RETRO GAMES BRASILConectar-se

Lembrando os Open World em 2D com ação lateral

Compartilhe

descriptionLembrando os Open World em 2D com ação lateral

more_horiz
Open World em 3D é um gênero que tá muito em voga atualmente (GTA, RDR, Infamous, Saints Row, e vários outros), então aqui vamos lembrar títulos de Open World 2D, com ação lateral e com mapas abertos da época dos 8, 16, 32 bits.

Lembrando que estou comentando os open world de ação lateral e não os de visão aérea (como os diversos RPG da época)

Série Metroid

Talvez sendo a série que mais representa esse estilo de jogo. Somando a ação frenética de plataformas 2D com mapas enormes e ligados em si.

- Metroid (Nes)

- Metroid 2 Return of Samus (Game Boy)

- Super Metroid (SNes)

Série Castlevania

Série que usualmente na época apostava mais em games de plataforma separada por fases, mas tentou investir em Open World no segundo jogo da série do Nes. Como o game não agradou tanto, a partir do 3º game voltaram ao usual da série. Mas o Open World voltou no título de PS1/Saturn, Symphony of the Night, e com o sucesso, outros do mesmo estilo saíram pra portáteis.

- Castlevania 2 Simon's Quest (Nes)

- Castlevania Symphony of the Night (PS1/Saturn)

Série Monster World (Wonderboy)

Série que sabiamente resolveu incluir elementos de RPG a partir do segundo jogo (Wonderboy in Monster Land), e no 3º game juntou esses elementos, colocando tudo num Open World e daí encontrou sua formúla. Wonderboy III, Wonderboy in Monster World e Monster World IV são top de linha.

- Wonder Boy III Dragon's Trap (Master System)

*Game foi modificado na época e saiu por aqui como Turma da Mônica em o Resgate da Tec Toy.

- Wonder Boy in Monster World (Mega Drive/Master System)

*Game foi modificado na época e saiu por aqui como Mônica na Terra dos Monstros da Tec Toy.

- Monster World 4 (Mega Drive)

Série River City Ransom

Um open world beat'em up. Esse é praticamente o GTA do Nes. Você andava livremente por uma cidade, batendo nos inimigos que surgissem, e ainda poderia entrar em loja e comprar itens. Chegou a ter versões pra SNes e GB Advenced.

- River City Ransom

Série Adventure Island

Série que apostava mais na ação lateral frenética em 2D, mas teve dois títulos Open World (talvez se inspirando no "primo" Wonderboy): Adventure Island 4 pra Nes e Super Adventure Island 2 pra SNes.

- Adventure Island 4 (Nes)

- Super Adventure Island 2 (SNes)

Zelda II The Adventure of Link (Nes)

Série de action/RPG que surgiu com visão área que era o usual desse gênero, mas no 2º game resolveu investir na ação lateral. Não agradando assim, foi o único game desse estilo na série.

Quackshot (Mega Drive)

Pato Donald teve uma aventura à lá Indiana Jones onde tinha liberdade de ir e vir em várias locais pelo mundo.

Observação: Dessa lista 100% open world de ação lateral são os Metroids, Monster World, os Castlevanias, River City Ransom e o Adventure Island 4. Esses todos são de deslocamento lateral com todas suas as fases/mundos ligados um no outro diretamente. Zelda 2, Quackshot e Super Adventure Island 2 não são 100% de ação lateral, já que contém tem esses mapas de visão aérea (como RPGs) ligando as fases/mundos, mas inclui eles pelas fases deles serem bem abertos, com uma liberdade grande de movimentação dentro delas e com saída diretas pros mapas.

Lado B

- Flashback The Quest for Identity (SNes/Mega)
- Out of This World (PC, SNes e Mega)
- Prince of Persia (PC e vários outros sistemas)

Apesar de não serem propriamente "Open World", pelo fato de serem separado por fases que não se ligam diretamente em si, Flashback The Quest for Idendity, Out of This World e Prince of Persia valem ser citados por terem cada uma de suas fases bem abertas, com caminhos livres a percorrer pelos seus mapas.

Quem souber de mais títulos podem ir citando no tópico.  :-D

Última edição por Jail em Sex 20 Set 2013, 08:37, editado 9 vez(es)

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Lembrando os Open World em 2D com ação lateral

more_horiz
queria jogar esse zelda 2.. mas falam tao mal

Minhas putas reversas:

Leinad, Bonatti, kaneda, burn, stonehead, furia, perikito, yon, punch, galdius, guitto, Henrico D. Santo, oblivion, ruffuswood, ricardo, vrebuli, chokko, jurianSutter, putz grilla, beckman, escher86, beto, paulo damme, soler, jhonny, marvox, dopefish, imperfect, Ianyan, zardo, bjdomagrO, Unclescrooge neto kosovo, chico, zephyrous, jail e voce

more_horiz
bom tópico poarr

to tentando lembrar de algum na mesma linha

mas uma dúvida, Megaman seria open world? no X você pode voltar pras fases anteriores, que não são obrigatoriamente interligadas

PANELA HUE
PANELA DOS USUÁRIOS DE 2010
PANELA BOLACHA MASTER RACE
PANELA VEM METEORO
PANELA ITALIANOS FASCISTAS
PANELA VOLTA PANGEIA

more_horiz
É um estilo que eu sou bem noob ainda.. Sempre fiquei meio perdido jogando Metroid e sempre joguei só os Castlevanias clássicos. :tudobem:

Tô jogando Dust: An Elysian Tail que é nesse estilo e mais suave... Curtindo bastante. Depois dele devo tentar jogar de novo meu Super Metroid.

more_horiz
@Dopefish escreveu:
bom tópico poarr

to tentando lembrar de algum na mesma linha

mas uma dúvida, Megaman seria open world? no X você pode voltar pras fases anteriores, que não são obrigatoriamente interligadas
É o mesmo caso do SMB/SMW, por exemplo: você pode escolher pra onde ir ou a seqüência das fases que vai fazer, mas as fases em si não são "abertas". Não se dá pra andar livremente nelas, e não tem como sair delas diretamente pros mapas (a não ser que se morra ou termine as fases).

Mas pelo que vi a série Megaman Zero nos GBA é open world, mas não joguei muito esses games.

Última edição por Jail em Sex 20 Set 2013, 15:28, editado 1 vez(es)

more_horiz
Bom tópico. Eu não sabia que eles tinham tentando um Metrovania no Nes...

more_horiz
Eu nunca joguei os Metroids de NES, mas Super Metroid é épico demais!

Alohawell escreveu:

Único Zelda que eu nunca joguei, não me pareceu muito bom.

No mais, bom tópico.

more_horiz
@VRebuli escreveu:
Eu nunca joguei os Metroids de NES, mas Super Metroid é épico demais!

Alohawell escreveu:
Único Zelda que eu nunca joguei, não me pareceu muito bom.

No mais, bom tópico.

Ambos Zeldas do Nes são bem rústicos. esse é um pouco menos que o Zelda 1, só que não agradou muito porque mudou a visão do jogo. Mas a Nintendo nessa onda de remasterizações/remakes poderia fazer um desse. Eu iria gostar.

more_horiz
Belissimo tópico!

Panela dos sulistas.

"The people who speak about the “next generation” are people who don’t know games" - Hiroshi Yamauchi

more_horiz
Inclui esse outro game na lista que foi muito bem lembrado pelo user Blade Runner do fórum UOL:

Série River City Ransom

Um open world beat'em up. Esse é praticamente o GTA do Nes. Você andava livremente por uma cidade, batendo nos inimigos que surgissem, e ainda poderia entrar em loja e comprar itens. Chegou a ter versões pra SNes e GB Advenced.

- River City Ransom

(Aliás, joguinho maroto, quero comprar)

more_horiz

Esse jogo segue mais ou menos a mesma linha.
Passei mtas horas da minha vida jogando isso...

more_horiz
Bom tópico Jail!

Flashback entraria nessa categoria?

more_horiz
Flashback, não joguei com muita propriedade, mas diria que fases/mundos deles são Open World, mas o jogo em si não seria, justamente por ter essa separação por fases (ou mundo ou etapas).

Mas já inclui ele (mais Prince of Persia e Out of This World) na relação fazendo essa ressalva.

more_horiz

"Blaster Master" do NES (1988, SunSoft) tem fases bem grandes e que se ligam entre sí através de pontos de passagem, sendo que o jogo é não-linear e com forte teor de exploração.

É um jogo impressionante, ainda mais se você leva em consideração que é de 1988!
O chato é que os americanos acabaram com a história:

A sinopse de Metafight é sobre Kane Gardner, piloto de um tanque de guerra "Metal Attacker", que pousa no planeta Sophia o 3º para liderar um ataque contra o invasor, o imperador Goez.
Em Blaster Master (a versão americana de Metafight), o jogador controla Jason Frudnick, um adolescente que vai em uma caverna subterrânea após perseguir seu sapo de estimação, Fred, que se tornou gigante após uma exposição à radiação. Lá ele descobre um tanque de guerra com o nome SOPHIA, que em inglês significa "Subatomic Omni-directional Probative Hyper-responsive Indomitable Abdicator (3rd Design) Nora MA-01".  (fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaster_Master).

p.S: Só achei a ROm da versão em inglês... se alguém tiver a ROM do jogo original, poderia me dar a dica?

more_horiz
@Grau Hut escreveu:

p.S: Só achei a ROm da versão em inglês... se alguém tiver a ROM do jogo original, poderia me dar a dica?

Nome do jogo em Japonês: Chou-Wakusei Senki - MetaFight

Link para download:

http://www.emuparadise.me/Nintendo_Entertainment_System_ROMs/Chou-Wakusei_Senki_-_MetaFight_(Japan)/55101

more_horiz
Permissão deste fórum: