Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 14 Nov 2013, 15:35

A Nintendo é uma empresa que trouxe alegria a milhões de pessoas ao longo de mais de um século. E, na maior parte do tempo, ela foi comandada por um homem que nunca pareceu sorrir.

Atualmente Hiroshi Yamauchi não é mais tão comentado. Hoje marca uma década inteira desde que sua aposentadoria foi anunciada - há dez anos ele deixou o cargo de presidente da Nintendo, e Satoru Iwata e assumiu o comando. Ele, saiu dos holofotes. É compreensível, então, que pouco se ouve falar dele.

Mas o seu legado ainda vive. Extremamente severo, mal-humorado, a liderança mão de ferro que definiu seu reinado ainda define a Nintendo que conhecemos hoje. Essa atitude. Essa aura de intimidação que parecia encobrir o homem ainda está aqui. Ecoando. Reverberando através do tempo. E as decisões que ele tomou, as apostas que ele fez, definiu a sua empresa no caminho do sucesso que ele ainda está desfrutando aqui em 2012, 85 anos após o seu nascimento.

Agora, não tenha uma idéia errada - isso não é um elogio. Hiroshi ainda está vivo e bem. Ainda é um acionista da Nintendo ativo, segurando uma participação de 10% na empresa que faz dele um dos homens mais ricos vivos no planeta hoje. Esse é um texto, para os leitores entenderem o homem que fez da Nintendo o que ela é hoje.
E, talvez, para oferecer-lhe algumas idéias que você pode nunca ter ouvido antes.


O Início



O pai de Hiroshi saiu de sua casa, e fugiu da familia, quando ele ainda tinha 5 anos. Este homem, que viria a trazer essa felicidade para a infância de outros, foi negado de qualquer alegria na sua infancia, se perguntando se ele era mesmo digno de amor.
Não deve ser nenhuma surpresa saber, então, que a educação que se seguiu foi marcada por ressentimento e rebeldia. Hiroshi foi levado e criado por seus avós - sua mãe sucumbiu à vergonha de seu casamento falido, e tambem o deixou para sua avó Tei, e seu avô Sekiryo Yamauchi, que era muito rigoroso. Insensível. Profissional.
Sekiryo Yamauchi, na época, era o segundo presidente da Nintendo.

Você sabe hoje que Hiroshi foi o terceiro - ou não estaríamos aqui falando sobre ele. O que você talvez não saiba é que ele não tinha vontade de aceitar o trabalho. Ele tinha suas próprias idéias sobre o que seria o seu futuro - o primeiro dos sonhos era ser um soldado.

A Segunda Guerra Mundial começou quando Hiroshi era apenas um garoto, mas ele se tornou um adolescente antes de sua conclusão e procurou se alistar. No entanto ele foi proibido por seus avós. Provavelmente com razão, considerando sua idade e como a guerra terminou. Mas ja era a primeira negação de uma de suas ambiçoes.

Anos mais tarde, Hiroshi viu-se em um novo caminho para sua vida: matriculado em uma universidade de prestígio como estudante de direito, com aspirações de uma carreira jurídica. Mas este sonho, também, foi interrompido - quando a saúde de seu avô falhou e ele forçou Hiroshi a assumir os negócios da família. Para uma nova etapa de sua vida.

Para tornar-se o presidente da Nintendo.

Ele nunca foi o que ele queria ser. Mas, uma vez lá, o jovem - e sua nova empresa - deveriam prosperar.



Assumindo o controle da Nintendo



Hiroshi tomou as rédeas da Nintendo em 1949 e imediatamente limpou a casa, demitindo funcionarios e cortando gastos. Em seus primeiros anos, foi extremamente severo, e deu passos decisivos para afirmar sua autoridade absoluta e lançou as bases para um mandato que duraria por mais de meio século - ocupou o cargo até 2002. Queimando todos que fossem uma ameaça para ele, e firmemente redirecionando o foco da empresa, o homem que tinha perdido sua juventude finalmente teve uma posição de poder, onde poderia desabafar toda raiva acumulada, entrou totalmente na sua vida adulta.

É neste ponto em que a Nintendo que conhecemos começou a tomar forma. A fabricação de cartas era a unica atividade da empresa quando Hiroshi assumiu, e essa indústria já havia mantido Nintendo ativa por 50 anos - tendo sido fundada por volta de 1889 - o novo presidente sabia que baralhos Hanafuda e poker, não seriam o suficiente para mante-los relevantes a longo prazo. Yamauchi começou a expandir agressivamente os negócios, procurando novos caminhos e novas oportunidades para a Nintendo seguir.

A nintendo costumava fazer cartas como essas.


Yamauchi Toy Story

Dez anos depois de Hiroshi Yamauchi se tornar presidente da Nintendo, ele fez sua primeira grande jogada, que definiria a empresa, para tornar-se o rolo compressor dos vídeo games que é hoje. Ele fechou um acordo com a empresa de Walt Disney, para o licenciamento de personagens famosos como Mickey Mouse, para imprimir uma nova linha de cartas com foco para crianças. A Nintendo teve por décadas, suas vendas em cartas com foco para adultos, mas o alvo em crianças, e a obtenção de produtos nas lojas de brinquedos do Japão elevou o faturamento da empresa as alturas.

Hiroshi reconhecia uma coisa boa quando a via, e ele imediatamente tomou medidas para realinhar toda a empresa. Nintendo deixou para trás seus outros negocios(como moteis) e mudou-se para uma nova identidade, uma empresa exclusivamente de entretenimento para o publico infantil.


Gunpei Yokoi, o criador do Game boy, e um dos primeiros designers da Nintendo.

A Imparável e Invencivel Nintendo!



Hiroshi Yamauchi já tinha quase 50 anos de idade no momento em que a Atari criou seu primeiro vídeo game, Pong. A Tecnologia foi rapidamente superando qualquer coisa que ele já tinha imaginado em sua própria infância, e ainda assim ele continuou exibindo um conhecimento instintivo sobre o que as crianças mais gostariam nessa nova era. Ele tinha confiança na Nintendo, e em jogos de vídeo game - foi ai que desenhou um acordo para fabricar e distribuir máquinas Pong para o mercado japonês.

Não demorou muito tempo para que, o presidente reconhecesse a necessidade da Nintendo criar os seus próprios jogos, e durante todo o resto dos anos 70, você pode ver a versão moderna da empresa finalmente tomar forma.

Com cerca de 30 anos em seu mandato como presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi viu-se levando uma fabricante de cartas, para se tornar na empresa que iria revolucionar as novas mídias de jogos de vídeo game.
Quase todas as decisões feitas por Hiroshi a partir do início da década de 80, até sua aposentadoria há 10 anos, foi fundamental, em trazer a Nintendo para a posição de líder de mercado, que é hoje - qualquer uma dessas decisoes foi crucial o suficiente para escrever um artigo inteiro. Como estamos olhando para sua vida, apenas, vamos falar de alguns dos pontos mais altos.

Mario: Provavelmente não existiria sem Hiroshi Yamauchi.
Hiroshi estabeleceu uma estrutura fundamental de desenvolvimento para jogos da Nintendo, dividindo seus funcionários em equipes separadas - R & D1, D2 e R & R & D3 em primeiro lugar, seguindo essa ideia nos anos posteriores. Organizar os trabalhadores deste modo não parece ser uma ideia tão revolucionária, mas o que ele fez depois, é que foi muito eficiente - ele incendiou os times uns contra os outros. Cada equipe estava em constante competição, uns contra os outros, trabalhando incansavelmente para criar novos jogos que agradariam aos olhos de Yamauchi, que lidava com os times, na mão de ferro. Seus padrões eram ferozmente restritos. Se ele viu algo que não gostou, ele mataria um mês de projeto em desenvolvimento com uma única frase.

Ter a sua admiração era um premio raro de conquistar. Se alguma vez o presidente Yamauchi elogiasse um pedaço de trabalho, isso encorajaria um funcionário a dar seu melhor nos próximos meses.

Hiroshi Yamauchi foi um cultivador de talentos, capaz de ver um pedaço de brilho em uma mente jovem e inexperiente, e atraves de um desafio, aparentemente impossível, para um garoto, chamado Shigeru Miyamoto, deu-lhe a tarefa, que levaria à criação de Donkey Kong, colocando-o no caminho de se tornar o lendário designer de jogos que conhecemos hoje.

Yamauchi supervisionou o desenvolvimento do NES, ditando suas características e fazendo promessas incrivelmente ousadas para as empresas que fabricavam os seus componentes, arriscando as finanças da empresa, o que poderia levar a Nintendo facilmente a falencia.

No entanto, todos sabem, o NES foi um sucesso e salvou a industria do crash em que se encontrava. Por sua impetuosidade e pela posição numero 1 do mercado que o NES atingiu, Hiroshi Yamauchi se tornou algo como um "rei intocável" sentado em um trono de milhões e milhões de dólares. Apenas thirds licenciadas poderiam vir até ele, para pedir o direito de fazer jogos para a sua máquina, e ele elaborou os negócios de forma tão hermética que a Nintendo faria grandes lucros, mesmo se os jogos de uma third não conseguissem vender.

Ele - ou melhor, sua empresa - era imparável.


A transição



Hiroshi Yamauchi continuou a desfrutar dos sucessos da era 8bits e levou seu modelo de negocios para a era 16 bits, agora com o Super Nintendo, e em seguida, através do ciclo de vida do Nintendo 64 e, finalmente, para o lançamento do GameCube.
O homem ja tinha 75 anos de idade, em 2002, e embora, sua idade - talvez combinado com o fato de que a Nintendo tinha sido ultrapassada pela Sony na década de 90 - finalmente encorajou-o a desistir do emprego que ele tinha realizado há mais de meio século. Yamauchi aceitou a aposentadoria, e Satoru Iwata foi nomeado seu sucessor.

Yamauchi se aposentou durante a era Gamecube.
Bem ... não exatamente. Você acha que esse teimoso, cabeça-dura iria tranquilamente para a cama a noite? Não, Hiroshi manteve-se ativo nos assuntos da Nintendo por anos depois, por meio de uma posição de presidente, e veio, com a idéia de duas telas para o Nintendo DS para finalmente deixar o cargo. Ele ainda manteve o seu espírito de luta vivo com frases selvagens, dizendo coisas como: "Se o DS tiver êxito, vamos subir para o céu, mas se ele falhar, vamos afundar para o inferno."

Se alguma vez houve um na indústria de jogos de vídeo, Hiroshi Yamauchi foi - e ainda é - um homem de extremos. Um homem cuja própria satisfação sempre parecia estar além do alcance, e assim ele levou uma empresa, que fez a alegria de milhões de pessoas. Este ano marca 10 anos desde que ele se aposentou, sim. Ela também marca 80 anos desde que seu pai fugiu e o deixou. Seria de esperar, que se o Sr. Yamauchi está refletindo sobre as suas realizações, ele reconhece que a redenção está no fato de que ele tinha um trabalho a fazer: trazer a todos nos, apenas um sorriso.


Frases:


"-Eu acho que a indústria de games está amadurecendo de uma maneira diferente, para a qual eu imaginava"

"-A indústria está exibindo alguns aspectos de crise, como nos anos 80"

"-Os jogadores não querem apenas belos gráficos, sons e histórias épicas"

"-Nós não podemos garantir jogos interessantes e divertidos apenas usando a melhor tecnologia e aumentando as funções das máquinas, mas os fabricantes têm muito dinheiro, por isso não vai parar de fazer esse tipo de jogo"

"-As pessoas que falam sobre a "próxima geração" de consoles são pessoas que não conhecem nada de jogos"

Hiroshi Yamachi é creditado em mais de 211 games da Nintendo, com personagens de grande sucesso entre eles: Mario, Zelda, Fox McCloud, Kirby, Samus, Ganon, Link, Pit(kid icarus), Luigi...etc

Um raro video de uma entrevista dele, sobre o Nintendo 64. Somente em japones, mas mesmo assim, recomendo assistir, ele aparece jogando N64 em uma tv de 50 polegadas, bem legal:

Fonte de pesquisa:

IGN, Nintendo history, Nintendo Wiki.






Última edição por Guitto em Qua 07 Mar 2018, 22:18, editado 1 vez(es)

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 14 Nov 2013, 15:39
Repostando, o antigo se perdeu na mudança do fórum.

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Bonatti
Moderador
Moderador
Mensagens : 41562
RetroPontos : 22127
Data de inscrição : 23/07/2010
Idade : 28
Localização : São Paulo
http://www.facebook.com/profile.php?id=1274665507

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qua 20 Nov 2013, 13:37
Gênio!

______________________ Assinatura ______________________

PANELA DOS AVATARES FUMANTES

http://www.drinknplay.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios:
Sony LED 40EX705

Playstation 4
PSN: GBonatti


Xbox 360 Slim HD 250GB
Gametag: GBonatti


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 970
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color


Twitter: G_Bonatti

RAPTR:
Spoiler:
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 13 Fev 2014, 15:52
Kaneda, da uma ajuda com esse aqui:


______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Leinad
Admin
Admin
Mensagens : 30464
RetroPontos : 10142
Data de inscrição : 19/07/2010
Idade : 33
Localização : São Paulo

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 13 Fev 2014, 17:09
Esse texto é sensacional, parabéns Guitto.

______________________ Assinatura ______________________


:k360: LIVE: xboxcaixaxbox :snes: PSN: Bakdot :ps3:
:pc: Steam: Leinad_Bakdot - Quad Q9550 + 4GB DDR2 Corsair + Ati  5450 :wii:

COMPRAS-VENDAS-TROCAS - RECOMENDAÇÕES

avatar
Bonatti
Moderador
Moderador
Mensagens : 41562
RetroPontos : 22127
Data de inscrição : 23/07/2010
Idade : 28
Localização : São Paulo
http://www.facebook.com/profile.php?id=1274665507

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 13 Fev 2014, 18:26
Guitto escreveu:Kaneda, da uma ajuda com esse aqui:


CADE A TRADUÇÃO?!?!?!
KANEDA? CHOKKO? PUTZ?!?!?!

CARALHO, É A ÚNICA CHANCE QUE VOCÊS TEM DE TORNAREM ESSE LIXO QUE VOCÊS ESTUDA ÚTIL PORRA, APROVEITEM!

______________________ Assinatura ______________________

PANELA DOS AVATARES FUMANTES

http://www.drinknplay.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios:
Sony LED 40EX705

Playstation 4
PSN: GBonatti


Xbox 360 Slim HD 250GB
Gametag: GBonatti


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 970
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color


Twitter: G_Bonatti

RAPTR:
Spoiler:
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 13 Fev 2014, 19:11
Leinad escreveu:Esse texto é sensacional, parabéns Guitto.

Valeu, Leinad.

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Kaneda
Lenda Urbana
Lenda Urbana
Mensagens : 26232
RetroPontos : 6220
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 32
Localização : Rio de janeiro

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 13 Fev 2014, 21:52
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:Kaneda, da uma ajuda com esse aqui:


CADE A TRADUÇÃO?!?!?!
KANEDA? CHOKKO? PUTZ?!?!?!

CARALHO, É A ÚNICA CHANCE QUE VOCÊS TEM DE TORNAREM ESSE LIXO QUE VOCÊS ESTUDA ÚTIL PORRA, APROVEITEM!

17 a 20 minutos e o teste do mario 64. O deus estava vendo os users tester do jogo. O jogo teve 5 anos de producao.
avatar
Kaneda
Lenda Urbana
Lenda Urbana
Mensagens : 26232
RetroPontos : 6220
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 32
Localização : Rio de janeiro

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 13 Fev 2014, 21:57
1 a 3 minutos. Historia da nintendo, das falhas do baralho ao sucesso nos brinquedos e enfim a redencao com os games. Mostrou que vendeu pra caralho com o gameboy e o snes.
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Seg 24 Fev 2014, 22:02
Kaneda escreveu:1 a 3 minutos. Historia da nintendo, das falhas do baralho ao sucesso nos brinquedos e enfim a redencao com os games. Mostrou que vendeu pra caralho com o gameboy e o snes.

Yamauchi era um gênio. Não vai existir outro igual.

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Kaneda
Lenda Urbana
Lenda Urbana
Mensagens : 26232
RetroPontos : 6220
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 32
Localização : Rio de janeiro

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Seg 24 Fev 2014, 22:03
O que eu entendi por alto é que o cara se dedicava 120% e nunca estava bom, nunca.
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Seg 24 Fev 2014, 22:04
Kaneda escreveu:O que eu entendi por alto é que o cara se dedicava 120% e nunca estava bom, nunca.

ISSO é foda no Yamauchi. Ou era...
Iwata vive pedindo desculpas. Acho que o Yamauchi nunca fez isso. Pelo contrario. E é esse tipo de coisa que faz A DIFERENÇA em um administrador foda e um qualquer.

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
Rorian
Amador
Amador
Mensagens : 23
RetroPontos : 1568
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 34
Localização : Paranaguá

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Seg 24 Fev 2014, 22:55
muito bom, esse senhor faz falta
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 26 Jun 2014, 22:47
Enfim, uma foto do Yamauchi quando era jovem:



______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Andore
Medio-Retro
Medio-Retro
Mensagens : 1403
RetroPontos : 2694
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 30

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qui 26 Jun 2014, 23:37
Guitto escreveu:Enfim, uma foto do Yamauchi quando era jovem:


 :caraio: :caraio: :caraio: 
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qua 01 Abr 2015, 14:58
Fui ver isso só hoje. Mas é muito foda!

www.polygon.com/2013/9/21/4753728/hip-tanaka-remixes-super-mario-land-metroid-themes-hiroshi-yamauchi

As musicas pra quem quiser ouvir:

1- https://soundcloud.com/hip_tanaka/dedicated-to-hiroshi-yamauchi

2- https://soundcloud.com/hip_tanaka/dedicated-to-hiroshi-yamauchi

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Qua 27 Maio 2015, 20:51
Hiroshi Yamauchi na infância:


______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Guitto
Moderador
Moderador
Mensagens : 28262
RetroPontos : 16303
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 32
Localização : Porto Alegre

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Sab 21 Out 2017, 20:20
up

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.




"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi
avatar
Monterazo
Semi-amador
Semi-amador
Mensagens : 357
RetroPontos : 666
Data de inscrição : 29/10/2017
Idade : 38

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Seg 06 Nov 2017, 23:11
Muito bom o tópico, gostei bastante. Recentemente eu li um livro sobre os bastidores da Nintendo desde de sua criação e até os consoles no final da década de 90, foi bem legal :-)
avatar
Galdius
Moderador
Moderador
Mensagens : 12431
RetroPontos : 6703
Data de inscrição : 15/09/2011
Idade : 26
Localização : São Paulo

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

em Ter 07 Nov 2017, 07:27
Sonymaster escreveu:Muito bom o tópico, gostei bastante. Recentemente eu li um livro sobre os bastidores da Nintendo desde de sua criação e até os consoles no final da década de 90, foi bem legal :-)

Você deveria ler Console Wars.
Vale muito a pena.
Conteúdo patrocinado

Re: A Historia da Nintendo a partir de seu lendário presidente: Hiroshi Yamauchi !

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum