RETRO GAMES BRASILConectar-se

Review Pokémon X e Y !!!

Compartilhe

descriptionReview Pokémon X e Y !!!

more_horiz

Finalmente saiu um novo Pokémon para os portáteis da Nintendo e ainda em 3D, mas todos já sabem disso então vou logo para o que interessa, sem fazer grandes introduções. Só para ficar claro, eu joguei a versão Y e tentei escrever com a menor quantidade possível de spoilers, mas fiquem avisados que pode ser que algum tenha escapado.

O começo do jogo é como todos os outros da série principal. Você é chamado por um professor e pode escolher um entre três pokémons para começar a sua aventura. Dentre os três, eu escolhi o "verde", o Chespin.

Eu fiz essa escolha, porque sabia que não muito depois eu poderia escolher um pokémon que eu realmente queria do tipo fogo. Depois de vencer o primeiro ginásio é dada a oportunidade de escolher um outro pokémon entre três, mas naquele momento é que a escolha foi boa, porque eu conhecia aqueles pokémons, afinal eram os starters da primeira geração.

Eu escolhi o Charmander, porque sempre gostei dele, mas mais ainda sempre gostei do Charizard. E como um dos grandes diferenciais entre a versão Y da X é a mega evolução do Charizard sendo ele do tipo Fire/Flying e vermelho (achei mais bonito do que a mega evolução da outra versão).

A partir do momento em que o jogo me ofereceu a possibilidade de escolher um dos iniciais da primeira geração, eu já comecei a gostar mais dele e, conforme fui jogando, foram aparecendo mais e mais pokémons da primeira geração. Adorei isso, porque eu os conhecia, uma coisa que eu não gosto é de ir vendo pokémons que não conheço, me sinto perdido e nunca sei se vale ou não a pena capturar. O resultado disso foi que o time que eu usei até o final do jogo foi composto praticamente inteiro de pokémons da primeira geração.

O jogo em si está bastante viciante, eu levei 24 horas e 55 minutos desde o começo até o final dos créditos. Achei um tempo muito bom para a campanha principal do jogo, mas todos sabem que jogo do Pokémon começa mesmo depois de vencer a Liga. Admito que, por enquanto, eu não sei como é o post-game do jogo, não sei aonde posso ir para ter mais lutas e quais são todos os lugares que possuem pokémons lendários/raros para se capturar. Mas, já deu para ter uma ideia muito boa do jogo.

O jogo segue o mesmo esquema dos anteriores: 8 ginásios, algumas dungeons no caminho e a Liga no final. O que me chamou bastante a atenção e de uma forma positiva foram as dungeons. Gostei bastante delas, porque ofereceram um desafio adequado ao longo do jogo todo. Dificilmente elas foram muito fáceis e nunca foram difíceis. O jogo ainda mostrou uma grande quantidade de cenários diferentes, algo bastante positivo, indo de florestas à cavernas de gelo.

Nelas, além das batalhas aleatórias, há várias lutas contra outros treinadores, sejam lutas 1x1 ou 2x1. Como a minha experiência com a série era praticamente só com os jogos de Gameboy e Gameboy Color, gostei bastante desses tipos de batalhas. Outros modelos de luta são a aérea, no qual você só pode usar pokémons que voam, e a em grupos, em que um pokémon do jogador enfrenta até 5 outros pokémons selvagens, mas com nível bem inferior. Ideias bastante interessantes e divertidas.

As batalhas são um dos poucos momentos do jogo em que o efeito 3D funciona, mas eu quase nunca o usei por dois motivos: 1) gasta mais rápido a bateria; 2) com o efeito ligado, o fps do jogo cai muito, na minha opinião. Durante o resto do jogo é bastante raro o efeito 3D estar habilitado, não que isso seja algo ruim, pra mim não fez diferença alguma. Mas, admito que algumas partes em que eu usei o 3D o efeito foi bonito, junto com os gráficos do jogo.

E falando nos gráficos, aqui possivelmente pode ter acontecido a maior evolução da série. Eu achei legal os gráficos em 3D, mas muitas vezes o zoom dado é muito grande, o que deixa bastante claro a qualidade da imagem. Os serrilhados são bastante aparentes, o que tirou um pouco da beleza do jogo pra mim. Outro ponto de interesse para quem lê pode ser o som. Este eu achei bom, afinal de contas eu não o desligava por me irritar. Considerei isso como algo bastante positivo. Mas, também não notei nenhuma música boa ou coisa do gênero, afinal não me preocupo muito com isso.

Em relação a história, eu admito que ela foi melhor do que eu esperava. O Team Flare (a equipe Rocket dessa versão) teve papel bastante importante na história do jogo e sequências bem legais.
Spoiler :
Teve até cutscenes ao longo do jogo ligadas a história

No geral, o jogo discutiu bastante o tema da amizade e amor entre amigos/pessoas e o cuidado com o planeta. Muito mimimi pra minha opinião, mas fazer o que. Outro ponto interessante da história é que em vários momentos você se reunia com um grupo de outros treinadores, não andando totalmente sozinho pelo jogo todo. Até mesmo um rival vai aparecendo conforme você joga, mas não tão carismático como o Gary da primeira geração.

Como um todo o jogo é bastante agradável de se jogar. As quase 25 horas de jogo que eu levei passaram absurdamente rápido, sendo que eu comprei o jogo no sábado e terminei na quarta de manhã. Mesmo para aqueles que assim como eu só jogaram a primeira ou as duas primeiras gerações da franquia, eu recomendo comprar uma das duas versões desta novas geração, porque realmente valeu a pena ter essa experiência de jogo. Em um ano com jogos como Grand Theft Auto V que é cheio de violência, com uma trilha sonora ótima e gráficos lindos, jogar algo como esse Pokémon foi muito bom (apesar de eu ter jogado jogos melhores nesse ano mesmo). Jogar Pokémon X ou Y é uma experiência praticamente obrigatória para qualquer um que tenha um 3DS.

Outros reviews meus:

Cavaleiros do Zodíaco: Batalha do Santuário (PS3):
http://www.retrogamesbrasil.com/t14644-ps3-os-cavaleiros-do-zodiaco-batalha-do-santuario

Earthbound (SNES):
http://www.retrogamesbrasil.com/t23881-terminei-earthbound

Mother 3 (GBA):
http://www.retrogamesbrasil.com/t25621-review-mother-3

descriptionRe: Review Pokémon X e Y !!!

more_horiz
Favor mudarem de local daqui um tempo assim mais pessoas podem ver, ler e comentar.

more_horiz
Muito bom Galdius! Parabéns

more_horiz
Hype meu tá grande pra esse jogo, infelizmente ainda vai demorar pra eu poder jogar... Ou não.
E ele pelo que vc disse é bem o resumo do que a Nintendo faz de melhor: Inovações agradáveis em conjunto com uma grande dose de nostalgia. Tem jeito de ser o Pokemon mais foda de todos. rimkuk

more_horiz
Bom Review!

______________________ Assinatura ______________________

Panela dos sulistas.

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

more_horiz
Bom review. Interessante você ter falado do som, eu zerei Pokémon Crystal e o FireRed, além de ter jogado alguns outros mas não ido até o final, e sempre foi com som desligado porque não gostava de ouvi-los.

Realmente to com muita vontade de jogar esse jogo, especialmente pelo fato de ter Pokémons da 1ª geração em abundância.

more_horiz
@VRebuli escreveu:
Bom review. Interessante você ter falado do som, eu zerei Pokémon Crystal e o FireRed, além de ter jogado alguns outros mas não ido até o final, e sempre foi com som desligado porque não gostava de ouvi-los.

Realmente to com muita vontade de jogar esse jogo, especialmente pelo fato de ter Pokémons da 1ª geração em abundância.

E ainda tem o Mewtwo e os três pássaros lendários da primeira geração.

O Mewtwo fica em uma caverna, mas os pássaros você tem que ficar andando pelo mapa para achar. Isso me desanimou, acho que não tenho saco para fazer isso.

more_horiz
@Galdius escreveu:
@VRebuli escreveu:

O Mewtwo fica em uma caverna, mas os pássaros você tem que ficar andando pelo mapa para achar. Isso me desanimou, acho que não tenho saco para fazer isso.

O Mewtwo eu sabia, não sabia dos pássaros. Deve ser no mesmo esquema que eram os cães no Crystal. Era uma merda pra capturar, se não conseguisse na primeira o zé ruela fugia pro outro canto do mapa.

more_horiz
@VRebuli escreveu:
@Galdius escreveu:
@VRebuli escreveu:

O Mewtwo eu sabia, não sabia dos pássaros. Deve ser no mesmo esquema que eram os cães no Crystal. Era uma merda pra capturar, se não conseguisse na primeira o zé ruela fugia pro outro canto do mapa.

É exatamente esse o esquema. Meio desanimador, mas amanhã acho que vou tentar o Mewtwo.

more_horiz
Realmente o framerate nas batalhas com o 3d ligado é horroroso.

more_horiz
@Galdius escreveu:
@VRebuli escreveu:
@Galdius escreveu:
@VRebuli escreveu:

É exatamente esse o esquema. Meio desanimador, mas amanhã acho que vou tentar o Mewtwo.

Nem é tão complicado assim não.. Negócio é ter pokemon que prenda ele, usa Mean Look logo no início e já era.
Bom de emulador é isso, vc salva logo que acha e pode tentar até conseguir. :tudobem:

more_horiz
bom review do galdos

PANELA HUE
PANELA DOS USUÁRIOS DE 2010
PANELA BOLACHA MASTER RACE
PANELA VEM METEORO
PANELA ITALIANOS FASCISTAS
PANELA VOLTA PANGEIA

more_horiz
Valeu peixe.

Acho que exagerei no tamanho do review, ninguém está comentando praticamente.

more_horiz
porra... o review ta foda..

vou comprar o meu agora

Minhas putas reversas:

Leinad, Bonatti, kaneda, burn, stonehead, furia, perikito, yon, punch, galdius, guitto, Henrico D. Santo, oblivion, ruffuswood, ricardo, vrebuli, chokko, jurianSutter, putz grilla, beckman, escher86, beto, paulo damme, soler, jhonny, marvox, dopefish, imperfect, Ianyan, zardo, bjdomagrO, Unclescrooge neto kosovo, chico, zephyrous, jail e voce

more_horiz
GOTY!

OUÇAM MINHA BANDA, DARK INQUISITION, NO SPOTIFY!
https://open.spotify.com/artist/11fYa3b3AGDG3IxyN1Qt58

http://www.superamibos.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios :

Playstation 4
PSN: GBonatti

Nintendo Switch
Friend Code: 1909-3655-7582x

Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti

WII U Black
Nintendo Network: GBonatti

Nintendo Wii