RETRO GAMES BRASILConectar-se

Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

Compartilhe

descriptionMinha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
A seguir postarei um exemplo comparativo drastico e impactante, tao impactante que fara com que alguns usuarios possam chegar a ficar indignados e ate revoltados.
*Por isso, nao me responsabilizarei pelos possiveis transtornos causados pela leitura do texto a seguir.*
Porem, se lerem com calma, entenderao o que quero expressar com esse texto, que sera uma forma diferente de demonstrar o que eu sinto atualmente quando vejo a comparacao entre mortal kombat de mega drive contra mortal kombat de snes

Farei colorido para ficar mais bonito, hohoho.


A guerra entre Mortal Kombat foi algo que ocorreu ha 20 anos atras, naquela epoca quase nenhum de nos usuarios do forum, tinhamos mais de 15 anos, muitos seriam realmente criancas.
Se fossemos levar o exemplo daquela epoca, e transportar para a geracao atual, seria representada basicamente por aquelas crianças que começam a deixar de jogar Pokemon, e consideram CoD a coisa mais incrivel criada na historia dos videogames

Entao ao invez de relembrar uma polemica de 20 anos atras, baseado muito no saudosismo, criarei um exemplo em parte ficticio, usando como comparacao a guerra X360 vs PS3, que é algo que esta mais ao nosso alcance hoje em dia, e mais facil de compreender.


Nesse exemplo em parte ficticio (deixo em claro outra vez), usarei o jogo Bayonetta para representar minha ideia do que quero expressar.

Bayonetta na versao PS3 é:
-Graficamente muito inferior a versao X360
-Possui tanto blur que vc se sente como um idoso de 100 anos com cataratas.
-20 fps quando da sorte
-Tearing ate nao poder mais
-Basicamente na maior parte do tempo se joga em camera lenta.
-E loadings absurdos
(esse pode representar a parte sonora do mortal kombat)
E agora, deixando em claro novamente que é um exemplo ficticio
-Para que vc pudesse jogar Bayonetta de forma decente, vc é obrigado a comprar um PS Move (leia a trivia ao fim para entender)

Porem, a versao de PS3 de Bayonetta possui um detalhe:
+ Ao introduzir certo codigo, vc tera acesso a Bayonetta de calcinha, um quesito que a versao de X360 nao possui.


Agora imagina esse jogo, e imagine dentro de 20 anos, voces entrarem num forum pela internet, e verem que pessoal começa a dizer que a versao de PS3 de Bayonetta é superior a de X360 por causa da calcinha?

É dessa forma que eu me sinto

A versao de Snes de MK1 era decepcionante pela falta de sangue, de gore, porem a versao de Mega de MK1 a introducao desses quesitos eram incrivelmente bizarras.
A versao de Mega de MK1 era feita nas coxas, e nao era culpa do hardware, pq MK2, UMK3 comprovaram que o Mega tinha hardware suficiente para rodar esse tipo de jogo, e nao é pq a versao de Mega tinha sangue, que era mais irreal do que martelar um sache de catchup, que fazia o jogo ser superior ao de Snes.
A adaptacao de MK1 para Mega foi uma producao podre, feita de qualquer jeito.



Eu joguei tanto a versao de Snes quanto a de Mega na epoca que saiu, a versao de Snes comprei na semana do lancamento, justo tinha viajado pro paraguay e acabava de chegar o jogo nas lojas, pensei que era uma brincadeira, um jogo alterado, pq nunca tinha ouvido falar ate entao que ia sair MK para o Snes. Comprei, era mesmo MK mas pensei que era feito por hackers, por nao possuir sangue, e era broxante isso...
Mas aluguei depois a versao de mega, e doia os olhos aquilo. Tinha sangue, mas era tao mal executado que seria preferivel nao ter sangue para nao passar tanta vergonha.


Sobre gameplay

Eu entendo a opiniao de muitos que preferem o gameplay da versao de mega drive, do que a versao de Snes, e consideram mais amigavel, mais ate dinamica.
So que ha um detalhe em levar em consideracao, os personagens da versao de Mega eram menores, portanto o campo do cenario era mais amplio, deixando o gameplay com uma certa liberdade maior.
Mas nesse quesito nao se pode dizer que a versao de Mega era mais fiel com os fliperamas, e consequente melhor, comparada com o de Snes, pq a versao original de arcade de Mortal Kombat os personagens eram imensos! E consequentemente as lutas eram mais corpo a corpo do que ocorria na versao de Mega.





Conclusao
Eu sempre considerei a versao de Snes de MK1 decepcionante pela falta de sangue e gore, no comeco ate pensava que era uma versao adulterada, depois soube que nao, era assim mesmo.
Mas sempre dei preferencia a versao de Snes pelo quesito geral do jogo, que era mais proximo ao arcade.
A versao de mega tinha sangue e gore, mas implementada de forma grotesca, vejam videos no youtube e entenderao o que quero dizer. Que para mim, ter gore daquele nivel ou nao ter, preferia ficar com a versao que nao tinha para pelo menos nao passar vergonha.

Como sempre digo, é minha opiniao pessoal e o exemplo que dei no inicio foi uma maneira que usei para expressar o que sinto e o que vejo atualmente nesses debates comparativos de jogos de mais de 15 anos.



Para concluir...

Trivia
O exemplo que usei do PS Move, para quem nao entendeu, explicarei...
O controle original de mega drive era de 3 botoes, o controle de 6 botoes recem foi lancado junto com o SF2, que saiu na mesma epoca que Mortal Kombat.
A questao é que jogar com controle de 3 botoes Mortal Kombat era uma experiencia terrorifica.
Vc alternava a combinacao de botoes apertando o start.
A questao é, pego exemplo do Scorpion, para soltar o harpao é *tras-tras-Soco fraco*
A questao que para finalizar com um gancho (o golpe mais basico do jogo) era necessario apertar rapidamente o botao start para que o botao A passasse de ser *soco fraco* e virasse *soco forte*
Vcs conseguem imaginar o que era isso???
Entao basicamente, se vc queria jogar MK1 de forma minimamente decente no Mega Drive, vc era obrigado a comprar o novo controle que recem foi lancado no mercado.
Obviamente que depois, la por 1995, todos os mega drives vinham com controle de 6, mas na epoca que foi lancado o MK1, esse era um "perisferico" que acabava de ser lancado a parte.


Segunda conclusao
Achei legal o topico colorido, fiz isso para deixar mais alegre e para se destacar mais, hohoho.
Nao reclamem.

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
Marcando pra ler!


Mas já digo que prefiro a versão do Mega. :drunk:

______________________ Assinatura ______________________

MANELA DOS PACONHEIROS
PANELA DOS AVATARES FUMANTES
PANELA DOS BOLACHA MASTER RACE
PANELA ITALIANOS FASCISTAS
PANELA CUECA BOXER
PANELA DOS USUÁRIOS 2010
PANELA THE LAST OF US FORUM EDITION


Santo André - Paulistarum Terra Mater

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
Que a versão SNES é superior em gráficos e sons, isso não se discute. Mas para por aí. A versão SNES é mais lenta, os golpes saem com mais dificuldade e o jogo como um todo é extremamente truncado.

Não concordo quando você fala sobre a jogabilidade no controle de 3 botões do Mega. Ou você não jogou, ou está confundindo com SF2, porque no controle de 3 botões o soco alto foi retirado e o start bloqueia. Na prática, não afetou muita coisa, porque o gancho e todos os golpes que usavam o soco alto saem com o baixo.

Enfim, acho que você se deixou levar demais pelos gráficos.

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
sudit

MK1 do mega nao tem nada disso que voce falou de apertar start pra trocar botoes. isso era com sf2sce.

alem disso, mesmo com o cenario supostamente maior, a velocidade e comandos no mega estao superiores ao snes e mais perto do arcade do que o snes.

seu texto meio que puxou tudo para o lado do sangue, o que achei injusto.

mesmo preferindo a do mega, eu jogava a do snes pelo lado visual e sonoro tambem. infelizmente ambas as versoes ficaram mto aquem do que poderia ter sido feito.

______________________ Assinatura ______________________

Intel Core i7-7700K Kaby Lake 4.2GHz (4.5GHz Max Turbo) Cache 8MB
GTX 1080 G1 GAMING 8GB GDDR5X 256BIT
Crucial Ballistix Sport 2x8GB DDR4 2666 Mhz
MSI B250 PCI MATE
SSD Kingston A400 240GB + HDD WD Blue WD10EZEX 1TB
WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm
Cooler Master RS-850-SPM2 Silent Pro M2 850W

LIVE: NetoKosovo
PSN: my.playstation.com/netokosovo
STEAM: http://steamcommunity.com/id/netokosovo

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
Outro problema sério dessa versão SNES: a proporção da tela. Os lutadores são grandes, mas tem muito pouco espaço para andar horizontalmente, dando a impressão que você está lutando numa gaiola. Coloquei as 3 versões aqui e repare como a versão arcade tem a tela bem mais larga (a versão Mega é "ajudada" pelos lutadores menores).

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
A versão Mega era bem fraquinha.
Ok a jogabilidade era boa e permitia alguns combos do arcade.
Mas o "clima" do jogo não estava lá, as músicas, alguns efeitos sonoros, as músicas eram alegrinhas demais.
No snes tinha a velocidade de Street Fighter II, bem inferior ao arcade e mega, mas pelo menos era bem mais mortal kombat, pelo clima, as músicas, do que a versão alegrinha e sanguinolenta do Mega.
Eu sou muito mais a versão Snes do que a Mega, o arcade humilhava as duas.

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
Eu sempre preferi a versão SNES pq os os personagens da versao de Mega eram menores, e isso me incomodava e o som é sofrível no Mega.

Adorei a comparação do sangue com a calcinha

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
Versão de Mega Wins, diversão e deafio garantido
Versão de Snes Loser, diversão e desafio tenso para os player human e divertido para CPU que ja tinha todos os golpes programados :tudobem:

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
Só joguei a do Mega, curtia bastante.

______________________ Assinatura ______________________

PANELA HUE
PANELA DOS USUÁRIOS DE 2010
PANELA BOLACHA MASTER RACE
PANELA VEM METEORO
PANELA ITALIANOS FASCISTAS
PANELA VOLTA PANGEIA

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
@Dopefish escreveu:
Só joguei a do Mega, curtia bastante.


2

e reitero que quando eu era moleque não tava nem ai pra qual versão era melhor, jogava alucinadamente como se o mundo fosse acabar no outro dia

depois que agente fica adulta vem a onda de discutir gráficos e tal, no mais jogabilidade >>> gráficos

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
kkkkk olha só que eu fiz na versão de Snes


:roleiDrir: :roleiDrir: :roleiDrir: :roleiDrir: :roleiDrir:

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
A minha opinião é a seguinte: MK é uma franquia bem fraquinha de luta, mas como na época violência era novidade e o game era minimamente descente pros padrões da época todo mundo colocava no patamar de SF2 (eu incluso), hoje eu não consigo ver graça e roubando a sua comparação, Esse game só tinha graça porque eramos moleques que jogava Sonic e Mario e de repente aparece um game que podia arrancar a cabeça do adversário e nós achavamos "a coisa mais incrível criada na historia dos videogames".

Bem, sobre o Genesis X Snes, joguei mais o de Genesis logo é a que eu tenho mais predileção, embora ache que hoje as três versões (Genesis, Snes e Arcade) ruins.

PS: Claro que isso eu não cito a importância da serie, afinal graças a MK, Doom e Wolfenstein começou o debate sobre violência nos games.

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
@Melhor nick da historia!! escreveu:
A minha opinião é a seguinte: MK é uma franquia bem fraquinha de luta, mas como na época violência era novidade e o game era minimamente descente pros padrões da época todo mundo colocava no patamar de SF2 (eu incluso), hoje eu não consigo ver graça e roubando a sua comparação, Esse game só tinha graça porque eramos moleques que jogava Sonic e Mario e de repente aparece um game que podia arrancar a cabeça do adversário e nós achavamos "a coisa mais incrível criada na historia dos videogames".



só leio verdades

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
MK eu curto pela história, apesar dela ter virado uma bagunça na ultima década.

E quanto a comparação, joguei pouco a versão do SNES, mas a do mega era distante da do arcade... sorry, não posso contribuir muito com a discussão rsrs

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
@Nanaki escreveu:
@Melhor nick da historia!! escreveu:
A minha opinião é a seguinte: MK é uma franquia bem fraquinha de luta, mas como na época violência era novidade e o game era minimamente descente pros padrões da época todo mundo colocava no patamar de SF2 (eu incluso), hoje eu não consigo ver graça e roubando a sua comparação, Esse game só tinha graça porque eramos moleques que jogava Sonic e Mario e de repente aparece um game que podia arrancar a cabeça do adversário e nós achavamos "a coisa mais incrível criada na historia dos videogames".



só leio verdades

descriptionRe: Minha opiniao polemica sobre Mortal Kombat 1 (Mega Drive VS Snes)

more_horiz
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum