RETRO GAMES BRASILConectar-se

Homens que definiram a Nintendo

Compartilhe

descriptionHomens que definiram a Nintendo

more_horiz
Bom, diversas vezes eu falei aqui sobre como as políticas do Yamauchi definiram a empresa e de certa forma, ecoam ai até hoje. Apesar dele ser centralizador, e decidir a maioria das coisas sozinho, há outros personagens decisivos na história da Nintendo. No artigo de hoje, falaremos um pouco mais deles.

Hiroshi Imanishi

Considerado o braço direito de Hiroshi Yamauchi, era um dos mais cotados a assumir a presidência da Nintendo. Imanishi foi o mais influente diretor, para que a Nintendo entrasse no ramo de jogos eletrônicos. Ele explicou a Yamauchi a necessidade da Nintendo ser auto suficiente, fazendo seus consoles de maneira que se integrassem com o software(jogos), para proporcionar algo único e fora do padrão.

Muitas políticas de licenciamento, negociação de exclusividades, as finanças e o planejamento da Nintendo, ficaram a cargo de Imanishi.

Quando a Nintendo decidiu entrar no ramo de consoles, Imanishi foi o responsável pela criação do departamento de pesquisa e desenvolvimento chamado "Jogos".

Então, Yamauchi contratou Gunpei Yokoi(criador do gameboy) e sob a supervisão de Imanishi, eles criariam produtos visando as festas de fim de ano. Então, é aqui que as coisas começam a acontecer. Imanishi dava total liberdade criativa para Gunpei Yokoi, e sob sua supervisão, mais dois funcionários se juntaram ao time: Masayuki Uemura e Genyo Takeda.

Em maio de 1975, Imanishi foi nomeado para chefiar o Departamento de Assuntos Gerais, onde supervisionou o negócio de licenciamento de desenvolvedores de terceiros, tratando de assuntos judiciais e gerenciamento de informações públicas.

Imanishi e o presidente Yamauchi, tinham sua própria maneira de olhar o mundo e lidar com situações diferentes. Esta é, provavelmente uma das razões na qual Yamauchi contratou Imanishi - para compensar as coisas que ele não tinha. Yamauchi era muito formal e obcecado com detalhes.

Imanishi, por outro lado, era muito mais descontraído na maneira como ele lidava com as coisas. Apesar de suas diferenças, Yamauchi ficou impressionado o suficiente pela inteligência e opiniões dele, e basicamente Imanishi se tornou o segundo no comando da Nintendo e falava em nome de Yamauchi e da Nintendo, ao longo de sua carreira.

Imanishi tem impacto na Nintendo, quase ao mesmo nível de Yamauchi. Em junho de 1994 , ele era o chefe de relações públicas da Nintendo e atuou como um porta-voz da empresa.

Muitos especulavam que Imanishi seria o primeiro da lista para substituir Yamauchi na sua aposentadoria. Imanishi comentou o seguinte: "Eu sou melhor servindo o presidente."

Não se pode negar, Yamauchi teve muita sorte de ter Imanishi ao seu lado.

Com a saída de Yamauchi da presidência da Nintendo Co.Ltd. fez Imanishi desejar sua aposentadoria. E em 27 de junho de 2002, ele se aposentou.

Gunpei Yokoi

Vou apresentar Gunpei Yokoi a vocês, da seguinte maneira:

Criador do Game Watch, Gameboy, Metroid e Kid Icarus. Foi o responsável pelo primeiro sucesso da Nintendo, o Ultra Hand. Yamauchi pediu que ele criasse, em 1970 algum produto para o Natal. Em apenas um dia, Yokoi mostrou uma nova ideia a Yamauchi:

O Ultra Hand, um brinquedo que era um braço extensível designado para a diversão. A Ultra Hand foi um enorme sucesso vendendo 1.2 milhão de unidades.

Yokoi desenvolveu também vários outros brinquedos, durante a era de brinquedos da Nintendo, incluindo o quebra-cabeça Ten Billion Barrel, uma maquina de arremessar bolas de baseball chamada Ultra Machine, um Love Tester.

Outra invenção dele, com a colaboração de Masayuki Uemoura da
Sharp, foi o conjunto do jogos com a Nintendo Gun, o Precursor da Nes Zapper.

Yokoi, também foi o responsável por supervisionar, e treinar o lendário designer de jogos Shigeru Miyamoto, durante a produção de Donkey Kong.
Era responsável pelas maquinas de fliperama e jogos criados pela Nintendo no seu inicio. Graças a sua criação, o Game Watch, e o Gameboy o faturamento da Nintendo foi as alturas.

O Sucesso de suas criações foram determinantes para a Nintendo. Entretanto, nem tudo são flores. Ele foi o criador do Virtual Boy, o maior fracasso da Nintendo. Yokoi pediu demissão da Nintendo, sentindo-se culpado pelo fracasso do aparelho.

Um ano depois do Virtual Boy (1996), Yokoi morreu em um acidente de automóvel.

Minoru Arakawa

Genro de Hiroshi Yamauchi e fundador da NOA. Graças a ele, muitas empresas ocidentais foram criadas, e hoje, produzem/produziam jogos exclusivamente para Nintendo.

É considerado o maior responsável pelo sucesso da empresa no ocidente.

Quando Donkey Kong explodiu, e fez sucesso, varias empresas queriam comprar o jogo. Yamauchi deixou a decisão nas mãos de Arakawa, e ele decidiu não vender o jogo por acreditar em um sucesso a longo prazo.

Ele e Howard Lincoln formaram a melhor administração da NOA em anos, e tornaram a empresa auto suficiente na america. Arakawa sabia da importância da Nintendo cobrir gêneros de jogos que ela não fazia, como esportes. Graças a ele, empresas como a Rare e a Retro studios, existem.

Se quiserem saber mais detalhadamente todas as suas conquistas, vejam nesse tópico: http://www.retrogamesbrasil.com/t24418-artigos-traduzidos-howard-lincoln-kicking-ass-before-reggie-came-along

Shigeru Miyamoto

Realmente é preciso dizer alguma coisa sobre esse senhor? Mas se você ai, não sabe, vamos la.

Shigeru é um designer e produtor de jogos eletrônicos japonês. Ele é mais conhecido pela criação de algumas das mais bem-sucedidas franquias de jogos eletrônicos, como Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox, F-Zero, Pikmin e a série Wii. Ele é uma das personalidades do mundo dos jogos mais idolatradas no Japão e no Ocidente.

Graças a todos esses jogos de sucesso, a Nintendo explodiu e se tornou uma das maiores produtoras de jogos do mundo. Miyamoto foi contratado pela Nintendo, a pedido de seu pai, que era amigo de Yamauchi. Após o fracasso de Radar Scope na america, a Nintendo precisava, rapidamente de outro jogo, ou ela fecharia as portas nos EUA.

Yamauchi chamou o então novato Miyamoto, e teve uma conversa, para saber suas ideias sobre jogos, produções e etc. Após ouvir tudo que ele tinha para dizer, Yamauchi deu liberdade e investiu dinheiro para garantir a nova criação.

O jogo? Donkey Kong. Passando por cima da desconfiança da NOA, que não queria nem tentar o jogo, sob ordem direta de Hiroshi Yamauchi, Donkey Kong foi distribuído em diversos fliperamas nos EUA sendo um sucesso absoluto, Miyamoto adquiriu status de grande desenvolvedor, abaixo apenas de Gunpei Yokoi.

Quando esse saiu da empresa, Miyamoto ocupou o posto de maior desenvolvedor de jogos da Nintendo. Portanto, se hoje você joga Zelda, Pikmin, Mario, Star Fox, F-zero, entre outros, saiba que esse senhor é o responsável por isso.

Todas essas pessoas acima, foram diretamente responsáveis, por cada passo da Nintendo, até os dias atuais. Hiroshi Yamauchi foi muito corajoso e inteligente por cercar-se de todos eles, além de dar liberdade e acreditar em suas ideias.

Hoje em dia, pouco conhecemos da administração da Nintendo. Fica faltando, talvez, alguém que acredite em novos talentos e consiga a renovação tão necessária pra Nintendo. Esperemos, que não demore muito para esses novos passos.

Texto por Guitto - RetrogamesBrasil

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

descriptionRe: Homens que definiram a Nintendo

more_horiz
Galera, não revisei o texto, qualquer erro, me avisem.

Panela dos sulistas.

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

more_horiz
Marcando pra ler com afinco e lembrei de um episódio na semana passada; um ilustrador daqui do trampo se lembrou de ter um mini-game da Nintendo antigo, com duas telas... claro que já associei com o Game & Watch, mas eu achei que era alguma versão pirata, sei lá, o cara ter uma coisa dessa até hoje.

Enfim, no dia seguinte o cara me aparece com um Game & Watch original do Donkey Kong! O estado estava mais ou menos, já que o cara não é colecionador. Mas o foda é que funcionava, ele comprou baterias novas e foi de boas. Essa foto de baixo não é a do cara, peguei na net. Depois eu posto a versão que joguei mesmo.

O legal é ver o quanto o game já era meio cascudo naquela época.

Sobre o tópico, já sei que é 5 estrelas.  8)

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA DOS AVATARES FUMANTES
PANELA DOS BOLACHA MASTER RACE
PANELA ITALIANOS FASCISTAS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010
PANELA THE LAST OF US FORUM EDITION

Santo André - Paulistarum Terra Mater

more_horiz
bom texto

dá dó do gunpei, fez coisas fodas mas acabou de maneira trágica e em declínio

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

more_horiz
@Antonio Neto escreveu:
bom texto

Terminei de ler o texto todo agora e eu ia postar exatamente isto; o fim do cara foi triste demais.  :bye: 

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010

more_horiz
O Guitto vai me xingar, mas eu leio esses textos sobre a Nintendo antiga, sua ascensão e tudo mais... e apesar de adoras toda a história e suas lembranças, chego a ficar meio triste.

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010

more_horiz
Tem uma imagem ali n aparecendo.

No mais.

more_horiz
@Antonio Neto escreveu:
bom texto

Eu sempre fico pensando, se o Gunpei tivesse ficado na Nintendo. Ele era a vertente mais hardcore na empresa, ja que ele criou dois jogos fodas, Kid Icarus e Metroid.

@Henrico D. Santo escreveu:
O Guitto vai me xingar, mas eu leio esses textos sobre a Nintendo antiga, sua ascensão e tudo mais... e apesar de adoras toda a história e suas lembranças, chego a ficar meio triste.

Cara, eu escrevo ja ficando triste. Comparado a hoje, nem parece a mesma empresa...

Panela dos sulistas.

more_horiz
Só me fodi com essa de "my body is ready".   

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010

more_horiz

Tamo junto.

Panela dos sulistas.

more_horiz
@Guitto escreveu:

Cara, eu escrevo ja ficando triste. Comparado a hoje, nem parece a mesma empresa...

@Guitto escreveu:

Tamo junto.

ME ABRASSA PORRA!

Mas aqui no tópico não é pra ficar triste mesmo, bora desenterrar essa história foda que a Nintendo escreveu. Vou até reler o tópico do Yamauchi.  Sorriso 

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010

more_horiz
Marcando pra ler com afinco e lembrei de um episódio na semana passada; um ilustrador daqui do trampo se lembrou de ter um mini-game da Nintendo antigo, com duas telas... claro que já associei com o Game & Watch, mas eu achei que era alguma versão pirata, sei lá, o cara ter uma coisa dessa até hoje.

Enfim, no dia seguinte o cara me aparece com um Game & Watch original do Donkey Kong! O estado estava mais ou menos, já que o cara não é colecionador. Mas o foda é que funcionava, ele comprou baterias novas e foi de boas. Essa foto de baixo não é a do cara, peguei na net. Depois eu posto a versão que joguei mesmo.

Compra do cara, antes que ele venda por R$10,00 ou jogue fora!!!

:k360: LIVE: xboxcaixaxbox :snes: PSN: Bakdot :ps3:
:pc: Steam: Leinad_Bakdot - Quad Q9550 + 4GB DDR2 Corsair + Ati  5450 :wii:

COMPRAS-VENDAS-TROCAS - RECOMENDAÇÕES

more_horiz
Excelente o texto, como sempre.
Leitura flui naturalmente.

E eu também sempre fico com um gostinho "amargo", uma tristeza lendo sobre um passado glorioso.
Concordo com todas as conclusões do Guitto.
Falta coragem, sangue novo, e me arrisco a dizer, competência.

:k360: LIVE: xboxcaixaxbox :snes: PSN: Bakdot :ps3:
:pc: Steam: Leinad_Bakdot - Quad Q9550 + 4GB DDR2 Corsair + Ati  5450 :wii:

COMPRAS-VENDAS-TROCAS - RECOMENDAÇÕES

more_horiz
@Leinad escreveu:

Compra do cara, antes que ele venda por R$10,00 ou jogue fora!!!

E você acha que eu não fiz uma oferta? Ele não quer vender mesmo, é lembrança da infância dele, por isso ele guarda até hoje.

Mas eu já avisei ele sobre preços e tudo mais, que apesar do estado não ser novo ou perfeito, que ele tem na mão um maravilhoso item retrogame.

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010

more_horiz
@Leinad escreveu:
Excelente o texto, como sempre.
Leitura flui naturalmente.

E eu também sempre fico com um gostinho "amargo", uma tristeza lendo sobre um passado glorioso.
Concordo com todas as conclusões do Guitto.
Falta coragem, sangue novo, e me arrisco a dizer, competência.

Minha impressão é que tanta glória e tempos de vacas gordas tenham acomodado a Nintendo. Não estou dizendo que ela tem relaxado em seus produtos, se formos ver de perto, os seus games ainda mantêm uma qualidade sem igual. O problema mesmo foi o mercado, que foi mudando e moldando conforme o tempo foi passando e a Nintendo não soube seguir o ritmo. E o ritmo dela, atualmente se comparando com todo o mercado, é lento.

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010

more_horiz
Permissão deste fórum: