RETRO GAMES BRASILConectar-se

Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

Compartilhe

descriptionCentral ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz

Dados Informativos

Herói da Série: Master Higgins

Missão: Salvar Tina, sua namorada sequestrada (Tina já é sua esposa a partir do New Adventure Island )

Arma: Machados, bumerangues, lanças, pedras flamejantes, skates e dinossauros.

Ponto Fraco: A Gula. Tem que comer frutas o tempo todo, ou morre.

Arqui-Inimigos: Aliens, Bruxas, Insetos, animais selvagens, peixes e todos aqueles que ousam interromper sua boa vida na ilha, seqüestrando sua namorada.

Nome da série no Japão: Takahashi Meijin no Boken Jima

Origem: Adventure Island veio do arcade Wonder Boy da Sega. A Westone era a desenvolvedora da série e possuia os direitos dos games, enquanto a Sega possuía o direito da marca Wonder Boy. Como a Westone era uma companhia independente da Sega, essa criou uma situação única onde dava direito a outras companhias, como Hudson Soft e Jaleco, a publicar ports para outras plataforma não pertencentes à Sega, sobre a licença da Westone, fazendo com que os jogos mudassem os títulos e personagens referentes a Wonder Boy.

A primeira modificação de Wonderboy foi Adventure Island para o Nes pelas mãos da Hudson Soft, onde o personagem principal foi mudado para uma caricatura de um japonês expert em vídeo games chamado Takahashi Meijin (título do jogo no Japão é justamente: Takahashi-Meijin no Boken Jima). Adventure Island foi seguido por uma série de seqüências que eram produzidas pela Hudson, mas sem o envolvimento da Westone, só que a Hudson chegou a portar outros games da série Wonderboy para o PC Engine (Turbo Grafix japonês, o vg da Nec), com outros títulos e outros personagens, mas sem ligação com a série Adventure Island. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Wonder_Boy

Artworks:

















Jogos:

Adventure Island

Plataforma: Nes/Famicom
Ano: 1986-Japão 1988-EUA
* Disponivel também no Virtual Console

Comentário: Esse primeiro game continua sendo o mais difícil de toda série. Tem gráficos bem simplórios, mas bem coloridos que é um marca registrada da série. Já a parte sonora é muito boa já que conta com músicas memoráveis. A ação frenética se destaca, só que tem uma jogabilidade difícil (Master Higgins não anda, patina). O game envelheceu mas é um ótimo desafio hardcore.

Bônus: Uma mão na roda (pra quem joga o game no Nes) Dica de Vidas Infinitas - No fim da Fase 1-1, antes de chegar no G, fique na ponta do penhasco (antes do buraco) e pule pro alto para aparecer um ovo. Quebre-o e pegue a abelha (símbolo da Hudson Soft). Assim, quando der game over é só apertar pra cima + Select + A. Você vai recomeçar da fase que morreu e com vidas extras.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Adventure Island

Plataforma: MSX
Ano: 1986-Japão

Comentário: Não joguei essa versão. Mas pelo vídeo parece bem inferior a do Nes.

Imagem:



Vídeo:



Adventure Island II

Plataforma: Nes/Famicom
Ano: 1991-Japão/EUA

Comentário: Houve uma melhora considerável nessa 2ª aventura, mas que traz a mesma estrutura do jogo original. Tudo melhorou muito. Jogabilidade e gráficos superiores e a trilha ainda tem músicas que embalam bem a jogatina. O herói conta agora com dinossauros que lhe ajudam nessa nova aventura por diversas ilhas na busca de salvar sua namorada. Mapas, warp zones,fases de bônus, novos itens e tudo mais que um jogo desse estilo tem direito. Meu Top 1 da série.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Adventure Island

Plataforma: GameBoy
Ano: 1992-Japão/EUA

Comentário: Versão em preto e branco do Adventure Island II do Nes. O game é uma versão piorada, já que a jogabilidade tá meio travada e os gráficos mais estranhos que o game original. Mas ainda diverte.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Super Adventure Island

Plataforma: Super Nes/Super Famicom
Ano: 1992-Japão/EUA
*Disponível também no Virtual Console

Comentários: Os gráficos e a excelente trilha sonora (composta pelo famoso Yuzo Koshiro ) são os grandes destaques dessa versão, mas não traz os dinossauros, mapa e muito itens que surgiram no Adventure Island II do Nes, e é mais fácil e curto que os anteriores.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



New Adventure Island

Plataforma: Turbo Grafix 16/PC Engine
Ano: 1992-Japao/EUA
*Disponível também no Virtual Console e PSN

Comentário: Sequel do game do SNes, onde Master Higgins decide finalmente se casar com Tina, mas quando sai da Igreja, ela é sequestrada de novo. Esse game é praticamente um remake do original do Nes, mas com gráficos e sons bens legais, fazendo ele ser um game bem simpático. No desafio, não chega a ser tão difícil com o primeiro Adventure Island, nem tão longo como o Adventure Island II mas é mais difícil que o game do SNes. Bem divertido, é um dos melhores da série, com certeza.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Adventure Island III

Plataforma: Nes/Famicom
Ano: 1992-Japão/EUA

Comentário: O maior problema é que o jogo que não trouxe grandes novidades em relação ao Adventure Island II. Uma reciclagem que melhorou algumas coisas, mas piorou outras. Gráficos aprimorados nos personagens, mas que traz alguns cenários bem feios. Um novo dinossauro, a arma bumerangue e a possibilidade de abaixar é a novidade dessa versão. Quem não jogou o II pode ir jogar esse III direto, mas se já jogou talvez não se anime muito com esse aqui.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Adventure Island II

Plataforma: GameBoy
Ano: 1993-Japão/EUA

Comentário: Versão preto e branco do Adventure Island III do Nes, mas, ao contrário do game anterior, que foi uma versão pioradas do game do Nes, esse aqui melhorou já que tem saves e a possibilidade de andar mais livremente entre as fases.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Adventure Island IV

Plataforma: Famicom (Nes)
Ano: 1994-Japão

Comentário: Um dos mais diferente da série, já que seguiu o formato "Metroid" de mapa único (todas fases são ligadas uma na outra). Tudo acontece numa única ilha e a missão agora é salvar os dinossauros-amigos que foram seqüestrados. Saiu no fim da era Nes somente para o Famicom japonês.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Super Adventure Island II

Plataforma: Super Nes/Super Famicom
Ano: 1995-Japão/EUA
*Disponível também no Virtual Console

Comentário: Continuação direta do game do Turbo Grafix (New Adventure Island), já que depois do casamento, Master Higgings e Tina estão indo pra lua de mel, mas uma onda do mar, os separam e os fazem perder a memória. Higgins mesmo não lembrando da amada, vai atrás pra saber o que aconteceu (sim, esse aqui não rola sequestro da Tina). Junto com o Adventure Island 4 do Nes, também se difere dos demais. Traz gráficos e sons bem mais pobres se comparados com o primeiro jogo do SNes, mas é um jogo mais longo e complexo já que traz mapas e diversos caminhos a seguir. Quem se cansou do esquema da série pode se divertir mais com esse aqui.

Coverbox:



Imagem:



Vídeos:



Hudson Selection Volume 4 - Adventure Island

Plataforma: Playstation 2 e GameCube
Ano: 2003-Japão

Comentário: A Hudson fez uma série de remakes de seus jogos clássicos no PS2/GC, incluindo Adventure Island. O game segue bem o original, mas traz gráficos atualizados (mesmo que bem estranhos) e o melhor de tudo: save state. Jogabilidade ótima, e um bom desafio hardcore pra quem curte. Além de trazer modos extras pra você testar suas habilidades no game. Pena que só saiu no Japão então ficou meio raro, mas é um dos melhores da série.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



DreamMix TV World Fighter

Plataforma: Playstation 2 e GameCube
Ano: 2003-Japão

Comentário: Esse não é necessariamente m game da série, mas um jogo de luta-party do estilo Smash Bros. Konami, Hudson e Takara uniram seus personagens famosos (como Simon Belmont, Twin Bee, Solid Snake, Bomberman, Optimus Prime, Megatron) pra fazer um game similar ao da Nintendo pra GameCube e Playstation 2. Master Higgins que é da Hudson acabou entrando no rol de lutadores do games. Infelizmente, saiu só no Japão.

Coverbox:



Imagem:



Vídeo:



Famicom Mini Series - Adventure Island

Plataforma:  GameBoy Advanced
Ano: 2004-Japão

Comentário: Port da 1ª versão do Nes para o console portátil, e como aconteceu com os outros jogos dessa série Famicom Mini Series, que mais uma vez ficou restrito ao mercado japonês.

Coverbox:



Adventure Island The Beginning

Plataforma: Wiiware
Ano: 2009-Japão/EUA

Comentário: Não é um remake mas um revival da série disponível no sistema de downloads do Wii. Jogabilidade ruim e gráficos estranhos. Poucas fases e poucas músicas. O mais fraco da série.

Cover:



Imagem:



Vídeo:



Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Adventure_Island_(video_game)

Meu Top da Série:

01) Adventure Island II Nes
02) New Adventure Island Turbo Grafix
03) Hudson Selection Volume 4 - Adventure Island PS2/GC
04) Adventure Island IV Nes
05) Adventure Island II Game Boy
06) Super Adventure Island II Snes
07) Super Adventure Island Snes
08) Adventure Island III Nes
09) Adventure Island Nes
10) Adventure Island Game Boy  
11) DreamMix TV - World Fighter PS2/GC
12) Adventure Island The Beginning Wii


Considerações Finais:

Esse Raio-X foi minha singela homenagem a essa série. Um exemplo de jogo simples no conceito, mas que se torna grande na execução.

Última edição por Jail em Sex 04 Ago 2017, 14:11, editado 8 vez(es)

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Nota do Editor: Quem abriu o outro tópico aqui foi o Uncle, então não daria pra eu atualizar por ele. Abri esse outro tópico pra fazer a atulização já que agora joguei todos games da série (menos o do MSX).

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Otimo topico Sorriso

Eu curti muito o Super Adventure Island 2 de Snes, o game tem elementos RPG, você Usa uma arma certa para cada boss, e conforme vai fazendo upgrade no decorrer da particas , da para voltar nos mapas, para pegar passagens, que no inicio é impossivel.

Cara, tu não acharia interessante colocar o Wonder Boy de Arcade e Sms ai?

acredito que mesmo que a sega tinha direitos sobre o nome do game, o jogo não deixou de ser o mesmo, fora que é o comeso de tudo , ou seja o verdadeiro jogo original.

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
@Zanholo escreveu:
Otimo topico Sorriso

Eu curti muito o Super Adventure Island 2 de Snes, o game tem elementos RPG, você Usa uma arma certa para cada boss, e conforme vai fazendo upgrade no decorrer da particas , da para voltar nos mapas, para pegar passagens, que no inicio é impossivel.

Cara, tu não acharia interessante colocar o Wonder Boy de Arcade e Sms ai?

acredito que mesmo que a sega tinha direitos sobre o nome do game, o jogo não deixou de ser o mesmo, fora que é o comeso de tudo , ou seja o verdadeiro jogo original.


É a estória que eu conheço também, a Westone usou o mesmo jogo para o Nes, mas a Sega, que tinha os direitos sobre o nome e os personagens barrou o uso disso no outro console, então se juntaram com a Hudson para criar o Adventure Island. A Westone também foi a desenvolvedora dos outros Wonderboy da Sega, cuidou bem das duas franquias.

Pra mim o Master Higgins é só uma cruza sinistra do Mario com o Tom-Tom (personagem do primeiro Wonderboy), joguei pouco as séries da Nintendo, e quando vi o AI pela primeira vez achei que fosse uma espécie de hack do Wonderboy (na época não conhecia a estória).

Teu post está excelente, parabéns!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Tem Wonderboy do Master System no VC do Wii. Ele tá na lista pra futuras compras. Quando jogar comento ele aí.

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
tem esse jogo na PSN, to baixando aqui !

jogava muito wonder boy do master !

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Fechei o do PS2 ontem.

Mas ainda tenho que rejogar algumas fases, porque tem contagem de porcetagem de frutas que você pega nas fases, se passar de 90%, você ganha um selo da abelha (símbolo da Hudson). Falta uma fase do Mundo 5 e 3 do mundo 6 pra ganhar esse selo.

E tem um modo extra onde você vai jogando as fases e quando morrer, o game te dá quando metros você andou e em quanto tempo (meio maratona mesmo). Só fix do mundo 1 por enquanto, quero fazer dos outros mundos.

E ele tem uns extras legais. Pode se jogar com as músicas da versão Nes, e tem vídeos dos comerciais das do 1, 2 3 e New, nos extras.

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
@Velberan escreveu:
Pra mim o Master Higgins é só uma cruza sinistra do Mario com o Tom-Tom (personagem do primeiro Wonderboy)


No primeiro game, naturalmente tinha essa semelhança visual com o do Wonderboy, mas nos demais games essa semelhança nem existe mais (até porque o próprio Wonderboy mudou muito nas sequels do game dele). Mas só no visu do 1º game mesmo que tinham alguma semelhança já que o Master Higgins carrega esse tom selvagem com cara raivosa e o Wonderboy teve esse tom angelical.

Já Mario, só o boné mesmo. O curioso é que o chapéu do Master Higgins é branco no game, mas nas capas é que é vermelho que nem o do Mario. Só nos games do SNes é que ele tem boné vermelho, mas nos outros é tudo branco.

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Li o texto no wikipédia sobre a série Wonderboy, traduzi e coloquei no post inicial, sobre a origem da série Adventure Island. Acho que agora a situação ficou mais clara.

A Westone liberava a Hudson a fazer ports dos seus games pra outras plataformas que não eram da Sega. Assim, a Hudson só mudava os nomes e personagens nesses ports, já que os direitos marca Wonder Boy eram da Sega. Daí surgiu o Adventure Island. Mas a série continuou sem o envolvimento da Westone.

Aqui a relação dos games da série Wonder Boy que foram portados:

Wonder Boy - Adventure Island/Takahashi-Meijin no Bōken Jima (Nes/MSX)
Wonder Boy Monster Land - Bikkuriman World (PC Engine)
Wonder Boy Monster Land - Saiyūki World (Nes)
Wonder Boy III The Dragon's Trap - Dragon's Course/Adventure Island (PC Engine/Turbo Grafix)
Wonder Boy in Monster World - The Dynastic Hero/Chō Eiyū Densetsu Dynastic Hero (PC Engine/Turbo Grafix)

*Curioso que o Wonder Boy III saiu portado pela Hudson como Dragon's Course nos EUA, mas como Adventure Island no Japão, sendo que o port que ela fez do 1ª Wonder Boy era Adventure Island nos EUA.

**Desses ports, o único que não saiu pela Hudson foi Saiyuki World (port do Monster Land) para o Famicom (mas a Hudson portou o game pra PC Engine com outro nome). Ele foi desenvolvido pela NMK e distribuido pela Jaleco. Esse game ganhou uma continuação própria, sem ligação com a série Wonder Boy: Saiyuki World 2, que saiu no Nes americano como Whop'Em.



***E isso sem falar dos games da Turma da Mônica para Master System que também eram modificações dos games da série Wonder Boy/Monster World.

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Gráficos da série Wonder Boy/Monster World e suas mutações:


______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Comprei o The Beginning no Wii mas nem toquei nele ainda. Queria jogar os clássicos primeiro.

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Recomendo que comece pelo New Adventure Island do Turbo Grafix (tem no VC do Wii e na PSN também) ou até esse remake pro PS2/GameCube. Ambos seguem o original de Nes fielmente, mas são bem mais agradáveis de jogar.

Se curtir pode ir logo atrás do game de SNes ou o II do Nes (se não tiver problemas com jogos de 8 bits).

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
@Jail escreveu:
Recomendo que comece pelo New Adventure Island do Turbo Grafix (tem no VC do Wii e na PSN também) ou até esse remake pro PS2/GameCube. Ambos seguem o original de Nes fielmente, mas são bem mais agradáveis de jogar.

Se curtir pode ir logo atrás do game de SNes ou o II do Nes (se não tiver problemas com jogos de 8 bits).


Muito pelo contrário, eu até prefiro 8-bits hehehe

Eu vou seguir o seu conselho e começar pela versão do Turbo Grafx no Wii mesmo e depois procuro os outros.

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Meu tópico lá no UOL foi incluído no índice do site:



Legal. 8)

______________________ Assinatura ______________________

Believe it or not, I'm pretty busy!

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
curioso é uma serie que nunca joguei...
é daqueles tipos jogos que eu passava longe por causa da pessima arte da caixinha...

descriptionRe: Central ADVENTURE ISLAND (Hudson Soft)

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum