PORTAL DE NOTICIAS E GAMES RETRO


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

RETRO GAMES BRASIL » RETROGAMES BRASIL » NEWGEN » Alone in the Dark (2008)

Alone in the Dark (2008)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Alone in the Dark (2008) em Seg 01 Out 2012, 15:59

Jail

avatar
Moderador
Moderador
Alone in the Dark Inferno (PS3)/Alone in the Dark (Wii)


Série famosa por ter iniciado o gênero survival horror, mas que acabou perdendo espaço pra outras de maior sucesso como Resident Evil e Silent Hill. Em 2008, saiu esse que é o 5º game da série para todos consoles (PS3, 360, Wii, PS2) e PC. Estou analisando aqui as versões do PS3 e Wii, lembrando que a versão do Wii é similar a do PS2 e a do PS3 é similar a do PC e 360, só que ela veio depois de todas, então tem alguns acréscimos em relação a outras versões HD, por isso se chama Alone in the Dark Inferno.


PS3


Wii

Devo assumir que não conheço muito essa série, esse é o primeiro game dela que jogo. Se algum dia Alone in the Dark foi survival horror, esse último game não demonstra muito isso. Ele tem uma narração bem cinematográfica, inclusive quando você carrega seu saves, aparecem cenas dos últimos eventos do game durante o load, com um narrador dizendo: "Previously on Alone in the Dark" (PS3) coisa que normalmente é usado em séries de TV. Sem falar que o game não traz tanto enigmas para serem desvendados, tudo rola na correria mesmo. Isso faz com o que o game não pareça tanto seus "primos" Resident Evil/Silent Hill e sim com um “concunhado” distante chamado Uncharted. E sem nem apelar muito pro terror, está mais para um filme de catástrofe, já que em uma parte considerável do game você se encontra em plena Nova York sendo destruída por uma entidade diabólica. Inclusive, o melhor momento do game é quando você dirige um carro pelas ruas durante a destruição de NY. Bem frenético mesmo, mas à lá Uncharted mesmo, não RE ou SH.


PS3


Wii

Sobre a história nem tenho muito que dizer, já que não entendi ou não prestei muita atenção. Como um rola em filmes catástrofe, história acaba não tendo muito relevância e sim a correria dos personagens e a destruição dos cenários. Só sei que você é Edward Carnby, que acorda numa sala num prédio, onde alguns bandidos estão para executá-lo. Você não sabe muito quem é você, o que você está fazendo ali ou porque aquele pessoal quer te matar, mas isso não tem importância já que uma entidade diabólica começa a atacar o prédio onde você está, destruindo geral e matando todo mundo que está lá dentro, inclusive o cara que ia te matar, assim você consegue fugir. Primeiro, uma fuga pelo prédio, e logo depois pelas ruas de NY. E no meio do caminho você conhece Sarah Flores, uma moça que você encontra no prédio, e que vai te acompanhar em alguns momentos da jornada. Curioso é que ela tem cabelo branco e longos na versão Wii, mas na do PS3 ela é morena e tem cabelo bem curto. Até me pergunto se seriam a mesma mulher em ambas as versões até porque na do Wii ela faz o gênero “bitch”, e no PS3, a mocinha que precisa de ajuda. Weird.


Duas skins diferentes para Sarah Flores


PS3


Wii

Apesar de ter a mesma história básica, nas narrativas as versões trazem algumas diferenças básicas. Por exemplo, nas cutscenes, a do Wii usa CGs, já a do PS3 usa gráficos do jogo mesmo. Na do Wii, não podendo ter muito personagens ou situações, algumas partes foram alteradas como na da garagem, aonde você vai andando e enfrentando "zumbis" pelo caminho (na verdade, são pessoas possuídas por uma entidade, mas vou falar zumbi assim mesmo) pra depois pegar o carro e fugir de lá. Na do PS3, o trajeto é feito quase todo dentro do carro. Mas tem uma parte exclusiva do Wii bem legal, onde se foge dentro de uma ambulância, e tem que se atirar em criaturas voadoras que o seguem. Usa-se aqui o pointer do Wiimote (parte on rails, mas legal). Já no PS3 essa parte não existe, e foi substituída por outra onde o cara foge das criaturas voadoras dirigindo seu carro na Central Park, mas sem tiro, só fuga mesmo.


PS3


Wii

O grande pesar em relação ao game são seus gráficos, paupérrimos em ambas as versões. Como tem uma narrativa cinematográfica, isso pesa muito, demais mesmo, já que games assim PRECISAM de gráficos TOP. No PS3, apesar da boa definição, faltam detalhes em tudo pra ter aquele algo mais (o game está a milhas de distância da série Uncharted até do Uncharted 1, que saiu na mesma época – um ano antes até). A do Wii é muito borrada, parece que tem fumaça no game todo. Mas nem é de se estranhar já que as thirdies ou não sabiam ou não queriam saber de fazer games bonito no Wii, e se até nas versões HD, não fizeram um trabalho muito bom, não dá pra esperar grandes gráficos na versão Wii mesmo. Mas a trilha sonora de ambos os games são bem boas, compensando a falha gráfica, resolveram investir melhor na trilha sonora.


PS3


Wii

A jogabilidade traz alguns problemas na versão PS3 e muitos na versão Wii. No PS3, o maior problema é a batalha com armas brancas, já que você tem que apertar o L1 pra ficar na ativa e pra manejar a arma se usa o análogico direito. Isso foi feito pra você decidir a direção da arma (direta/esquerda ou baixo/cima), que não deixa de ser interessante, mas na prática só atrapalha. Usar analógico pra guiar armas brancas, foi meio fail (Mas ok, dá pra se acostumar). No Wii apesar dessa batalha com armas brancas ser melhor (já que o uso do Wiimote facilita esse movimento de esquerda/direita e baixo/cima), no resto, só recomendo o jogo pra quem tem MUITA habilidade com o Wiimote. Se esse não é o seu caso, passe longe. A produtora resolveu usar o Wiimote pra tudo até pra coisas que não tem a mínima importância, como por exemplo, virar o wiimote/nunchuck pro lado pra se abrir o inventário. Como o inventário fica por dentro da roupa do personagem (ele tem um tipo de cinto de utilidades como o do Batman, onde guarda tudo), isso era pra dar a sensação de se abrir a jaqueta dele. Lindinho na teoria, mas na prática, na correria do game, isso fica muito ruim. Mas o pior é mesmo guiar o carro usando o Wiimote como direcional pra virar pra esquerda ou direita. Tarefa ninja, até para quem tem habilidade com o controle.


PS3


Wii

No fim, claro que a versão HD é bem melhor, mesmo ela não sendo 100%, e tendo vários problemas, mas a do Wii parece ser um resumo da versão HD, com inimigos e partes que foram retiradas, gráficos bem fracos e jogabilidade que só "ninjas do wiimote" podem se dá bem (e olhe lá!). Mas mesmo assim quem curte survival horror, o game está longe de agradar em qualquer versão, mas se curte filmes catástrofe, à lá Independence Day ou Guerra dos Mundos, onde tem muita correria e destruição de cidades, pode dar uma tentada no game. Pode agradar.



Última edição por Jail em Sab 22 Abr 2017, 12:38, editado 1 vez(es)


________________________________________
Arquivo Jailcante
PSN/NN ID: JailRocha

http://arquivojail.wordpress.com/

2 Re: Alone in the Dark (2008) em Seg 01 Out 2012, 19:52

Bonatti

avatar
Moderador
Moderador
Esse jogo foi uma das maiores decepções da geração para mim.... prometia tanto, mas no final achei uma merda completa.

Mas ótimo o seu review com comparações velho. Sorriso


________________________________________
PANELA DOS AVATARES FUMANTES

http://www.drinknplay.com/

Consoles, Perfis, Gametags e Acessórios:
Sony LED 40EX705

Playstation 4
PSN: GBonatti


Xbox 360 Slim HD 250GB
Gametag: GBonatti


Playstation 3 Super Slim HD 250GB
PSN: GBonatti


WII U Black
Nintendo Network: GBonatti


Nintendo Wii

Nintendo 3DS Cosmo Black
Bonatti
Friend Code: 5112 - 3827 - 0556


PC:
INTEL I7 4790 3.60GHZ 4ª GERAÇÃO
16GB DDR3
SSHD 1TB
GTX 970
Steam: B0NATTI
Origin: GBonatti


Super Nintendo - Mega Drive - Sega CD - Game Boy Color


Twitter: G_Bonatti

RAPTR:
Spoiler:
http://www.facebook.com/profile.php?id=1274665507

3 Re: Alone in the Dark (2008) em Qua 03 Out 2012, 10:52

Jail

avatar
Moderador
Moderador
Valeu, Bonatti.

Não achei ele uma merda completa, mas também não anima muito. Continuo jogando ambos até zerar. O do PS3 tô mais na frente, quase no final.


________________________________________
Arquivo Jailcante
PSN/NN ID: JailRocha

http://arquivojail.wordpress.com/

4 Re: Alone in the Dark (2008) em Ter 09 Out 2012, 13:17

Usopp

avatar
Moderador
Moderador
Eu ainda to aguardando o momento certo pra jogar isso. Eu ainda quero terminar o The New Nightmare com a Aline Cedrac.

No mais, excelente review mesmo, pena que o jogo é tão bugado e nunca corrigiram isso. Nessas horas que um "Gold Edition" cairia bem.

http://nostallgiabrasil.blogspot.com/

5 Re: Alone in the Dark (2008) em Qui 29 Nov 2012, 22:56

Jail

avatar
Moderador
Moderador
Fechei o do PS3 aqui. Tem dois finais mas ambos rola basicamente a mesma coisa (só que com personagens diferentes). E a fase final é até boa já que surge uns enigmas bons pra resolver. Pena que os enigmas se consentrem só nessa fase final mesmo, e não no game como o todo.

O do Wii parei numa faase que se tem que fugir com o carro e como o controle do carro é uma bosta completa, não sei quando vou tentar de novo.


________________________________________
Arquivo Jailcante
PSN/NN ID: JailRocha

http://arquivojail.wordpress.com/

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum