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Segue aqui um pequeno texto sobre gêneros e tecnologias do mundo dos games.

Vale lembrar que todo gênero nasce aos poucos, com seu conceito básico trazido por um título em especial. Mas, aos poucos, outros jogos vão aprofundando a idéia, trazendo elementos que redefinem o gênero. Não há gênero definido por apenas um jogo. Todos são criação de uma combinação de elementos que acontece aos poucos.






PLATAFORMA

Frogs, um jogo de arcade lançado pela Gremlin em 1978, foi o primeiro jogo a trazer um personagem que pulava. Mas os jogadores não controlavam a direção do pulo, nem era possível pular entre as plataformas, apenas fazer o personagem trocar de plataforma.

Em Space Panic, de 1980, o personagem não pulava, não caía, mas podia subir escadas e mudar de andar/nível.

Donkey Kong, pela Nintendo em 1981, foi o primeiro jogo a trazer um personagem que pulava obstáculos e buracos, sendo o primeiro jogo plataforma de fato.



Frogs




Space Panic




Donkey Kong









FPS

O conceito nasceu em Maze War, de 1973, e em 1974 com Spasim. O gênero fixou seus conceitos em 1987, com MIDI Maze para o Atari ST, um dos primeiros jogos multiplayer e também saiu nos consoles. O gênero deslanchou em 1992 com Wolfenstein 3D, que é creditado como o jogo que popularizou e redefiniu o gênero.

Maze War tinha uma jogabilidade muito engessada, o jogo não dava liberdade plena para se andar nos cenários, assim como em muitos RPGs antigos em primeira pessoa.

Spasim usava apenas vetores e não era um `humano´, mas sim uma nave o personagem controlado, aproximando o jogo mais de um simulador.



Maze War




Spasim




MIDI Maze









CORRIDA

O jogo Gran Trak 10, da Atari em 1974, é considerado como criador do gênero. Gran Trak 10 traz uma visão aérea da pista onde o jogador corre por pontos, não competindo com ninguém. Night Racer, da Micronetics em 1977, extendeu o gênero para a terceira dimensão trazendo postes ao lado da pista. Não se via a estrada ou o carro. Assim como em Gran Trak 10, corria-se contra o tempo. Turbo (1981) da Sega foi o primeiro jogo a trazer uma perspectiva em terceira pessoa e visão traseira.

O verdadeiro jogo de corrida nasceu em 1982 pela Namco com o jogo Pole Position. O jogador competia contra carros com IA e contra o tempo, e também foi o primeiro jogo a ser baseado numa posta real, além de padronizar a visão no gênero.

Em 1986, Sega produziu Out Run, um dos jogos com gráficos mais impressionantes de sua época. Em 1987, Namco produziu Final Lap, o primeiro arcade a permitir várias máquinas linkadas. O criador Yu Suzuki considera Out Run um jogo de passeio, uma vez que não há adversários na pista.



Gran Trak 10




Night Racer




TURBO




Pole Position




Out Run




Final Lap









LUTA (VS., ROUNDS, 1x1)

Heavyweight Champ trouxe o primeiro jogo de boxe em 1976, mas foi Karate Champ e The Way of the Exploding Fist que popularizaram os jogos de artes marciais um contra um em 1984 e 1985 respectivamente.

Também em 1985, Yie Ar Kung Fu trouxe oponentes com diferentes estilos de luta, enquanto em 1987 Street Fighter trouxe golpes secretos especiais.

Heavy Weight Championship





Karate Champ




The Way Of the Exploding Fist




Yie Ar Kungfu




Street Fighter









BEAT´EM UP

O gênero se baseia em enfrentar um grande número de inimigos, muitos ao mesmo tempo, passando por fases.

O primeiro jogo com o conceito beat 'em up foi Kung-Fu Master, de 1984, porém era muito simples nos golpes e movimentação. Em 1986, Renegade trouxe a jogabilidade 3D, o clima urbano e marginal além do tema `vingança´, elementos usados até hoje no gênero.

Em 1987 o jogo Double Dragon trouxe o modo cooperativo em 2 pessoas. Em 1989, a Sega lança Golden Axe, e a Capcom lança Final Fight, que elevou o gênero a um outro nível técnico.



Kung Fu Master




Renegade




Double Dragon




Golden Axe




Final Fight









ATORES DIGITALIZADOS

O jogo Journey, de 1983, usava os rostos dos membros da banda Journey. Mas foi com Pit-Fighter, em 1990, que se usou atores digitalizados para criar sprites inteiras. A imagem do personagem é realmente o que foi captado pela câmera, e não algo redesenhado. A técnica também foi usada em jogos como Mortal Kombat e NBA Jam.



Journey




Pit Fighter




Mortal Kombat

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descriptionRe: Pioneiros

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É seu o texto? Muito bom e muito interessante!
Lembro a primeira vez que vi Pit Fighter, no Playcenter em 1991...cara, era inacreditável!

descriptionRe: Pioneiros

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sim crude, valeu.

fiz faz tempo no LOL, aproveitei e portei pra ca.

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descriptionRe: Pioneiros

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Depois vou ler com calma! Ótimo tópico!

descriptionRe: Pioneiros

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Ótimo tópico. Parabéns.
e fiquei com vontade de jogar TURBO da Sega... só saiu para arcade?

descriptionRe: Pioneiros

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@Grau Hut escreveu:
e fiquei com vontade de jogar TURBO da Sega... só saiu para arcade?


ia sair pra atari 2600 pela Coleco, mas o programador chefe tava andando de bike, foi atropelado por um motorista bebado, dai ferrou todo o prazo de entrega, forçando a empresa a cancelar o projeto quase pronto.

em 2006 um outro programador da coleco achou o que estava pronto do jogo, uns 80% pronto, no porao.

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descriptionRe: Pioneiros

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Puxa, bateu uma nostalgia monstra agora.

84, 85... meu pai me levava num fliper do centrão lá pertinho de casa pra jogar Pole Position. A musiquinha não sai da minha cabeça. Comprei o Namco Collection de ps1 só pra jogar ele, espetáculo.

descriptionRe: Pioneiros

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Muito foda, Neto!
Li por cima, mas já vi que ta animal.... vou ler inteiro com calma jaja.

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descriptionRe: Pioneiros

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Os pioneiros sempre manjando, manjação com testoterona! kkkkkkkkkkkkkkkkk 
awesome  :Loloriginal:

descriptionRe: Pioneiros

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