vive o carpinteiro. Ao norte da floresta tem uma montanha. Legumes, ovos e leite podem ser colocados em uma caixa; às 5 p.m. de todos os dias vem um comerciante pegar os itens da caixa, e o pagamento sobre esses itens aparece creditado no dia seguinte. O jogador pode colocar na caixa ervas e frutas selvagens (coletados na floresta), para se vender.

Os vegetais podem ser plantados e colhidos durante primavera e verão (alguns só crescem na primavera, outros no verão), e a grama cresce em todas as estações, exceto no inverno, quando nada cresce. O celeiro e o galinheiro suportam doze de cada animal (vaca e galinha). A primeira vaca e primeira galinha devem ser compradas, as restantes ou podem ser compradas ou então podem nascer das que o jogador já possui. Os bezerros demoram um bom tempo para se tornarem adultos, já as galinhas ficam adultas em pouco tempo. Os dois animais podem ser vendidos ou utilizados para se produzir leite e ovos.

A casa pode ser aumentada duas vezes, pagando-se ao carpinteiro pelo serviço e tendo em estoque boa quantidade de peças de cerca. A chuva estraga as cercas de sua casa, tendo que ser substituídas. Quando o inverno acaba, muita da terra cultivada e das cercas estão destruídas. Nos jogos da série Harvest Moon as ações descritas acima tendem a ser repetitivas. Os vegetais plantados devem ser aguados todos os dias (deixar de aguá-los não irá os matar, mas fará com que demore mais para amadurecê-los), e os animais devem ser alimentados com feno todos os dias (o feno deve ser colocado em lugares específicos, e o número de porções deve ser igual ao número de animais).

As galinhas devem ser alimentadas para se produzir ovos. Já as vacas necessitam de um cuidado todo especial: além de se alimentá-las todos os dias, elas devem ser escovadas, acariciadas e ordenhadas todos os dias, para que elas produzam mais leite. Se a vaca não é alimentada, ela pode vir a ficar doente, e o remédio, como já foi dito, é muito caro. Algumas vezes ocorrem furacões, que matam os animais que estão para fora de seus lugares, e destroem cercas e plantações.

Alguns eventos especiais do jogo (alguns previamente agendados, que podem ser previstos com antecedência consultando-se a agenda localizada na igreja; outros não):

Festivais. Em certas datas, as pessoas da cidade se reúnem para fazer celebrações. Por exemplo o festival da colheita, o festival do ovo (páscoa) e festival da flor. Os festivais são importantes para se ganhar pontos de amor com as garotas;
Furacões. Durante o verão, pode-se passar um furacão pela fazenda, que destrói as plantações e cercas, além dos animais que ficaram para fora;
Terremoto. Além de causar as mesmas destruições que o furacão, ele está relacionado com um evento especial, onde o jogador ganha ferramentas mais potentes.
Pontuando
Existem vários finais, que serão decididos de acordo com os pontos que o jogador obteve durante o jogo. Ganham-se pontos:

Casando-se;
Tendo filhos;
Colhendo-se vegetais;
Adquirindo-se mais animais;
Tendo afeições pelos animais;
Deixando a fazenda em boas condições e bom tamanho.

Elementos do jogo
As garotas da cidade
(Versão para Nintendo!)
Como mencionado acima, elas são cinco jovens garotas, potenciais esposas do jogador. São elas:

Maria - Filha do prefeito, religiosa vive na igreja.
Eve - É a garçonete do bar local.
Nina - Vive na floricultura, odeia quem lhe dá flores colhidas na montanha, pois só ela pode colher.
Ann - Filha do dono da loja de ferramentas, e inventora.
Ellen- Filha da dona do restaurante.
Todas as Garotas tem seus gostos e preferências, o diário no quarto delas diz quanto ela gosta de você a partir do número de corações. No 5º você pode se casar.

Elas também aparecem na versão de Gamecube Harvest Moon: Magical Melody e no novo Harvest Moon Online.

Eventos especiais
Depois de um terremoto, o jogador pode conhecer os duendes da colheita (harvest sprites), que vivem em túneis debaixo da fazenda. Seu acesso até eles se dá por um poço (que estava tampado) que se abriu depois do terremoto. Esses duendes te darão algumas ferramentas novas;
Em um certo período do inverno, abre-se um caminho na floresta que anteriormente estava tampado. Usando-se o machado em um lago congelado deste local irá fazer despertar a "deusa da colheita", que lhe dará um machado especial;
Aos domingos aparece na cidade um mascate viajante, que comercializa produtos raros, que agradam as garotas;
Um evento especial acontecerá com o jogador em relação à garota que estiver mais atraída por ele. Esse evento fará com que a garota fique ainda mais atraída pelo jogador.

Curiosidades
Quando o jogo foi traduzido para o inglês (sua versão original era japonesa), todas as referências à bebidas alcoólicas foram traduzidas como "juice" (suco). O estranho é que esses "sucos" deixam o jogador bêbado;
Alguns elementos foram ocidentalizados, como a igreja, que passou a ter uma cruz. Mesmo assim, o jogo possui elementos relacionados à religião xintoísta, como a "Deusa da Colheita".

descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
o do snes compensa? to pensando em pegar pra minha respectiva

______________________ Assinatura ______________________

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
Adoro essa franquia. Gostaria muito de ver um jogo no da serie para PS3 ou um Ramake de algum dos classicos em HD na PSN.

descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
o do snes compensa? to pensando em pegar pra minha respectiva


Compensa sim, mas tem dois defeitos: é curto e não tem tanta coisa diferente assim para se fazer (provavelmente devido a limitações de memória do SNES). Minha avaliação para esse jogo é 8,0.

descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
review sem imagem é chato pra caraio . na boa

descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
bela empresa me fez lembrar o Kiki KaiKai - Nazo no Kuro Mantle




descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
Adoro essa série.
No Snes joguei pouco, mas gostei bastante.

descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
nem dá pra xingar alguém que usa avatar do x... mesmo que na próxima eu acabe fazendo ele engolir a pá

anyway, procurem a série RUNE FACTORY no DS... o traço é meio "cute" demais, mas é a mistura perfeita de harvest moon e rpg-ação.

fica fodão

descriptionRe: HARVEST MOON - SNES

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum